Diário do Tiaguets!

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Tiaguets!

Mensagempor tiago_andreis em 08 Dez 2017, 13:37

Buenas pessoal!

Sou novo aqui e decidi criar meu diário, já que usei dicas importantes dos usuários desse fórum. Como estava com pouco tempo e não tinha certeza se minha “experiência” com pimentas iria funcionar, não publiquei antes. Tudo começou em meados de outubro, vou postar alguns relatos que fiz desde então.

De uns 3 anos para cá ando cultivando algumas pimentas em casa, mas nada demais, apenas dedo de moça, biquinho e uma que acredito ser barra do ribeiro. Em outubro decidi levar a coisa um pouco mais a sério. Infelizmente, no impulso e sem pesquisar adequadamente, comprei o kit nuclear e outro de 45 variedades da tal Agriflora Sementes. Só depois de fechar o pedido, quando comecei a pesquisar métodos de germinação e cultivo, descubro que a tal empresa fornece material de baixa qualidade e procedência duvidosa. Aparentemente tal fama vem se confirmando, conforme vou relatar em seguida. Por outro lado, venho tendo uma experiência muito boa com as sementes que adquiri do caro Marcel Ribeiro (Original Pimentas), que pelo visto muito contribuiu também para este fórum. Bom, vamos então a experiência que tive até então!

Germinação
Após pesquisar optei pelo método de germinação em papel toalha. Vi alguns vídeos no youtube que o pessoal usa ziplock para acomodar o papel, criando uma mini estufa e segurando a umidade. Eu adaptei para esses saquinhos plásticos de 3L que se encontra no mercado, simplesmente porque já tinha alguns em casa. Creio que não tenha nenhuma grande diferença, mas no início é um pouco chato porque o papel úmido gruda e dobra com facilidade no saquinho, que é mais fino que o ziplock.
Nessa primeira experiência, a principal vantagem que vejo no papel toalha é o controle de qualidade das sementes. Utilizei água da chuva, fervida e com aproximadamente 1/30 de água oxigenada (peróxido de hidrogênio 3%), para garantir ao máximo a esterilidade do material. No entanto, o maior problema que venho tendo com as sementes da Agriflora são os fungos. Nitidamente, como podem ver nas fotos, as sementes são o foco dos fungos.

Imagem Imagem
Sementes da Agriflora com fungos

Creio que esse seja o principal motivo das falhas de germinação que o pessoal relata quando fazem plantio no substrato. Acontece que quando enterradas esse problema passa despercebido. Com muita paciência, troco de papel quando a proliferação é muito grande e até mesmo tentei esterilizar algumas sementes deixando 1 min na água oxigenada, sem muito sucesso. Algumas germinam mesmo com os fungos; outras germinam e logo em seguida morrem, mas a grande maioria não germinou e provavelmente não germinará. Em um mês desde que iniciei a semeadura, somente 16 das 49 variedades da Agriflora germinaram. (Se de fato são as variedades anunciadas, verei daqui alguns meses, mas pelo relato do pessoal já vou me preparando para surpresas). Insisti até completarem 60 dias e agora deixei semeado numa floreira de casa, na terra mesmo. Duvido que irão germinar, muitas pareciam podres, mas fiquei com receio de jogar fora.. vai quê! Já li que fungos normalmente são sinal de que a semente já não era mais viável, por serem muito antigas e/ou mal armazenadas. Nesse ponto fica clara a diferença para as sementes que recebi do Marcel Ribeiro. Como podem observar, não há sequer um sinal de fungo. Ademais, em menos de uma semana, três variedades (Jalapeño, Habanero Red e 7 Pot Yellow) já haviam germinado e as demais brotaram até a 3ª semana.

