Diário Pampeano

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Re: Diário Pampeano

Mensagempor buriti em 18 Abr 2017, 19:00

O Luciano obrigado de grande ajuda essas informações kkkkk vou tirar os copinhos agora da estufa.

Obrigado mesmo
buriti
Usuário Jalapeño

Data de registro: 10 Abr 2017, 20:32

Mensagempor Luciano Scheffel em 19 Abr 2017, 19:57

Que bom Eduardo! Tamo junto, kkkkk!

buriti escreveu:O Luciano obrigado de grande ajuda essas informações kkkkk vou tirar os copinhos agora da estufa.

Obrigado mesmo
Luciano Scheffel .'.
HAM Artesanal Burger - Uruguaiana/RS

Meu Diário

“O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera.” ― Carl Jung
Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Data de registro: 10 Mai 2011, 20:25

Mensagempor Luciano Scheffel em 19 Abr 2017, 20:24

Atualização das germinações e novas aquisições :D

4 sementes diretamente em substrato, após hidratação e 1 em papel toalha:
Semeadas em 5/4 no substrato e em 9/4 no papel toalha

Carolina Reaper :clap: :clap: :clap: :clap: / :clap:
Trinidad Scorpion Morruga :clap: :clap: :clap: :clap: / :clap:
Bengal Naga Peach :clap: :clap: :clap: :clap: / |-)
Bhut Jolokia Chocolate :clap: :clap: :clap: |-) / |-)
Fatalii Gourmet Jigsaw :clap: |-) |-) |-) / |-)
Brazilian Ghost |-) |-) |-) |-) / |-)
Habanero Chocolate |-) |-) |-) |-) / |-)
Habanero Orange |-) |-) |-) |-) / |-)
Habanero Red |-) |-) |-) |-) / |-)
Naga Chocolate |-) |-) |-) |-) / |-)

Semeadas anteriormente, entre 10/20 sementes de cada.
Dedo de Moça :clap:
Malagueta :clap:
Ornamental 001 :clap:
Ornamental 002 :clap:
Tabasco :clap:

Adquiridas hoje, semeadas em papel toalha e/ou substrato, sem hidratação:
C. Baccatum (dedo de moça amarela?): diretamente no substrato, sementes do fruto in natura
Cayenne Long Slim: papel toalha
Tekila: papel toalha

Até mais!
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

“O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera.” ― Carl Jung
Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor Luciano Scheffel em 19 Abr 2017, 20:36

Além das atualizações hoje consegui adquirir a tal da Vermiculita. Realmente dá um outro "formato" pro substrato. Estou animado com essa aquisição. Agora realmente o substrato ficou com uma cara de "berço" pras pimentinhas. Muito leve e aerado.

Aqui no Pampa parece que já chegou o inverno... 12º/15º a noite e durante o dia essa semana não passou dos 20º/22º. Consegui adquirir também uma lâmpada alógena de 53w, mas guardarei para os dias mais rigorosos. Ontem em um teste feito na estufa a temperatura alcançou 32º no fundo da estufa e 35º na altura das mudas. Achei muito quente. De volta a lâmpada de fósforo a temperatura da estufa se mantém em 25º/26º.
Já os berçários... a bandeja com as sementes em substrato mantém-se em 29º/30º (em cima da cpu do computador, bandeja selada com plástico filme) e as sementes em papel toalha em 27º/29º (prateleira acima da estufa, sobre a lâmpada, bandeja plástica com tampa). Ambos retendo muito bem a umidade. Na estufa propriamente dita que estou tendo problemas em manter a umidade, o substrato com as mudas estão secando rapidamente... Se alguém tiver alguma ideia em como posso aumentar a umidade no local, agradeço!!

Buenas, por hora é isso, na sequência posarei mais algumas fotos!

Abraços a todos!
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 21 Abr 2017, 21:23

Olá Luciano. Vou responder aqui a questão dos mosquitinhos.
Bom esses mosquitinhos são chamados de Fungo Gnatis... algo assim rsrs... Eles são atraídos por matéria orgânica, principalmente a Bora de café , e também pela humidade contida em qualquer substrato. A princípio eles não fazem mal as pimenteiras, ou seja o que fazem mal são suas larvas que se alimentam da matéria orgânica e também das raízes.
Para acabar com eles e também das lagartas que podem surgir a qualquer momento, existe o Dymi Pel , que você pode encontrar em lojas agropecuárias, ou se não também pode fazer armadilhas com garrafa Pet. Se pesquisar no YouTube tem alguns vídeos que mostram como fazer, alguns colocam açúcar, em específico para o Fungognats use vinagre.
Mas como citei em algum lugar o Evidence da Bayer resolve também por ser um neonicotinoide.
Respeitando o período de carência dos defensivos tóxicos, da até para se considerar o cultivo orgânico rsrs.... Pimenteiras são bem suscetíveis a pragas, ou seja são mesmo muito sensíveis e acabam por estagnarem seu desenvolvimento.
Espero ter ajudado.
Forte Abraço.
Minha alma só teme ao Rei dos Reis :!:(Elomar Figueira de Melo)

Diário
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19747

Pet Bottle Pot
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=19987
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Jan 2016, 18:50

Mensagempor Luciano Scheffel em 22 Abr 2017, 15:24

Obrigado pela resposta Rafa! Ajudou e muito!! Parece que são eles mesmos!!! Andei dando uma pesquisada como tu sugeristes e achei um artigo particularmente interessante:

http://www.gettingridofgnats.com/gnat-i ... n-removal/

Inclusive com alternativas orgânicas e pouco agressivas. Uma delas utiliza extrato de Cayenne como defensor! Achei show. Mas como aqui me parece que são em pequena quantidade, não me parece haver uma infestação, vou primeiro confeccionar algumas armadilhas a base de vinagre de maçã pra ver se eles somem. Caso resolva, melhor, senão, partimos para algo mais específico!!

