Pimentas nas feiras livres da Bahia - Itapoã

Mensagempor Max o Obelix em 03 Set 2015, 20:41

.
Feira do Mercado de Itapoã, Barraca do Antonio, em Salvador, Bahia, no dia 03/09/2015.

Descrição das pimentas, em todas as fotos, de baixo para cima, em cada "linha", da esquerda para a direita:

20150903_103940.jpg

Primeira fila: Malaguetas; Cumaris do Pará e Cheiro do Norte (balaio maior)
Segunda fila: Desconhecidas esféricas; Malaguetões e Biquinho vermelho
Terceira fila: 3 tipos diferentes de desconhecidas

20150903_104034.jpg

Cheiro Roxa e Cumaris do Pará

20150903_104022.jpg

Primeira fila: no cesto e no tabuleiro, Cumaris do Pará
Segunda fila: Cheiro Roxa, Cumaris do Pará e Desconhecidas vermelhas

20150903_104012.jpg

Jolokias e/ou similares

20150903_104233.jpg

Peito de Moça e Cheiro Laranja

20150903_104219.jpg

Em primeiro plano, Peito de Moça
Nas laterais, pimentas de cheiro

20150903_103854.jpg

Tabuleiro
Na primeira fila da direita: Murupis; Malaguetas; Cumaris do Pará e Cheiro do Norte
Na fila do meio: Desconhecidas esféricas vermelhas; Biquinho vermelha; Malaguetão e Biquinho Vermelha novamente
Na terceira fila(esquerda); Desconhecidas vermelhas; Jolokias imaturas; outro tipo de desconhecidas vermelhas
Na quarta e última fila (esquerda): Cumaris Verdadeiras e Dedo de Moça

20150903_103959.jpg

De baixo para cima:
Na primeira fila: Biquinho Vermelha e Dedo de Moça Vermelha
Na segunda fila: Malaguetão; desconhecida vermelha e Malagueta
Na terceira fila: Biquinho Veermelha; Jolokias imaturas e Cumaris Verdadeiras
Na quarta fila: Desconhecidas Vermelhas esféricas; Desconhecidas vermelhas com formato de pião
Na quita fila: Cheiro Roxa e Jolokias ou similares

20150903_103907.jpg
Tabuleiro

20150903_103920.jpg
Tabuleiro

Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Max o Obelix em 21 Set 2015, 14:32

.
Feira do Mercado de Itapoã, Barraca do Antonio, em Salvador, Bahia, no dia 19/09/2015.

Como sempre a Barraca de Pimentas do Antonio estava linda, super diversificada, maravilhosa. Mas vejam esse cesto somente com graúdos, lindas, suculentas e muito vermelhas bhut jolokias ou similares:

20150919_085105.jpg
Cesto de "bhut jolokias" ou similares, e as "medidas" de um litro em que são vendidas.

Haja vista que atualmente estou quase sem produção de pimentas, devido ao infortúnio havido na minha plantação, eu não resisti. Além de comprar as espécies que eu nunca cultivo, por serem muito comuns, mas que eu as uso bastante na minha culinária (cheiro do norte, biquinho, cheiro da Bahia, dedo-de-moça, etc.) comprei também um "caneco" cheio dessas maravilhosas bhut jolokias ou semelhantes. É muito barato! Um "caneco" é uma tijela descartável de 1.000 ml como as duas que estão sobre o monte de pimentas no cesto da foto aí em cima. Um "caneco" desses, bem cheio, custou apenas R$ 7,00 (sete reais)!!!! e nele vieram exatamente 26 graúdas e suculentas pimentas!

Chegando em casa fiz logo um molho "lambão" com quatro delas que só foi acabar ontem acompanhando o "meninico" de carneiro. Outras, dei de presente a um vizinho. As que restaram, vão fotografadas abaixo, vejam:

DSC00773.JPG
Parte das que comprei, as 19 que restaram

DSC00775.JPG
Vejam as medidas delas

DSC00767.JPG
São mesmo de encher a mão!

DSC00769.JPG
Lindonas, graudonas, suculentas e muito ardidas!

Max .'. o Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 21 Set 2015, 14:49

.
Feira do Mercado de Itapoã, "Vitrine da Pimenta", em Salvador, Bahia, no dia 19/09/2015.

Este box, a "Vitrine da Pimenta", embora não seja uma das mais "sortidas" em muitas variedades de pimentas "in natura", frescas, é realmente um deleite para os olhos e para o paladar.