Imagem
Habaneros Red germinadas, da Original Pimentas

Imagem
Jalapeños da Original Pimentas

Imagem
7pot Primo Yellow da Original Pimentas

A principal desvantagem do método do papel, obviamente, é a trabalheira que dá alocar as 49 variedades que comprei nos saquinhos. Ainda tem as constantes revisões de pelo menos 3 em 3 dias, para ver quem germinou e se o papel ainda retém umidade. Para completar, a transferência das germinadas para o substrato toma um bom tempo, principalmente se várias começaram a desenvolver no mesmo período (o que é bem comum). Enfim! Apesar do trabalhão, transformei isso numa espécie de terapia, além de eu particularmente gostar de acompanhar em detalhes a germinação de cada variedade. Também evidenciou (mais uma vez) a qualidade baixa das sementes da Agriflora frente a um fornecedor sério e responsável como o Marcel Ribeiro, já que nesse caso não dá para culpar o substrato utilizado!

As sementes que germinam estou transferindo para essas sementeiras de isopor, para desenvolvimento das plântulas. Procuro deixar a radícula voltada para baixo (substrato). Se colocar o broto virado ou torto a plântula se contorce toda. No geral os resultados estão sendo bons. Perdi algumas de pimentão amarelo porque tive a ideia genial de colocar um pouco no sol. Acabou que me atrasei para voltar para casa e secaram demais. Foi uma enorme besteira, até porque nessa fase elas não precisam de muita luz (li que uma janela para face norte já é mais do que suficiente). Outras atrofiaram e morreram, aparentemente porque as duas primeiras folhas (cotilédones?) não conseguiram romper a semente.

Imagem
Sementeira para a qual transferi as sementes germinadas

Imagem
Bhut Purple recém transferida para sementeira

Imagem Imagem
Plântulas que não conseguiram romper as sementes. OBS: tentei remover manualmente algumas sementes, mas as vezes prejutica/machuca as cotilédones. Sugiro muita cautela!

Agora o principal desafio que venho tendo na etapa da germinação e primeiros estágios de desenvolvimento é a variação de temperatura nessa época do ano. Em parte é culpa minha, porque resolvi arriscar sem estufa. Sou do Rio Grande do Sul e a primavera costuma ser uma estação muito instável. O que não estava previsto é o friozinho tardio, com alguns dias fazendo abaixo de 10 °C na região onde eu moro, o que é péssimo para as pimentas. Apesar de ter escolhido uma sala pequena, que recebe sol quase o dia todo e ligar um aquecedor nos dias mais frios, estou tendo problemas para manter acima de 20 °C. Como no mesmo local funciona a lavanderia, as vezes fica um abre e fecha de porta e o pessoal até mesmo esquece de fechar. Algumas variedades de clima mais quente germinaram, mas definharam logo em seguida. Para o próximo ano vou largar de preguiça e fazer uma estufa de verdade, sem improvisos!

Segui perdendo algumas mudas em novembro e parece que estagnaram no desenvolvimento. Como o sol está muito ao sul, minha janela face norte não fornecia mais luz suficiente. Transferi para sala com face leste e onde pega sol quase a manhã inteira. O vigor delas aumentou significativamente! Agora em dezembro finalmente o clima está com temperaturas mais elevadas e estáveis. Alguns dias de chuva e abafamento também estão contribuindo, agora acho que vai!

Imagem
Sementeira em novo loca, com mais iluminação

No dia 2/12 transferi quase todas sobreviventes para copos de 500ml. Fiz um composto de 2 partes de terra preta (da floricultura local mesmo, tenho dificuldade em achar carolina soil), 2 de brita fina (não achei perlita), 1 de vermiculita e 1 de húmus.

Imagem
Copos com substrato preparado, onde irão ficar até ganharem um bom tamanho para transplante

Segue a lista das sobreviventes da Agriflora até dezembro:

All Big: 2 mudas de 7 germinadas
Bhut Jolokia Chocolate- 2 mudas de 3 germiadas
Bhut Jolokia Red- 9 mudas de 23 germinadas
Carolina Reaper- 5 mudas de 9 germinadas
Cheiro do Norte- 2 mudas de 2 germinadas
Etna- 4 mudas de 6 germinadas
Habanero Red- 1 muda de 1 germinada
Ouro- 3 mudas de 10 germinadas
Peter- 3 mudas de 10 germinadas
Vulcão- 2 mudas de 3 germiandas
Yolo Wonder- 5 mudas de 6 germinadas

Que germinaram e morreram (Agriflora):

Alongada Amarela Doce- 3 haviam germinado
Cayenne- 2 haviam germinado
Cayenne Long Slim- 7 haviam germinado
Cumari do Pará- 1 havia germinado
Luna- 1 havia germinado

Resumindo, 33 das 49 variedade da Agriflora sequer germinaram! No geral, se contarmos as aproximadas 490 sementes enviadas, somente 98 brotaram, ou seja, pífios 20%!

