Diário do Tiaguets!

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Re: Diário do Tiaguets!

Mensagempor tiago_andreis em 18 Jan 2018, 21:35

Saiu o primeiro molho fermentado! :rock:
Mix de dedo de moça, barra do ribeiro e cayenne long slim. Algumas defumei antes enquanto fazíamos um costelão hehehe Ficou muito saboroso, pegou muito gosto de defumado. Uma fermentação fiz com pimentas frescas, outro misturei frescas com defumadas e uma terceira só com defumadas. Fiz de um jeito bem simples, colocando em vidros de nescafé com a tampa meio frouxa. Além de água, adicionei dois dentes de alho, 3 colheres chá bem cheias de sal e 3 de açúcar.
Erro de principiante: enchi até o talo. Deveria ter feito metade. Resultado? Os recipientes com pimentas frescas e a mista tiveram um pouco de bolor porque não ficaram cobertas pela salmoura. Removi com cuidado a primeira camada mofada e o restante da fermentação ocorreu numa boa. Ah, aproveitei uma geladeira que fica a 17ºC de um amigo que faz cerveja. Ficaram duas semanas e meia. Até agora não tive problemas gastrointestinais, então acho que deu certo hehehe :rofl:

P_20180117_212953.jpg
Primeiros molhos fermentados! Até agora ninguém passou mal =P

IMG-20171223-WA0022.jpeg
Defumação improvisada que gerou um ótimo resultado!

Tem outra fermentação em andamento, essa em maior quantidade. Utilizei um vaso de cerâmica antigo que era dos meus avós e coloquei no porão da casa (mais fresco, geladeira do cervejeiro sem espaço). Mesmo processo, só adicionei anis e hibisco. Me baseei nessa receita aqui: https://www.youtube.com/watch?v=UGjCeAbWKPo
Abri ele uma semana e meia depois e tudo certo, só criou uma levedura branca (chama de kahm yeast?) que segundo eu li é inofensiva e normal neste tipo de fermentação. De qualquer forma removi pq pode alterar o sabor...

P_20180104_154805.jpg
Nova fermentação em andamento. A vedação fiz com um saco plástico, fixado com fita adesiva para não escapar o ar. A medida que vai fermentando ele vai inflando, sem contaminação externa.
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Data de registro: 21 Set 2017, 16:39

Mensagempor tiago_andreis em 01 Fev 2018, 13:30

Atualizando!

Última fermentação foi um desastre.. hehehe Jeito é fermentar a ~17ºC, essa que deixei no porão ficou viscosa e com um sabor esquisito (pelo que li, excesso de leveduras).

Expandi a plantação. Plantei habaneros (red e chocolate), bhut jolakia purple, 7 pot primo yellow, BBG7 red, murupi amarela e carolina. Meio tarde, tenho que torcer para desenvolverem bem em fevereiro e colher em meados de março. Em abril começam as noites frias.. Já estou pensando em projetos de estufa :?:

Abs

P_20180130_175432.jpg

P_20180130_195101.jpg
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 16 Fev 2018, 19:51

Pessoal, preciso de uma dica!
Estou com um problema "bom". Por falta de tempo (e planejamento) semeei algumas variedades tardiamente. Essas mudas que estão na foto germinaram início de janeiro. Ocorre que lá por abril o clima já começa a ficar bem ruim para elas, então estou com receio de transplantar. Ainda não decidi se farei uma estufa na chácara ou não, em virtude dos gastos e falta de tempo.
O que vocês sugerem? Tento transplantar igual e torço para em 1 mês e meio darem frutos ou melhorar segurar? Caso faça uma mini estufa em casa, elas aguentam em copos de 500ml até o início da primavera? Se sim, desenvolvem normalmente depois?
Não queria perder elas, investi um bom tempo/dinheiro e tem variedades nucleares que ainda não tenho (Sepia Serpent, MA Waltryx, TS Moruga, etc)

P_20180216_203619_LL.jpg

Obrigado!!

Abraços
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor ZeliaCaires em 21 Fev 2018, 20:54

ZeliaCaires escreveu:Olá Tiago ! E as plantinhas estão indo bem no sítio ? Espero que tenham desenvolvido bem.
Um abraço.

