Diário do Daniel

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Daniel

Mensagempor danieltietz em 27 Dez 2016, 12:12

Olá! Sou novo aqui no fórum e vou apresentar minhas tentativas no cultivo de pimentas.

Eu comecei a plantar pimenta há 2 meses, e por causa da inexperiência acabei perdendo muita semente. Antes eu plantava diretamente na terra e ainda colocava mais de 2 sementes por copo, e nisso a maioria sequer germinou, e as que germinaram tiveram bastante dificuldade.

Comecei quando comprei 5 tipos de pimenta no mercado do CEAGESP:
- Habanero
- Jalapeño
- Moruga Scorpion
- Jolokia amarela
- Cumari-do-Pará

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
danieltietz
Usuário Jalapeño

Data de registro: 23 Out 2016, 13:53

Re: Diário do Daniel

Mensagempor danieltietz em 27 Dez 2016, 12:24

Como eu disse, dessas aí perdi muitas sementes (apesar que por ter os frutos, sementes não faltavam), mas depois aprendi sobre a germinação em papel toalha aqui nesse fórum, e consegui bons resultados.

Depois minha irmã recebeu algumas sementes de um cliente do restaurante que ela trabalha, que inclusive é um usuário desse fórum mas que parece não estar mais ativo. As sementes novas eram essas:

- Berbere
- Datil
- TSBT
- Trinidad Douglah
- Goats Weed (também conhecida com outros nomes: Black Cobra, Black Snake etc)

Imagem

As primeiras que comprei no CEAGESP, e que agora estão com 2 meses, já estão com folhas grandes e plantadas em vasos. Essas outras estão com 1 mês e agora que passei para o vaso definitivo. Mas ainda tenho muitas mudas de todas elas.

Imagem
danieltietz
Usuário Jalapeño

Mensagempor danieltietz em 27 Dez 2016, 12:28

Segue fotos das que vingaram:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E tenho essa Neyde aqui também há um ano:

Imagem
danieltietz
Usuário Jalapeño

Mensagempor danieltietz em 27 Dez 2016, 12:46

O que eu posso relatar sobre todas essas que plantei:

- Cumari-do-Pará: germina até quando não é para germinar, mas quando vai para o vaso demora para crescer.
- Jalapeño: de umas 50 sementes não consegui germinar nenhuma! Estragam com facilidade.
- Habanero: demora pra germinar, mas depois que germina cresce de repente.
- Jolokia amarela: germina rápido mas não tanto quanto a Cumari-do-Pará. A muda cresce rapidamente.
- Moruga Scorpion: demoram uma eternidade para germinar e mesmo assim poucas germinam. Cresce devagar.
- Datil: germina com facilidade igual a Cumari-do-Pará e cresce rápido.
- Berbere: germina com um pouco menos de facilidade que a Datil e cresce devagar. Depois de algumas semanas no papel toalha as sementes que sobraram param de germinar e estragam.
- Goats Weed (Black Snake): germina com facilidade igual a Datil e cresce devagar igual a Berbere. Praticamente 100% de germinação.
- TSBT: até agora só 1 semente germinou e estou esperando crescer mais para passar para o copo com terra.
- Trinidad Douglah (7 Pot?): tá com cara que não vai germinar nenhuma.
- Pimenta-da-Neyde: quando plantei diretamente na terra, ano passado, tive mais sucesso que agora germinando no papel toalha.Uns 5% de germinação até agora.
danieltietz
Usuário Jalapeño

Mensagempor silvioluis em 27 Dez 2016, 13:46

Ótima contribuição. parabéns!
Interessante verificar que cada espécie possui um comportamento diferente, mesmo estando no mesmo ambiente.
silvioluis
Usuário Jalapeño

Data de registro: 05 Nov 2016, 23:31

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 27 Dez 2016, 22:00

Olá Daniel... também comecei assim. Adquiri frutos in natura no CEAGESP, e extrai as sementes. Sempre faço uma visita na banca do Akira a procura de novas variedades, e enfim , cometi o mesmo erro quanto a Jalapeno. Bom deixa eu explicar, geralmente as Jalapenos são comercializadas verdes e para extrair as sementes os frutos tem que estar bem maduros, para as sementes germinarem.
Quanto ao tempo de germinação, é muito relativo, vai da variedade e condições de humidade, calor e PH da água que usa para hidratar, não vou entrar muito em detalhe ok.
No mais é isso aí ,o diário já deu início e bora escrever ,postar umas fotos. Que daqui uns dias estará repleto de pimentas.
Qualquer dúvida é só falar, meu Diário tem bastante informações, só fazer uma visita ok. Tá convidado rsrs...
Abraço e sucesso com seu cultivo. :clap:
Minha alma só teme ao Rei dos Reis :!:(Elomar Figueira de Melo)

Diário
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19747

Pet Bottle Pot
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=19987
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Jan 2016, 18:50

Mensagempor gilbertovm em 27 Dez 2016, 23:28

Daniel

Blz? Seu diário está muito bom, parabéns! Se possível, me diga uma coisa, por favor: como é o preparo dessa terra dos vasos? Estou com umas mudas nos copos e estou em dúvida se planto no solo ou em vasos, mas preciso preparar bem o terreno nos dois casos.
Valeu!
gilbertovm
Usuário Jalapeño

Data de registro: 25 Out 2016, 21:34

Mensagempor woldri em 29 Dez 2016, 20:12

Daniel seja bem vindo ao fórum.
Cada um encontra a melhor forma tanto pra germinar como pra qualquer outra fase no cultivo das ardidas, eu sempre germinei direto no substrato sempre com ótimos resultados mas admito que dá uma maior manutenção sim.
Abraço.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor danieltietz em 30 Dez 2016, 11:11

Rafael Paulo Guedes escreveu:... cometi o mesmo erro quanto a Jalapeno. Bom deixa eu explicar, geralmente as Jalapenos são comercializadas verdes e para extrair as sementes os frutos tem que estar bem maduros, para as sementes germinarem.
...