Agora as sobreviventes do Marcel:

7 Pot Yellow- 4 mudas de 6 germinadas
BBG7 – 3 mudas de 8 germiandas
Bhut Jolokia Chocolate – 1 muda de 13 germinadas
Bhut Jolokia Purple – 9 mudas de 12 germinadas
Big Black Mama – 1 muda de 13 germiandas
Carolina Reaper – 4 mudas de 6 germinadas
Habanero Chocolate – 7 mudas de 7 germinadas
Habanero Red – 6 mudas de 11 germinadas
Jalapeno – 8 mudas de 11 germinadas
Murupi Amarela – 5mudas de 12 germiandas

Que germinaram e morreram (Original Pimentas):

Trinidad Red Morugua – 5 haviam germinado
MA Watryx – 7 haviam germinado

Em suma, todas variedades germinaram e a porcentagem de germinação geral foi próxima de 90%! Me responsabilizo pela morte das plântulas, uma vez que não fiz estufa e as temperaturas variaram demais nos meses de outubro e novembro. Aproveitando o clima bom, mesmo que já seja um pouco tarde para semeadura, já pedi uma nova leva para o Marcel daquelas que tive perdas por causa do frio: TS Moruga Red, MA Wartryx, Big Black Mama, Bhut Jolokia Chocolate, Murupi Amarela, 7pot Primo Yellow e adicionei a Sepia Serpent.

Para finalizar, vou relatar uma experiência recente com algumas plantas de Cayenne e Barra do Ribeiro (?) que tenho plantadas na floreira. Apesar do tamanho reduzido, estavam gerando belos frutos. Uma delas enfraqueceu um pouco e resolvi adubar todas com NPK e sulfato de cobre.. Resultado? Acho que exagerei na dose (não sei de qual dos dois), folhas caindo e perdendo alguns frutos |( Reforçando o que já foi dito no fórum: cuidado com adubos químicos! Doses pequenas e apenas em uma planta por vez, para observar os resultados.. Ao menos não irei fazer isso com minhas preciosas nucleares hehehe

Imagem
Cayennes e barra do ribeiro (?) colhidas antes do "desastre"

Imagem Imagem
Plantas queimadas após adubagem desastrosa :(

Por ora é isso pessoal! Espero estar colhendo frutos desse trabalho final de janeiro. Me desejem sorte! ;) Até a próxima. Abraços
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Data de registro: 21 Set 2017, 16:39

Re: Diário do Tiaguets!

Mensagempor tiago_andreis em 10 Dez 2017, 09:34

Ontem foi dia de colheita! Plantei essas +-6 meses atrás. Fiz uma cobertura para aguentarem o inverno e desenvolveram muito bem a partir de setembro. Tive alguns problemas com brocas, mas nada muito sério, pude remover manualmente. Não utilizei nenhum tipo de adubo ou pesticida, só apliquei uma vez uma pequena quantidade de extrato pirolenhoso. Se as nucleares tiverem metade do vigor e produção já estarei muito satisfeito..

