A LENHA QUE VOCÊ USA É DE QUALIDADE?

Este fórum serve para discussões relacionadas ao consumo de pimenta e seu efeitos na saúde

A LENHA QUE VOCÊ USA É DE QUALIDADE?

Mensagempor almirpr em 22 Set 2011, 12:04

Sempre consumimos em casa, no fogão à lenha ou na churrasqueira "lenhas e outros derivados de madeira", mas é importante e preciso, tomar algumas medidas de precaução ao utiliá-las, saber qual é a origem e até mesmo examinar com cuidado para saber se é uma madeira ainda natural ou se já foi utilizado em determinados fins.
Sempre de preferência aquelas madeiras innatura, pois a garantia de uma ótima comida ou churrasco será maior. Descarte as de origem duvidosas, com pinturas, sujas de oleo etc..
Ví esta matéria na internet, achei excelente. VEJAM

CUIDADOS COM A LENHA UTILIZADA

Este relato, encontrei em um site de pesca e achei muito importante, é um post do Prof. Tetuo Hara
Dept.Eng.Agrícola CCA/UFV

INFORMAÇÃO IMPORTANTE!

Este recado é para quem usa eucalipto tratado. Vale divulgar!

Em Itaiópolis - SC, cidade próxima a Mafra - SC, houve uma ocorrência com três mortes que poderiam ter sido evitadas.
Três amigos faziam um churrasco e, na falta de lenha ou carvão, utilizaram madeira de um poste usado e descartado, de transmissão elétrica para dar continuidade ao fogo, desconhecendo que os mesmos são tratados em autoclave, utilizando-se o cobre, o cobalto e o arsênico no processo.
A volatização do arsênico contaminou a carne e os três acabaram morrendo envenenados. Em Monte Castelo existe uma empresa, de propriedade do Presidente do Rotary Club daquela cidade, que efetua o tal processo de autoclave, atendendo todas as exigências ambientais, não comprometendo o
meio-ambiente.
O problema é que a vulgarização do uso da madeira assim tratada poderá trazer problemas pela falta de informação, uma vez que não pode ser serrada ou furada sem recolhimento dos resíduos e nenhum alimento deve ser cultivado próximo aos locais de implantação de postes ou outros elementos confeccionados com esta madeira.
A queima é totalmente proibitiva porque a simples inalação dos gases poderá ser fatal.
A madeira tratada é de fácil identificação pois adquire uma coloração esverdeada decorrente do óxido de cobre e não comporta a formação de fungos ou líquens como as não tratadas.

Divulgue esta mensagem a fim de evitarmos perda de vidas por falta de informações.

Prof. Tetuo Hara
almirpr
Usuário Malagueta

Data de registro: 19 Set 2011, 16:42

Re: A LENHA QUE VOCÊ USA É DE QUALIDADE?

Mensagempor strada em 23 Out 2011, 17:43

Essa falta de informação já sai do revendedor . veja que nao só os funcionarios trabalham com ela sem nenhum tipo de porteção para execução dos projetos como as pessoas que levam para elas mesmo usarem.
muitas vezes as pessoas passam mal , depois melhoram e nao sabem o que aconteceu .
cuidado tambem com o uso de po ou retalhos de mdf , mdp, que contem substancias toxicas .
de qualquer forma em um fogao a lenha sempre iremos inalar substancias , vapores desprendidos e ja foi comprovado tambem que o pulmao de pessoas nao fumantes que ficam proximos a fogao a lenha tem até maior concentração de alcatrao nos pulmoes e tão negros como os de fumantes .
Sorte nossa que a maioria das madeiras nao sao tratadas mas se depender da população em qualquer objeto de madeira que compra , só compra se for tratada :devil:
Assim aquela bandeja de frutas , copo de madeira , melhor ser de madeira tratada ,senao fica sem gosto .
a casa de madeira tambem é bom "tratar" e se envenenar aos poucos.
Strada
strada
Usuário Malagueta

Data de registro: 10 Nov 2010, 10:40

Mensagempor almirpr em 05 Nov 2011, 18:38

É isso mesmo Strada, os cuidados devem ser com muitos outros produtos, tais como estes que vc citou, mdf ou restos de móveis(este contém verniz, cola e outros produtos químicos), ao inalar aos poucos não se percebe, mas com o uso contínuo pode provocar alguns problemas respiratórios. Portanto o melhor mesmo é conhecer a madeira que colocamos no fogão ou na churrrasqueira.
Aqui na minha cidade, a prefeitura corta as árvores condenada ou quando cai, eu costumo sair a caça de alguns galhos, hehe.

abçs
almirpr
Usuário Malagueta

CORREÇÃO DE INFORMAÇÃO

Mensagempor almirpr em 24 Nov 2011, 07:44

Aos amigos foristas, gostaria de informar que recebi um email em meu blog confirmando a falsidade sobre a lenha contaminada, esta pessoa diz que em Itaiópolis-Sc não existiu nenhum fato semelhante a este, porém não custa nada a gente continuar tomando os cuidados necessários com a madeira usada, pois estamos falando de nossa saúde.
Desculpem-me pois eu também fiquei surpreso, como era uma matéria interessante eu a publiquei no forum, estou inclusive pesquisando mais sobre o assunto.

Fica esta matéria como um lição de que temos que estar atentos com o que consumimos.

abraço a todos.
almirpr
Usuário Malagueta

Mensagempor strada em 04 Dez 2011, 16:03

Bom o seu blog , pena que nao posso ficar olhando muito , agora esse negocio de baixar colesterol, triglicerides, tudo que é gostoso nao pode .
A informação sobre a cidade pode ate ser falsa mas ate onde me lembro os produtos usados na madeira tratada nao sao perigosos ao ser humano enquanto no estado que se encontram .
Na forma de vapores é altamente perigoso
Quando der tempo acho aqui no pc alguma coisa sobre e coloco.
L[a no exterior tambem a pouco tempo quando um torneiro famoso teve um ataque e quase morreu ninguem imaginopu que fosse da madeira , já que o profissional trabalhava ha muitos anos com varios tipos de madeira , mas ao experimentar uma especie exotica como ja tinha feito por pouco nao morreu e a partir dai foram feitas pesquisas mais a fundo .
Enquanto lá alertam para especies diversas incluindo o nosso ipe , aqui ainda nao temos informaçoes e ninguem sequer usas epis.
O caiçara sabe o que pode ou nao pode , quem nao conhece é bom comprar de eucalipto e outros vendidos no mercado .
Strada
strada
Usuário Malagueta

Data de registro: 10 Nov 2010, 10:40

Mensagempor Leonardo Lima em 09 Dez 2012, 22:30

Putz, morrer por causa de uma lenha tratada, que deprimente! ;(
Sejam bem vindos no meu Diário; viewtopic.php?f=7&t=17513

"A vantagem de brincar com fogo é aprender a não se queimar."
Oscar Wilde
Leonardo Lima
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Nov 2012, 12:16

Retornar para Saúde