Ps: Coloque o link do seu diário na sua assinatura . Assim fica mais fácil pra gente te visitar. :)
:*
ZeliaCaires
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:54

Mensagempor ZeliaCaires em 21 Fev 2018, 21:45

tiago_andreis escreveu:Pessoal, preciso de uma dica!
Estou com um problema "bom". Por falta de tempo (e planejamento) semeei algumas variedades tardiamente.
O que vocês sugerem? Tento transplantar igual e torço para em 1 mês e meio darem frutos ou melhorar segurar?

Acho que não . Falam que levam de 100 a 120 dias depois do transplantio, outros falam que é depois da semeadura, para fazer primeira colheita . Outro falam de 50 a 55 dias depois da floração. Acho melhor segurar , se vc acha que o tempo frio vai prejudicá-las no campo.

Caso faça uma mini estufa em casa, elas aguentam em copos de 500ml até o início da primavera? Se sim, desenvolvem normalmente depois?

Tenta passar para vasos maiores, aquelas que vc não quer perder realmente . Acho que vale a pena. Eu já vi fotos de pessoas que conseguiram cultivar em copos de 300 ml . O Marcel Ribeiro , conseguiu .
Eu já comprei mudas grandinhas em saquinhos plásticos , e passei pro chão e elas cresceram bem. Qto tempo elas tinham ? Não sei.
Eu deixaria em vasos e depois transplantava. Lembre-se , estou colocando aqui o que eu faria.
Um abraço.
ZeliaCaires
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:54

Mensagempor tiago_andreis em 22 Fev 2018, 19:48

ZeliaCaires escreveu:
ZeliaCaires escreveu:Olá Tiago ! E as plantinhas estão indo bem no sítio ? Espero que tenham desenvolvido bem.
Um abraço.

Ps: Coloque o link do seu diário na sua assinatura . Assim fica mais fácil pra gente te visitar. :)
:*

Obrigado pela dica! Link adicionado ;)

Então, farei uma breve atualização de como andam minhas ardidas.. Poderiam estar melhores, mas também não chegam a estar ruins. Acho que conseguirei colher alguma coisa antes do inverno!
Problemas maiores são com herbivoria. Vi algumas cigarrinhas, mas creio que o principal vilão é um besourinho verde que já vem me incomodando desde o início. Os pulgões estão controlados, usei o óleo de Neem (dimy). Um pé foi arrasado por formigas cortadeiras, mas segundo meu tio (que cuida da propriedade) foram eliminadas (não sei o que usou, provavelmente algo não orgânico, pois atacam também outros cultivos da roça dele :( ). Fds passado fiz um extrato de arruda e borrifei em todas elas, vamos ver se afugenta a bicharada! Vou dar uma conferida nos próximos dias. As que plantei por último grande maioria está bem. Andou dando umas noites meio frias para fev, com temperatura girando em torno dos 15ºC. Pode ser que atrasou um pouco o crescimento vegetativo, mas durante o dia quase sempre bate os 30ºC para compensar.

Vamos as fotos..

BESOURO.jpg
Besouro sem vergonha que vem mastigando minhas pimentas!

P_20180217_141553.jpg
Bhut jolokia red que foi bem judiada por insetos. Resultou em muitos brotos, até uma galho saindo pela lateral. Pergunta: corto ou deixo vir?

P_20180217_142014.jpg
Essa jalapeño foi totalmente destruída pelas formigas. Achei que iria morrer, mas estão saindo novos brotos

P_20180217_141940.jpg
Outra BJ red com uma padrão de crescimento meio estranho. Essas também tinha sofrido com o calor e sol nos primeiros dias de transplante, até eu colocar o sombrite salvador

BHUT PURPLE.jpg
Bhut jolokia purple. Alguns furinhos, mas no geral está bem vistosa e com folhas grandes. Poderia ganhar um pouco de altura, estou achando meio baixinha.

BBG.jpg
7 Pot Bubblegum red. Parece estar vindo bem também.

Carolina marcel.jpg
Carolina reaper, me parece bem saudável. Essa veio do Marcel, então tenho certeza que é verdadeira ;)

Carolina.jpg
Carolina reaper (ou não) que transplantei há mais tempo. Veio da agriflora. Não tenho experiência para identificar, mas ao menos parece com uma Caspium chinense =D Tomara que seja, porque estão bem bonitas as dessa leva.