Imagem1.jpg

Imagem7.jpg

Imagem6.jpg

Imagem8.jpg

Imagem5.jpg

Imagem2.jpg

Imagem4.jpg

Imagem3.jpg
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor ZeliaCaires em 10 Dez 2017, 21:43

:clap: :clap: Seja bem vindo , Tiago !
Que bom que vc já começou com um relato dos seus erros e acertos . Com certeza vai ajudar muito a quem está começando do zero.
Mas percebi que vc já tem uma ótima experiência no cultivo das ardidas. Parabéns , pela maravilhosa colheita. Lindas plantas e frutos ! :)
Acho que virei muito aqui pedir sua ajuda de como lidar com as pragas :lol: :$
Boa sorte e sucesso no novo cultivo.
Um abraço.
ZeliaCaires
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:54

Mensagempor tiago_andreis em 11 Dez 2017, 22:44

ZeliaCaires escreveu::clap: :clap: Seja bem vindo , Tiago !
Que bom que vc já começou com um relato dos seus erros e acertos . Com certeza vai ajudar muito a quem está começando do zero.
Mas percebi que vc já tem uma ótima experiência no cultivo das ardidas. Parabéns , pela maravilhosa colheita. Lindas plantas e frutos ! :)
Um abraço.

Zelia, muito obrigado pela recepção! Feliz em ver que os usuários continuam ativos no fórum ;)
Imagina, pelo que vejo no fórum é vc quem vai me ensinar muito hehehe Nessa última colheito acho que tive mais sorte que juízo :D
Abração
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor MarcelRibeiro em 11 Dez 2017, 22:56

Como Dizem nas terras mais ao sul do pais, Buenas Amigo!

Fico feliz que minhas sementes tenham tido bom resultados em suas mãos, isso só prova que no passar do tempo eu tenho conseguido fazer um trabalho bem a contento.

Logo terás frutos de dar inveja da vizinhança e outros de matar os mais curiosos comedores de pimenta.

Descrições muito criteriosas e bem feitas, tenho que lhe dar os parabéns!

Boa sorte nos seus cultivos,

Abraços!
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 16 Dez 2017, 08:40

Olá Tiago...em primeiro lugar, meus parabéns pelo belíssimo início do seu Diário, tudo bem explicado com detalhes, é isso aí, vejo que estás no caminho certo do cultivo.
Em relação a germinação com papel toalha, o problema de fungos pode ter sido contaminação de alguma coisa, talvez o local onde germinou, ou até mesmo esse esquema da água oxigenada. Mas isso é só um detalhe que com o tempo você vai conseguir acertar. Embora as sementes da Agriflora tenha toda uma fama de serem ruins e não baterem o ID, certo eu que se seguir essas dicas que irei lhe passar agora terá bons resultados.
Bom, para hidratar as sementes use soro fisiológico, esses de farmácia, deixe ele na geladeira para dar um choque térmico nas sementes quando for fazer o processo "Osmopring"... eu uso também o Vitagold Potenciado ou seja, em um recipiente, por ex.1 copo descartável de café 50 ml eu coloco as sementes completo com soro fisiológico e Pinho duas gotas de vitagold e então deixo ali elas hidratando por no máximo 24 horas, não mais que isso pois cria limo a solução.
Após a hidratação lavo as sementes em água corrente utilizando uma peneirinha e faço uma solução de água mineral 100 ml com 4-5 gotas de hidrosteril ou cândida "água de lavadeira" aonde , coloco a peneirinha junto com as sementes e deixo por 5 a 10 minutos submersa, e também deixo um outro recipiente com água mineral para submergir a peneirinha para retirar o excesso da solução.
Por fim coloco as sementes em um recipiente com tampa ,bem esterelizado, faço uma cama primeiro com duas folhas de papel toalha, aí sim as sementes por cima e as cubro com outra folha de papel toalha, coloco água mineral para deixar humido e tiro o excesso para não ficar muito encharcado, na verdade eu dou uma inclinada, chega a ficar de ponta cabeça pois a última folha de papel toalha segura as sementes e não tem perigo de trocar ID caso germinar várias variedades.
Na minha assinatura tem um link Pet Botle Pot onde tem algumas fotos desse processo.
Espero ter ajudado e boa sorte no seu cultivo.... puxando uma sardinha aqui, sementes da Original Pimentas são de excelente qualidade. :clap:

Abraços.
Minha alma só teme ao Rei dos Reis :!:(Elomar Figueira de Melo)

Diário
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19747

Pet Bottle Pot
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=19987
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Jan 2016, 18:50

Mensagempor woldri em 23 Dez 2017, 19:11

Tiago seja bem vindo ao fórum.
Começou muito bem e já mostra que leva mesmo jeito pra coisa, parabens e boas colheitas sempre.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor tiago_andreis em 26 Dez 2017, 13:28

ZeliaCaires escreveu::clap: :clap: Seja bem vindo , Tiago !
Um abraço.