Agradeço imensamente pela ajuda! Grande abraço!

Rafael Paulo Guedes escreveu:Olá Luciano. Vou responder aqui a questão dos mosquitinhos.
Bom esses mosquitinhos são chamados de Fungo Gnatis... algo assim rsrs... Eles são atraídos por matéria orgânica, principalmente a Bora de café , e também pela humidade contida em qualquer substrato. A princípio eles não fazem mal as pimenteiras, ou seja o que fazem mal são suas larvas que se alimentam da matéria orgânica e também das raízes.
Para acabar com eles e também das lagartas que podem surgir a qualquer momento, existe o Dymi Pel , que você pode encontrar em lojas agropecuárias, ou se não também pode fazer armadilhas com garrafa Pet. Se pesquisar no YouTube tem alguns vídeos que mostram como fazer, alguns colocam açúcar, em específico para o Fungognats use vinagre.
Mas como citei em algum lugar o Evidence da Bayer resolve também por ser um neonicotinoide.
Respeitando o período de carência dos defensivos tóxicos, da até para se considerar o cultivo orgânico rsrs.... Pimenteiras são bem suscetíveis a pragas, ou seja são mesmo muito sensíveis e acabam por estagnarem seu desenvolvimento.
Espero ter ajudado.
Forte Abraço.
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor MarcelRibeiro em 28 Jun 2017, 02:33

Boa Noite Luciano,

Estou me afastado pelo fato da falta de tempo, não tenho dito para acompanhar mais ativamente como tinha, mas vou passando as vezes para ver como andam as coisas.
Assim como tinha te dito infelizmente as coisas ai para o Sul não era uma boa época para as germinações. Alguma sementes vão melhores que outras, já Bhut Jolokia p.ex. já demoram normalmente na época certa para germinar no inverno então acredito que sejam mais problemáticas.

Como te disse, algumas ainda tenho frutos para repor se for o caso, outras não tenho, veja o que precisa e me avise.

Lhe desejo sucesso nos cultivos,

Abraços!
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor Luciano Scheffel em 19 Dez 2017, 01:47

MarcelRibeiro escreveu:Boa Noite Luciano,

Estou me afastado pelo fato da falta de tempo, não tenho dito para acompanhar mais ativamente como tinha, mas vou passando as vezes para ver como andam as coisas.
Assim como tinha te dito infelizmente as coisas ai para o Sul não era uma boa época para as germinações. Alguma sementes vão melhores que outras, já Bhut Jolokia p.ex. já demoram normalmente na época certa para germinar no inverno então acredito que sejam mais problemáticas.

Como te disse, algumas ainda tenho frutos para repor se for o caso, outras não tenho, veja o que precisa e me avise.

Lhe desejo sucesso nos cultivos,

Abraços!

Tudo certo meu velho! A segunda leva chegou em 100% de germinações!

Daquela primeira havia guardado 1/3 para semear agora na primavera (semeei na metade de outubro) e os resultados foram os mesmos.

Bhut, TSM, Bengal, Fatalii e Carolina: 100% (sim, todas as sementes germinaram) e as demais o mesmo resultado, nenhuminha pra contar história.

Já o último envio, Habaneros Red e Choco, Daisy Cutter, Jalapeno e Arriba Saia, tb todas que coloquei pra germinar vingaram, sem nenhuma perda. Sucesso total.

Agradeço demais tua atenção e presteza, conduta exemplar do amigo, totalmente recomendado! Grande abraço.
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor Luciano Scheffel em 19 Dez 2017, 03:07

Atualizando depois de algum tempinho afastado :P

Bem pessoal, segue minha listinha atualizada desde meu início no fórum e no cultivo das pimes. Semeaduras iniciadas em Abril, Julho e Outubro, diferentes estágios de desenvolvimento.

Adultas:
Bhut Jolokia Purple
Bhut Jolokia Yellow
Carolina Reaper Red
Fatalii Gourmet Jigsaw Red
Naga Bengal Peach
Tabasco Red
Trinidad Scorpion Moruga Red
Bode Tekila Red
Cayenne Long Slim Red
Cumari Pará Yellow
Cumari Orange
Doce Comprida (Banana) Yellow
Malagueta Red
Rocoto Red
Unknown (sem ID) var Big Big Red
Unknown (sem ID) var Big Slim Red
Unknown (sem ID) var Bruxo Orange
Unknown (sem ID) var La Colonial Red
Unknown (sem ID) var Nigger Red

Jovens:
7 Pot Brain Feres Choco
Black Pearl Black
Habanero Mustard
Habanero Yellow
Habanero Peach
Jalapeno Libres Red
Muruci Belterra Red
SFD var Jacque Orange
Trinidad Scorpion Moruga Yellow
Trinidad Scorpion Sunrise Red

Recém Germinadas:
Aji Amarillo Yellow
Aji Amarillo 2 Yellow
Aji Panca Red
Arriba Saia Red
Chile de Arbol Red
Daisy Cutter Red
Dedo Moça Red
Habanero Red
Habanero Choco
Jalapeno Red
Murupi Red
Pitanga Red
Rocoto Yellow
Satan Kiss Red
Serrano Red
SuperBlack Black
Thay Longa Red

Não Germinadas:
7 Pod White
7 Pot PrimoRed
Brazilian Ghost Red
Habanero Orange
Naga Morich Red
Unkown (sem ID) var Cris Yellow
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor Luciano Scheffel em 19 Dez 2017, 03:15

Miss Carolina pousando pra foto :D
Miss Carolina Enhanced 2.jpg
Carolina Reaper 2017
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Anterior

Retornar para Diários