P_20180217_164128.jpg
Preparado de arruda para repelir (ou não) insetos. Deu muito cheiro e cor, deve ter funcionado a extração do princípio ativo. Piquei bem dentro da cachaça (tinha pouco alcool hehehe) e no final adicionei agua quente (não fervente)

P_20180217_173817.jpg
Para finalizar, um baita porongo! Mate ta garantido ao menos para o inverno hehehe
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 22 Fev 2018, 19:55

Ah! Saindo primeiros frutos de jalapeño! Nunca havia cultivado elas =D Interessante que os pés ainda são pequenos, máximo 50cm de altura e poucos ramos. Todos (com exceção da destruída por formigas) com flores e maioria com frutos iniciando.

P_20180217_141846.jpg
Notem as formigas fazendo seu trabalho ;)

P_20180217_142134.jpg
Fruto começando a crescer
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 22 Fev 2018, 20:05

Agora algo que me deixou preocupado..
Colhi toneladas de pimentas das 6 dedo de moça e 2 barra do ribeiro que tenho plantadas. Se não me falha a memória foram 5 colheitas com em média 4kg. Problema que de uns 2 meses para cá, 3 pés de dedo começaram a murchar. Suspeitei de falta de algum nutriente (pé "cansado"), porque produziam muito, mas mesmo com adubação rica em P e K não melhoraram. Dois deles chegaram agora a perder as folhas e um até os galhos das extremidades secando. Verifiquei as raízes e não achei nada de pragas. Principal suspeita pelo que li é murcha fitóftora. Solo dessa horta é bem argiloso e compacto, não deve ter uma boa drenagem. Estranho é que demoraram muito para ficaram severamente doentes (nenhum morreu até agora) e os demais pés estão saudáveis. Alguma outra ideia? Por sorte estão relativamente distantes das nucleares..

P_20180217_144543.jpg
Foto ruim, mas da para ver galhos secos.

P_20180217_144530.jpg
Raiz aparentemente sem sinal de pragas. De resto, acham que parece normal?
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 22 Fev 2018, 20:11

ZeliaCaires escreveu:
tiago_andreis escreveu:Pessoal, preciso de uma dica!
Estou com um problema "bom". Por falta de tempo (e planejamento) semeei algumas variedades tardiamente.
O que vocês sugerem? Tento transplantar igual e torço para em 1 mês e meio darem frutos ou melhorar segurar?

Acho que não . Falam que levam de 100 a 120 dias depois do transplantio, outros falam que é depois da semeadura, para fazer primeira colheita . Outro falam de 50 a 55 dias depois da floração. Acho melhor segurar , se vc acha que o tempo frio vai prejudicá-las no campo.

Caso faça uma mini estufa em casa, elas aguentam em copos de 500ml até o início da primavera? Se sim, desenvolvem normalmente depois?

Tenta passar para vasos maiores, aquelas que vc não quer perder realmente . Acho que vale a pena. Eu já vi fotos de pessoas que conseguiram cultivar em copos de 300 ml . O Marcel Ribeiro , conseguiu .
Eu já comprei mudas grandinhas em saquinhos plásticos , e passei pro chão e elas cresceram bem. Qto tempo elas tinham ? Não sei.
Eu deixaria em vasos e depois transplantava. Lembre-se , estou colocando aqui o que eu faria.
Um abraço.

Muito obrigado pelas dicas, Zelia! Não sei bem ainda onde farei minha mini estufa dentro de casa, mas provavelmente faltará espaço para vasos maiores.. Vamos ver, o que conseguir passo para os grandes, o restante tento manter em copos de 500ml até agosto!
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 02 Mar 2018, 20:53

Final da tarde de hoje passei rapidamente na chácara. Boa notícia é que as Jalapeños, mesmo como pés ainda realtivamente pequenos, estão produzindo! Sementes garantidas para a próxima temporada. Outras variedade (vulcão, pimentões yolo e all big, peter, cheiro do norte, bhut jolokia red e carolinas da agriflora) estão com flores e/ou emitindo os primeiros botões.

P_20180302_183015.jpg
Jalapenõs
P_20180302_183107.jpg
Jalapenõs

P_20180302_184228.jpg
Flor de pimentão yolo wonder
P_20180302_184038.jpg
Carolina (ou não) da agriflora crescendo em bom ritmo

Outra boa notícia é que o extrato de arruda parece ter funcionado, pq a herbivoria diminuiu bastante, MAS.. na concentração que usei parece ser um pouco fitotóxica. Notei muitas folhas enrugadas, principalmente novos brotos. Fora isso não prece ter prejudicado os pés, continuam crescendo normalmente e até alguns já emitindo botões. Agora dilui o que sobrou do extrato em 4 partes de água. Apliquei mais uma vez em outras que não havia aplicado ainda, só para ver como reagem.