Obrigado Zelia!!
Semana passada colhi mais meia cesta, seguem produzindo! Torcer para que as nucleares sigam o mesmo ritmo :angel:
Quanto as pragas, acho que estou com sorte, pq até agora só foram as brocas ;) Quando a coisa apertar serei eu que virei aqui pedir socorro para os mais experientes hehehe

Abração
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 26 Dez 2017, 13:30

MarcelRibeiro escreveu:Como Dizem nas terras mais ao sul do pais, Buenas Amigo!

Fico feliz que minhas sementes tenham tido bom resultados em suas mãos, isso só prova que no passar do tempo eu tenho conseguido fazer um trabalho bem a contento.

Logo terás frutos de dar inveja da vizinhança e outros de matar os mais curiosos comedores de pimenta.

Descrições muito criteriosas e bem feitas, tenho que lhe dar os parabéns!

Boa sorte nos seus cultivos,

Abraços!

Obrigado Marcel!!

Nova leva está semeada ;) Um pouco tarde, mas acho que consigo colher alguma coisa antes do frio!

Abração
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 26 Dez 2017, 13:34

Rafael Paulo Guedes escreveu:Olá Tiago...em primeiro lugar, meus parabéns pelo belíssimo início do seu Diário, tudo bem explicado com detalhes, é isso aí, vejo que estás no caminho certo do cultivo.
Em relação a germinação com papel toalha, o problema de fungos pode ter sido contaminação de alguma coisa, talvez o local onde germinou, ou até mesmo esse esquema da água oxigenada. Mas isso é só um detalhe que com o tempo você vai conseguir acertar. Embora as sementes da Agriflora tenha toda uma fama de serem ruins e não baterem o ID, certo eu que se seguir essas dicas que irei lhe passar agora terá bons resultados.
Bom, para hidratar as sementes use soro fisiológico, esses de farmácia, deixe ele na geladeira para dar um choque térmico nas sementes quando for fazer o processo "Osmopring"... eu uso também o Vitagold Potenciado ou seja, em um recipiente, por ex.1 copo descartável de café 50 ml eu coloco as sementes completo com soro fisiológico e Pinho duas gotas de vitagold e então deixo ali elas hidratando por no máximo 24 horas, não mais que isso pois cria limo a solução.
Após a hidratação lavo as sementes em água corrente utilizando uma peneirinha e faço uma solução de água mineral 100 ml com 4-5 gotas de hidrosteril ou cândida "água de lavadeira" aonde , coloco a peneirinha junto com as sementes e deixo por 5 a 10 minutos submersa, e também deixo um outro recipiente com água mineral para submergir a peneirinha para retirar o excesso da solução.
Por fim coloco as sementes em um recipiente com tampa ,bem esterelizado, faço uma cama primeiro com duas folhas de papel toalha, aí sim as sementes por cima e as cubro com outra folha de papel toalha, coloco água mineral para deixar humido e tiro o excesso para não ficar muito encharcado, na verdade eu dou uma inclinada, chega a ficar de ponta cabeça pois a última folha de papel toalha segura as sementes e não tem perigo de trocar ID caso germinar várias variedades.
Na minha assinatura tem um link Pet Botle Pot onde tem algumas fotos desse processo.
Espero ter ajudado e boa sorte no seu cultivo.... puxando uma sardinha aqui, sementes da Original Pimentas são de excelente qualidade. :clap:

Abraços.

Muito legal Rafael!! Próxima vez que adquirir sementes e tiver dificuldade de germinar vou tentar essa técnica. Infelizmente para as minhas da Agriflora é tarde demais, as que não germinaram acabaram apodrecendo.. Enfim, faz parte e seguimos aprendendo!

