O mistério das mensagens desaparecidas

Aqui você encontra anúncios relacionados ao fórum, como avisos de falhas, novidades e outras mensagens dos moderadores aos usuários.

O mistério das mensagens desaparecidas

Mensagempor Luca em 27 Jan 2008, 16:24

Pessoal,

Vocês devem ter notado que algumas mensagens postadas no fórum entre os dias 15 e 20 de janeiro desapareceram. O problema foi no nosso servidor comercial, onde o fórum roda e onde são armazenadas as mensagens. Já entrei em contato com os responsáveis pelo servidor[1], mas parece que não vai ser possível recuperar essas mensagens, infelizmente.

Todos devem saber que esse tipo de falhas ocorre com certa freqüência em informática. É lamentável, mas ocorre. Quem aqui nunca perdeu um dia inteiro de trabalho por uma falha no computador? Pois é, agora foi a vez do nosso fórum :(

As mensagens dos usuários não estão sendo apagadas propositadamente, como parece ser o entendimento de alguns dos nossos usuários. Foi uma falha técnica e eu assumo a culpa (e a repasso ao pessoal do webhosting heheheh).

Não há motivo para desespero, dúvidas etc. Em inglês existe um termo para esse tipo de fenômeno (FUD - Fear, Uncertainty and Doubt [2] -- em tradução livre Medo, Incerteza e Dúvida). Esse fenômeno ocorre quando alguém começa a divulgar fatos duvidosos como sendo verdadeiros e acabam provocando um tumulto generalizado. Geralmente essa "técnica" é usada para deteriorar a imagem de uma empresa em benefício de sua concorrente. Algo desse tipo parece estar ocorrendo com o nosso fórum. Durante um período de "fraqueza" do fórum, devido aos problemas técnicos que ocorreram e à minha ausência, eu vi que surgiram vários mal-entendidos, discussões "quentes" (no mau sentido) e certas pessoas tentando se aproveitar da situação para benefício de causa própria.

Espero que esses períodos de turbulência passem rápido e o nosso fórum volte a ser a casa alegre, agitada, livre e ardida que tem sido nos últimos dois anos (o segundo aniversário do fórum está próximo!)

Bueno, como sempre, depois de voltar de viagem, estou escrevendo demais. Vou parar por aqui antes que vocês parem de ler ;)

Coloquei esta mensagem em "Anúncios" para dar uma maior visibilidade a ela. Mas estou postando uma cópia também em "Sugestões e outros assuntos relacionados ao fórum" pra facilitar as discussões. Essa cópia pode ser encontrada aqui: http://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?t=3067

Um grande abraço bem ardido e paz a todos!
Luca.

Referências:
[1] http://webhosting.uk.com
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Fear,_unce ... _and_doubt
Editado pela última vez por Luca em 02 Fev 2008, 09:29, num total de 1 vezes
Ajude o fórum a continuar no ar! Faça uma doação!
Clique aqui pra saber como.
Luca
Administrador do Fórum

Data de registro: 03 Fev 2006, 16:02

Mensagempor Luca em 28 Jan 2008, 13:56

Alguns detalhes técnicos sobre o que realmente ocorreu no fórum na semana passada:

Primeiro, parece que os name resolvers (DNS) do nosso provedor tiveram alguma falha e pararam de funcionar. Isso significa que a postagem de fotos no fórum parou de funcionar por que o software do fórum não conseguia resolver o nome do servidor de fotos, que fica na minha casa.

Enquanto eu tentava solucionar esse problema, entrei em contato com o HelpDesk do provedor e a pessoa que me atendeu fez algumas modificações e reinicializou o nosso servidor virtual. Essa reinicialização não ocorreu normalmente e, por algum motivo, o banco de dados (MySQL) não foi corretamente desligado antes da reinicialização da máquina. Isso causou a perda de várias mensagens que foram postadas durante os malditos dias 15 a 20 de Janeiro. A princípio eu achei que fosse algum problema de backup, mas não foi o caso. E infelizmente o último backup que eles tinham era do dia 10 de Janeiro e o último backup que eu tinha era do dia 13 de Janeiro (do fim-de-semana antes da minha viagem). Por isso não foi possível recuperar essas mensagens que foram perdidas, infelizmente.

Durante todo esse tempo (até alguns minutos atrás), o DNS não estava funcionando direito, o que causou problemas intermitentes no envio de fotos e de emails através do fórum. Por isso alguns usuários não receberam emails de notificação de resposta aos tópicos e notificação de mensagens particulares.

Agora o problema do DNS foi resolvido e, espero, tudo deve voltar a funcionar normalmente! Como sempre, peço que me avisem se ocorrer algum problema.

Estou copiando essa mensagem pra a categoria "Sugestões e outros assuntos relacionados ao fórum" pra que todos os usuários possam responder e expor seus comentários. Clique aqui:
http://www.pimentas.org/forum/viewtopic ... 6523#46523
Ajude o fórum a continuar no ar! Faça uma doação!
Clique aqui pra saber como.
Luca
Administrador do Fórum

Data de registro: 03 Fev 2006, 16:02

Retornar para Anúncios