Obrigado, Rafael. No começo eu achei que por ser uma annuum ela tivesse que ter cuidados diferentes, já que a semente é achatada. Depois que recebi as sementes de berbere, que são da mesma espécie e que germinaram bem, percebi que o motivo seria os frutos verdes mesmo. Vou ver se arrumo os frutos maduros e tento de novo.

Eu vi o seu diário, vc tem praticamente uma floresta de pimentas em casa rs
danieltietz
Usuário Jalapeño

Mensagempor danieltietz em 30 Dez 2016, 11:18

gilbertovm escreveu:Daniel

Blz? Seu diário está muito bom, parabéns! Se possível, me diga uma coisa, por favor: como é o preparo dessa terra dos vasos? Estou com umas mudas nos copos e estou em dúvida se planto no solo ou em vasos, mas preciso preparar bem o terreno nos dois casos.
Valeu!

Então Gilberto, eu apenas compro a terra e despejo no vaso kkkk não faço muitas preparações não... só faço alguns furos embaixo para não acumular água. No solo eu não sei como elas se comportam porque nunca plantei assim.

Abraço e boa sorte no seu cultivo
danieltietz
Usuário Jalapeño

Mensagempor danieltietz em 30 Dez 2016, 11:25

woldri escreveu:Daniel seja bem vindo ao fórum.
Cada um encontra a melhor forma tanto pra germinar como pra qualquer outra fase no cultivo das ardidas, eu sempre germinei direto no substrato sempre com ótimos resultados mas admito que dá uma maior manutenção sim.
Abraço.

Com certeza, Woldri. Aqui eu tive muita dificuldade com as que foram germinadas diretamente no substrato, porque toda vez que eu ia olhar ele estava seco. Eu tenho pimentas aqui que foram germinadas no papel e que já estão grandes, no vaso. Enquanto algumas que foram germinadas no substrato ainda estão no copo e com só as 2 folhas, sendo que essas foram plantadas há mais de 2 meses. Se bem que parte da culpa deve ser do substrato que comprei na época, ele é muito estranho... endurece e fica esbranquiçado.
danieltietz
Usuário Jalapeño

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 30 Dez 2016, 18:00

Floresta rsrs.... Quem me dera. São apenas alguns vasos amontoados. Presciso reduzir bastante o número de plantas e me dedicar apenas algumas variedades.
Eu devo ter algumas sementes de Jalapeno sobrando. Se precisar só mandar uma MP ok.

Abraço e feliz Ano Novo.
Minha alma só teme ao Rei dos Reis :!:(Elomar Figueira de Melo)

Diário
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19747

Pet Bottle Pot
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=19987
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Jan 2016, 18:50

Mensagempor Max o Obelix em 30 Dez 2016, 20:21

.
Parabéns, Daniel, pelo meticuloso e bem sucedido começo do cultivo das ardidas.
Continue assim e colherá excelente resultado.
.
PALMAS PALMAS PALMAS.jpg
PALMAS PALMAS PALMAS.jpg (4.27 KIB) Visualizado 4621 vezes

.
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor danieltietz em 25 Jan 2017, 17:00

Obrigado Max e Rafael pelos comentários.

A Habanero foi a primeira a dar flores:
Imagem

E aqui são minhas mudas. A maioria não vou ter onde plantar... Mas ficam aí de reserva caso alguma planta morra nas próximas semanas.
Imagem
danieltietz
Usuário Jalapeño

Mensagempor danieltietz em 05 Mai 2018, 12:25

Voltando aqui depois de 1 ano, dessa vez tive mais sucesso com a Berbere:

Imagem

E o meu novo pé de pimenta-da-neyde gerou alguns frutos vermelhos... Será uma nova espécie? As únicas outras que floresceram ao mesmo tempo que ela foram a Berbere e a Cumari-do-Pará.

Imagem
danieltietz
Usuário Jalapeño

Mensagempor ivetemb em 05 Mai 2018, 23:09

danieltietz escreveu:Voltando aqui depois de 1 ano, dessa vez tive mais sucesso com a Berbere:

Imagem

E o meu novo pé de pimenta-da-neyde gerou alguns frutos vermelhos... Será uma nova espécie? As únicas outras que floresceram ao mesmo tempo que ela foram a Berbere e a Cumari-do-Pará.

Imagem

Daniel,amigo!Teu diário tá lindo,desde uma retomada tri!!Essa Berbere tá divina,parabéns!
Beijos.
Ivi
Abra que eu quero olhar
Esse mar do sul
Abra que eu quero voar
O mais alto que eu puder

Diário da Ivi-Recanto feliz viewtopic.php?f=7&t=10528
ivetemb
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 28 Dez 2007, 23:08

Retornar para Diários