Grande abraço
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 26 Dez 2017, 13:36

woldri escreveu:Tiago seja bem vindo ao fórum.
Começou muito bem e já mostra que leva mesmo jeito pra coisa, parabens e boas colheitas sempre.

Muito obrigado!! Correria está grande, mas espero não perder o pique! Ansioso para ver o resultado das nucleares..

Abração!
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 26 Dez 2017, 13:49

Breve atualização!

Novas mudas seguem crescendo, agora em ritmo maior pelo calor dos últimos dias (que tardou, mas finalmente chegou!).
Boa noticia é que não tive perdas desde o transplante da sementeira para os copos e mesmo as mais atrofiadas começaram a emitir as primeiras folhas (estão mais atrasadas, mas vão vingar).

P_20171226_143806_HDR.jpg

Pergunta: qual o tamanho ideal para novo transplante? Vou plantar direto na terra, não em vasos.
Vi alguns vídeos onde as pimentas já estão até com o caule um pouco lenhoso e algumas flores, mas será que precisa esperar desenvolver tanto assim? Não poderia atrasar ainda mais o crescimento?

Abraços!
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 08 Jan 2018, 08:08

Buenas!

Ontem transplantei definitivamente quase todas mudas das sementes que adquiri da Agriflora. Ainda não estavam muito grandes, mas quero ver se acelera o crescimento pegando sol o dia todo. Abri o fundo dos copos e procurei deixar a terra que havia preparado, cobrindo ao redor e mantendo uma borda do plástico para proteger de insetos (principalmente formigas). Estavam bem enraizadas, preenchendo quase todo espaço.

P_20180107_202328_HDR.jpg
Na primeira fileira da direita, Bhut Jolakias (será? :lol: ). Na segunda, 2x Cheiro do Norte, 2x All Big e 3x Peter. Transplantei também algumas mudas de erva-doce, para atrair joaninhas, e posicionei algumas ramas de aipim (mandioca :D ) para desviar a atenção de eventuais cortadeiras.

P_20180107_202856.jpg
Carolina Reapers (será? :lol: ). Também tem uma remanescente de Bhut Chocolate. Em outra fileira plantei Yolo Wonder e uma sobrevivente de Vulcão.

Tive um certo grau de infestação de pulgões em algumas mudas. Removi manualmente o que consegui e apliquei óleo de neem. Parece ter ajudado, mas ainda restam alguns. Será que calda de fumo funciona melhor? Dei um banho de neem nas transplantadas também.

Enfim, agora é rezar para não pegar nenhuma praga e desenvolver rápido! (e que as variedades sejam de fato estas :sweat: )

Abs
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 12 Jan 2018, 09:49

Parece que finalmente consegui controlar os pulgões, com aplicação apenas de óleo de neem. Foi meio chato, tive que aplicar uns 4 dias seguidos para surtir efeito. Hj ainda achei uma muda com leve infestação, mas fiz remoção manual. Próxima vez vou testar calda de fumo. Não teve grandes estragos, mas algumas folhas ficaram manchadas. Notei também que algumas novas nasceram retorcidas e bem enrugadas. Não sei se consequência dos pulgões ou do óleo de neem (ou ambos). Apliquei em horários sem sol, porém noto que as folhas ainda estão grudentas e cheirando fortemente ao óleo. Espero que isso não prejudique o desenvolvimento..
Anexos
P_20180112_101640.jpg
Folha nova retorcida e enrugada. Consequência dos pulgões ou óleo de neem?
P_20180112_101549.jpg
Pequenas manchas marrons nas folhas, resultado da infestação de pulgões.
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor elisandro em 12 Jan 2018, 18:13

Boa noite Tiago, seu diario esta ficando show de bola, e as suas ardidas estão lindas, irão produzir muito, ainda chego lá, parece que o fórum não esta muito movimentado então se precisar de algo estou a disposição.
MEU DIARIO
Usuário Jalapeño

Data de registro: 16 Mar 2017, 22:35

Mensagempor tiago_andreis em 14 Jan 2018, 13:34

elisandro escreveu:Boa noite Tiago, seu diario esta ficando show de bola, e as suas ardidas estão lindas, irão produzir muito, ainda chego lá, parece que o fórum não esta muito movimentado então se precisar de algo estou a disposição.