P_20180302_183201.jpg
Folhas enrugadas após aplicação de extrato de arruda
P_20180302_184326.jpg
Extrato de arruda prejudicou um pouco novos brotos, mas mesmo assim saíram botões aparentemente normais nesta Bhut jolokia red

P_20180302_183246.jpg
Folhas enrugadas e levemente amareladas após aplicação de extrato de arruda
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 01 Abr 2018, 00:18

Olá!

Dando uma atualizada básica..

Tive outro surto de pulgões nas minhas mudas novas. Acho que eles vem de uma roça que fica ao lado de casa. A surpresa agradável foram algumas ninfas de joaninha que apareceram para dar suporte.

ninfa.JPG
Ninfa de joaninha patrulhando mudas

Aliás, aproveito para relatar que minha experiência com óleo de neem e extrato de arruda não foram satisfatórias. Primeiro que para efeito satisfatório é preciso encharcar a planta e segundo é o efeito genotóxico: muitos brotos novos nascendo com defeito. OBS: cuidei para não aplicar sob sol. Ao menos para controle de pulgões remoção manual ou com um pouco de sabão neutro conforme a Zélia me recomentou são opções melhores. Não tentei extrato de fumo ainda, mas até agora esses produtos orgânicos me pareceram tão ou mais tóxicos que os sintéticos, ao menos para as plantas.

peter estranha.JPG
Brotos de pimenta peter com padrão estranho após aplicação de extrato de arruda.

peter estranha 2.JPG
Fruto de pimenta peter com padrão muito diferente após aplicação de extrato de arruda.

Algo que me deixou bastante chateado foram alguns pés trucidados por aracuãs! As danadas picotaram todas folhas.. uma pena, os pés estavam lindos e começando com alguns botões :( Ta na hora de colocar um espantalho...

P_20180330_155752.jpg
CR vítima das aracuãs

A boa notícia é que quase todas variedades estão com flores e/ou começando com frutos. Uma das exceções são meus 4 pés de habanero red. Os da chocolate estão com flores, mas da red apés um recém começou a botar botões. Estão plantados no mesmo local, deve ser alguma peculiaridade da variedade. Tirei o sombrite, os pés estavam espichando demais. Agora o sol está caindo mais para o norte, bem mais amenos.

Roça1.JPG
Canteiro das pimentas, agora sem sombrite.

Roça2.JPG
Canteiro por outro ângulo

CR.JPG
Flor de carolina reaper.

Murupi.JPG
Flor de murupi amarela (não tenho certeza, não anotei essa foto)

Visitante n desejável.JPG
Visitante não muito desejável, porém esses não tem me dado problemas.

guardião 7pod primo yellow.JPG
7 pot primo yellow bem protegida
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 01 Abr 2018, 00:26

Continuando com as fotos..

bhut purple.JPG
Bhut jolokia purple tomando forma.

DSC00731.JPG
Uma das muitas flores de bhut purple.

haba chocolate.JPG
Flores de habanero chocolate.

verdinho.JPG
Aquele besourinho verde safado que já causou algum furo nas minhas plantas!

cheiro do norte.JPG
Cheiro do norte.

peter pepper.JPG
Pimenta peter (não sei se não me entregaram um hibridizada, padrão ta meio esquisito).

all big.JPG
Alguns pimentões começando a crescer (all big).

bhut red.JPG
Bhut jolokia red.

Por enquanto é isso.. Sigo com o projeto da estufa, andei visitando algumas. Vai dar trabalho, mas acho que vale a pena!
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor Leandro Araujo em 02 Mai 2018, 14:55

Passando para conhecer o seu diário!
Lindos clicks meu amigo! Parabéns!
Esses tal dos pulgões me fizeram desistir inúmeras vezes, mas sempre volto....! heheheh
Leandro Araujo
Meu diário

Gentileza gera Gentileza... ! O apreço não tem preço ! ;-)
Leandro Araujo
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 11 Mar 2013, 14:35

Mensagempor tiago_andreis em 02 Mai 2018, 19:32

Passei voando no feriado lá na chácara e acabei não tirando fotos, mas as principais novidades são estas:

- Fui abençoado com um verão estendido aqui no sul! Acabei de olhar a previsão e mais uma semana com minimas de 20 e máxima batendo os 30, algo muito incomum para essa época do ano. Nos últimos 2 dias fez uns 15 durante a noite, mas como estão grandes não sentiram nada e agora já esquentou de novo. Maioria das pimenteiras crescendo a todo vapor e com muitos frutos só esperando amadurecer (alguns enormes!), estou animado!