Tem uma grande variedade de "cachaças" (aguardente de cana de açúcar) de boas e tradicionais marcas regionais; cachaças temperadas com ervas e pimentas; pimentas conservadas em infusões variadas; azeite de dendê e leite de coco de alta qualidade, manteiga de garrafa e vários outros ingredientes típicos da culinária baiana.

A forma como a pimenta fresca é vendida é pelo menos curiosa. O proprietário pergunta ao freguês comprador quantos reais ele quer comprar de pimenta e se quer somente de um tipo ou misturada. Então, ao gosto do comprador o vendedor mergulha as mãos nos cestos enchendo-as com as pimentas e faz o lote vendido. :D

Vejam algumas imagens da Vitrine da Pimenta:

20150919_090839.jpg
A fachada do box "Vitrine da Pimenta"

20150919_090820.jpg
Os cestos com as pimentas

20150919_090857.jpg
A variedade de produtos e ingredientes gastronômicos típicos locais

20150919_090916.jpg
Mais gostosuras

20150919_090906.jpg
O simpático proprietário

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Re: Pimentas nas feiras livres da Bahia - Itapoã

Mensagempor Max o Obelix em 23 Set 2015, 07:50

Várias pessoas, inclusive o próprio Antonio, têm me pedido para reunir em um só lugar as reportagens que eu tenho feito aqui no Fórum sobre a Barraca de Pimentas do Antonio, na Feira de Itapoã. Seria irracional eu publicar novamente todas as dezenas de fotos que compõem esse conjunto das minhas publicações. Então eu preferi fazer aqui um índice de todas as publicações já feitas com os devidos links. Abaixo, por ordem decrescente de data, da mais atual para a mais antiga.

Aqui mesmo neste tópico:

Outras publicações anteriores no meu diário com muitas fotos dessa mesma barraca:

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 23 Set 2015, 07:53

Nesta mesma minha "odisseia ardida" denominada "Pimentas nas feiras livres da Bahia - Itapoã" eu já havia publicado também a seguinte "reportagem" no meu diário, sobre a Barraca de Pimentas do Renato:

Muito breve eu vou fazer uma nova "reportagem sobre essa outra excelente barraca de pimentas da Feira de Itapoã e vou publicar aqui mesmo neste tópico, como atualização.

Vai logo aqui uma "colher de chá":

20141018_093547.jpg
Visão parcial da Barraca de Pimentas do Renato

20141018_093613.jpg

20141018_093652.jpg

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 13 Out 2015, 10:52

.
Retornei à Barraca "Vitrine da Pimenta", na Feira Livre de Itapoã, para adquirir uma verdadeira preciosidade, o "Licor de Pimenta"..

Esclareço que sou um conhecedor e apreciador dos melhores licores artesanais e industrializados produzidos nesse Mundão de Deus. E posso lhes garantir que esse "Licor de Pimenta" produzido aqui na Bahia, lá no povoado de "Birimbau", município de Conceição do jacuípe, vendido na "Vitrine da Pimenta" tem o seu lugar entre os melhores licores artesanais que já provei. Falta-lhe apenas ser um pouco mais refinado e filtrado, para concorrer em total pé de igualdade com um "Limoncello" ou similar.

A embalagem não lhe faz justiça ... mas quem se importa com isso?

Recomendo e assino embaixo!

DSC00901.JPG
Licor de Pimenta

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 13 Out 2015, 11:47

.Barraca de Pimentas do Sr. Adailson, na Feira Livre de Itapoã, Salvador, Bahia:

Este box, especializado na comercialização das pimentas e seus derivados, é mais farta e sortida na oferta das conservas e molhos do que das pimentas "in natura". Todavia, ela inova na venda das frutinhas ardidas, porque vende "kits" já em pequenos sacos plásticos, com um mix de vários tipos de pimentas.

Vejam as fotos abaixo:

Lembrem-se: clicando nas fotos elas serão muito ampliadas. Clicando novamente na foto já ampliada, outras vezes, você visualizará a imagem em outros tamanhos.

DSC00895.JPG
Os "kits" com vários tipos de pimentas

DSC00898.JPG
O simpático proprietário e a sua linda barraca

DSC00897.JPG
Barraca de pimentas do Sr. Adailson

DSC00894.JPG
Outro ângulo da barraca

DSC00899.JPG
Muitas conservas de pimentas

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Retornar para Mercado de pimentas e derivados no Brasil e no Mundo