Obrigado Elisandro!! O seu está show também!
De fato as coisas estão meio paradas aqui, mas vira e mexe o pessoal ainda posta.
Sorte para nossas ardidas!
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 14 Jan 2018, 13:53

Novidades não muito boas.. As que transplantei sofreram muito com o sol e alguns ataques de pragas, estão bem judiadas. Não consigo supervisionar elas todos os dias, só ontem me dei conta do estrago. Espero que sobrevivam.. Por enquanto morreu apenas uma cheiro do norte. Para tentar solucionar o problema investi em um sombrite, espero que resolva. Agora não é a melhor época para o plantio. Se antes o calor demorou pra chegar, agora veio com tudo. Muitas horas de sol também em janeiro (quase 14h). Para garantir as sementes vou cultivar alguns exemplares em vasos, dentro de casa.

P_20180113_085417.jpg
Essa sofreu ataque de um cascudinho verde. Removi eles manualmente.

P_20180113_085323.jpg
Algumas mudas perderam folhas e outras ficara amareladas e enrugadas. Acredito ser em virtude do sol forte.

P_20180113_170958.jpg
Visão interna do sombrite. Fixei seis estacas de taquara e larguei ele por cima, amarrando com fio de nylon.

P_20180113_170941.jpg
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor ZeliaCaires em 15 Jan 2018, 11:13

https://pt.wikihow.com/Afastar-Pulg%C3% ... e-Corretos
http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos- ... s/2647180/
http://revistacasaejardim.globo.com/Cas ... ragas.html
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital ... 1/ent6.pdf

Talvez vc consiga tirar algum proveito dessas dicas.

Para combater os pulgões e cochonilhas , eu sempre uso o detergente neutro ( 10 gotas + ou - ) para 1 litro de água e algumas gotas de óleo ( uso o girassol (de cozinha mesmo ) ) , e pulverizo por cima e por baixo das folhas e nos caules . Sempre a tarde , quase noite.

E para combater os ácaros , faço uso do enxôfre dimmy.

Um abraço.
ZeliaCaires
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:54

Mensagempor tiago_andreis em 15 Jan 2018, 13:19

ZeliaCaires escreveu:https://pt.wikihow.com/Afastar-Pulg%C3%B5es-Usando-M%C3%A9todos-Ecologicamente-Corretos
http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos- ... s/2647180/
http://revistacasaejardim.globo.com/Cas ... ragas.html
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital ... 1/ent6.pdf

Talvez vc consiga tirar algum proveito dessas dicas.

Para combater os pulgões e cochonilhas , eu sempre uso o detergente neutro ( 10 gotas + ou - ) para 1 litro de água e algumas gotas de óleo ( uso o girassol (de cozinha mesmo ) ) , e pulverizo por cima e por baixo das folhas e nos caules . Sempre a tarde , quase noite.

E para combater os ácaros , faço uso do enxôfre dimmy.

Um abraço.

Obrigado Zelia!!

Consegui controlar eles com óleo de neem (dimy). Diariamente estou monitorando e eventualmente faço remoção manual e uma borrifada preventiva. Quero ver como as que plantei na chácara vão reagir as pragas..

Abraços
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Mensagempor tiago_andreis em 15 Jan 2018, 13:22

Estava lendo algumas dicas neste tópico do forum viewtopic.php?f=2&t=8017&start=40 e me dei conta que me precipitei no transplante. Fiz o preparo do solo na hora do transplante, muitos recomendam esperar pelo menos 30 dias. Como fazemos uma rotatividade de culturas no local, resta torcer para que ele esteja fértil o suficiente.. Para as outras mudas vou aguardar, estou com muito receio do calor, umidade e pragas. :sweat:
tiago_andreis
Usuário Jalapeño

Próximo

Retornar para Diários