- Parte desanimadora é que alguns frutos estão com pontos de podridão e acabam caindo. Umas das mais prejudicadas é a Carolina :( Quando abro vejo uma larva.. deve ser uma maldita mosca! Só não estou super desapontado pq meu objetivo esse ano é fazer sementes para manter a produção, não quantidade.

- Estufa ta andando. Fiz com meu tio as vigas, vai ter 3,5m no meio e 2 nas laterais. Outra hora posto fotos, algumas já cravamos no chão. Da uma trabalheira, mas vamos lá!

-Pulgões atacaram as mudas novamente, mas controlei logo só com água e sabão. Muito melhor que óleo de neem na minha opinião, os pés não sofrem nada. Valeu a dica Zélia!

Agora algumas fotos! Posso dizer que oficialmente são as primeiras "nucleares" que colhi: bhut jolokia red e purple. Aliás, essa purple que peguei do Marcel Ribeiro é extremamente produtiva! Colhi também algumas cheiro-do-norte e peter.

DSC00799.JPG
Jolokias red e purple

DSC00805.JPG
BJ purple

DSC00806.JPG
BJ red

DSC00808.JPG
Cheiro-do-norte para aliviar o calor

DSC00811.JPG
A mini-colheita
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 02 Mai 2018, 19:36

Leandro Araujo escreveu:Passando para conhecer o seu diário!
Lindos clicks meu amigo! Parabéns!
Esses tal dos pulgões me fizeram desistir inúmeras vezes, mas sempre volto....! heheheh

Obrigado Leandro! Muitas dificuldade no início, mas colhendo frutos também. Espero que 2018/2019 já dê uma boa colheita.

Abração e obrigado a visita!
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor ivetemb em 08 Mai 2018, 20:52

tiago_andreis escreveu:Passei voando no feriado lá na chácara e acabei não tirando fotos, mas as principais novidades são estas:

- Fui abençoado com um verão estendido aqui no sul! Acabei de olhar a previsão e mais uma semana com minimas de 20 e máxima batendo os 30, algo muito incomum para essa época do ano. Nos últimos 2 dias fez uns 15 durante a noite, mas como estão grandes não sentiram nada e agora já esquentou de novo. Maioria das pimenteiras crescendo a todo vapor e com muitos frutos só esperando amadurecer (alguns enormes!), estou animado!

- Parte desanimadora é que alguns frutos estão com pontos de podridão e acabam caindo. Umas das mais prejudicadas é a Carolina :( Quando abro vejo uma larva.. deve ser uma maldita mosca! Só não estou super desapontado pq meu objetivo esse ano é fazer sementes para manter a produção, não quantidade.

- Estufa ta andando. Fiz com meu tio as vigas, vai ter 3,5m no meio e 2 nas laterais. Outra hora posto fotos, algumas já cravamos no chão. Da uma trabalheira, mas vamos lá!

-Pulgões atacaram as mudas novamente, mas controlei logo só com água e sabão. Muito melhor que óleo de neem na minha opinião, os pés não sofrem nada. Valeu a dica Zélia!

Agora algumas fotos! Posso dizer que oficialmente são as primeiras "nucleares" que colhi: bhut jolokia red e purple. Aliás, essa purple que peguei do Marcel Ribeiro é extremamente produtiva! Colhi também algumas cheiro-do-norte e peter.

DSC00799.JPG

DSC00805.JPG

DSC00806.JPG

DSC00808.JPG

DSC00811.JPG

Amigo querido,quanta dedicação com tuas ardidas,mas foste recompensado :inlove: :inlove: ,linda tua colheita.Teu diário também.Parabéns e vamos nos preparando para mais frio..aiaiaiiai.Beijo,boa sorte.
Ivi
Abra que eu quero olhar
Esse mar do sul
Abra que eu quero voar
O mais alto que eu puder

Diário da Ivi-Recanto feliz viewtopic.php?f=7&t=10528
ivetemb
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 28 Dez 2007, 23:08

Mensagempor tiago_andreis em 01 Set 2018, 15:04

ivetemb escreveu:
tiago_andreis escreveu:Passei voando no feriado lá na chácara e acabei não tirando fotos, mas as principais novidades são estas:

DSC00799.JPG

DSC00805.JPG

DSC00806.JPG

DSC00808.JPG

DSC00811.JPG

Amigo querido,quanta dedicação com tuas ardidas,mas foste recompensado :inlove: :inlove: ,linda tua colheita.Teu diário também.Parabéns e vamos nos preparando para mais frio..aiaiaiiai.Beijo,boa sorte.
Ivi

Obrigado Ivete! Estava ausente, mas vou postar as novidades de um inverno até bem produtivo, apesar do frio :lol:
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 01 Set 2018, 15:23

Voltando ao fórum! Estava bem ausente esse inverno.. Bastante correria e gostaria de ter mais tempo para dedicar as ardidas!
Foi um inverno surpreendentemente produtivo. Conforme comentei, plantei algumas mudas meio tarde, então a maioria começou a dar frutos por meados de maio. Um tio meu ajudou bastante na chácara, fez a mão de levantar uma estufa e conseguimos proteger as pimenteiras da geada. Minha ideia era cobrir totalmente os pés, fechando até as laterais, mas faltou tempo para fazer algo mais elaborado. No fim, apesar de não terem colocado nova floração, tinham diversos frutos que foram amadurecendo ao poucos. Perdi só alguns pés, muito provavelmente em virtude de alguma bactéria/doença do que propriamente para o frio. Abaixo algumas fotos dos resultados (quase todas pimenteiras resultantes das sementes do amigo Marcel Ribeiro, conforme já havia comentado):

7potprimo_murupis.jpg
7 pot primo yellows e murupis amarelas

7pots.jpg
Um zoom nas 7 pot primo yellows. Tinham 4 pés, um começou a amarelar as folhas e resolvi arrancar. Os demais estão bem e produziram bastante.

habachocos.jpg
Habaneros choco

habachoco.JPG
Algumas habanero choco ganharam bom tamanho.

reapers_mawartryx_bbg7.jpg
Algumas das tinhosas.. Carolinas reaper, BBG7 e MA Wartryx

bbg7.jpg
BBG7

mawartryx.JPG
MA Wartryx

reapers.jpg
Essas eu tinha identificado como Bhut choco, mas pelo jeito (acho) que são CRs..

murupis_habaneros_bbm_mawartryx_carolina_7potprimo_carolina.jpg
Murupis amarelas, habaneros, BBMs, Ma Wartryx, CR, 7 pot primo yellows...

bbm.jpg
Big Black Mama, uma das minhas preferidas
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 01 Set 2018, 15:41

Continuando..

diversas.jpg
Diversas..

bbm_habared_bhutpurple.jpg
BBM, habanero red e bhut purple (madura)

jalapenos_bhutsred_bbm_habachocoered.JPG
Jalapeños, bhut red, BBM e habaneros (red e chocho)

abrigo.jpg
Algumas pimenteiras que tenho em casa.

tomando sol.jpg
Banho de sol

pimenra-ouro.jpg
Pimenta ouro que tenho na floreira. Acho uma variedade muito bela quando frutificada.

nao-identificadas.jpg
Essa é uma variedade que ganhei que não identifiquei. Algum palpite? Bem mair ardida que um cayenne, mas menos que uma habanero. É para ter vindo da região nordeste..

barra-ribeiro_nao-identificadas.jpg
Barra-do-ribeiro (frente) e mais das não identificadas (fundo)

estufa.jpg
A estufa ainda sem lona que salvou a colheira invernal hehehe

Por enquanto é isso! Estou esperando esquentar mais um pouco para fazer novas mudas. Tenho algumas prontas que plantei antes do frio, estão em copos de 500mL. Não muito belas, mas resistiram bem dentro de casa e vai dar para transplantar tranquilo final de setembro. Algumas mudas novas que não tinha ainda na minha coletânea (também do Marcel): Sepia Serpent, Bhut Choco e TS Moruga Red :rock:

OBS: quem tiver interessado em trocar/doar sementes, só falar!

Abs
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 02 Set 2018, 16:08

Surpresa da semana foi a pitangueira repleta de flores. Nunca vi uma floração assim nesse pé. Um enxame de abelhas tomou conta:

pitangueira.JPG

bees.JPG

bees4.JPG

pitangueira2.JPG

pitangueira3.JPG
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Anterior

Retornar para Diários