Pimenta da Neyde

Pimenta da Neyde

Mensagempor Max o Obelix em 25 Set 2015, 06:34

• Nome-da-Pimenta Pimenta da Neyde. Foi assim denominada porque a descobridora da espécie foi a Neyde Hidalgo, Moderadora deste Fórum Pimentas.Org
  • Espécie: Provavelmente resultante de um cruzamento espontâneo entre C. chinense e C. annuum .
  • Origem: Brasil
  • Curiosidade: É a única pimenta do mundo que não muda de cor desde o nascimento. Foi “descoberta”, criada por cruzamento espontâneo. A variedade é definitivamente espetacular. É a única representante conhecida do seu tipo.
  • Grau de Ardência: 9 (Very Hot)
  • Coloração Imatura: Roxo escuro, quase negra.
  • Coloração Madura: Roxo escuro, quase negra.
  • Aspecto do fruto: Em forma de lanterna oval . Alongado com abaulamento central. Cada fruto pesa em média 5 gramas. Seu tom de roxo escuro é lindo.
  • Comprimento Aproximado: Cerca de 2 até 5 ou 6 centímetros.
  • Diâmetro Aproximado: 2 cm no meio e 1,5 cm nas extremidades
  • Sabor: Sabor e aroma típico das C. chinenses, porém não muito acentuado.
  • Culinária : Bons para consumo “in natura”, frescos, ou em molhos. Excelente para a produção de pó, o qual assume textura e cor muito particulares.
  • Planta: Arbustiva, podendo chegar a ser uma pequena árvore. Caule e ramos longos e flexíveis, muito vigorosos, não pubescentes, marrom escuro com veios quase negros e ramos jovens roxos escuros. Pode chegar a ter uma altura de 1,80 m até 2,50 m. Seu diâmetro na folhagem pode chegar a 1,50 m. A folhagem é de coloração violeta/roxo, muito forte, por vezes quase pretas. Apesar da sua delicada aparência, apresenta uma enorme estabilidade.
  • Flores: Medem cerca de 1,2 cm. A corola é esbranquiçada, com manchas roxas na parte traseira visível na transparência. As anteras são roxas, estames roxos claros e pistilos roxos escuros. Varia de 5 a 6 pétalas. Ocorrem entre 1 a 3 flores por nó. O cálice é arredondado sem dentes, o pecíolo é curvado. A estrutura do cálice é média com nervuras e anel de constrição evidentes.
  • Sementes: As sementes são de cor de palha. Excelente germinação em cerca de 10 dias.
  • Cultivo: Temperatura para germinação, entre 18°C a 32°C. Temperatura para crescimento e produção, entre 14°C a 25°C. Requer muita luminosidade e gosta de pleno sol.
  • Colheita: No mínimo com 90 de muda plantada, normalmente em torno de 100 a 110 dias.

Descrição feita pela Neyde Hidalgo em 2006 e publicada em diversos web sites internacionais, por exemplo, em porotuguês http://shop.ecologicstation.com/compra/pimenta-da-neyde-573458 e em inglês http://www.pepperfriends.com/forum/topic/10494-pimenta-da-neyde/:

“A Pimenta-da-Neyde (Pepper Neyde), que foi pela primeira vez chamada de Pimenta Desconhecida (Unknow Pepper), “nasceu” no meu jardim e ninguém sabe como. Pode ter vindo misturado com algum solo que eu tenha comprado, ou talvez tenha sido trazida por pássaros, eu realmente não sei. Eu não tinha pimentas até então. Quando vimos nascer numa das minhas floreiras uma pequena pimenta, meu marido e eu começámos a cuidar dela.
Ela cresceu, teve belos frutos (picante demais para o meu gosto), mas meu marido gostou muito. Eu nunca tinha observado em outras pimentas um ciclo de vida semelhante pelo facto de nunca ter mudado de cor durante o seu desenvolvimento, mesmo até à fase de plena maturação.
Bem, rapidamente percebemos que ninguém conhecia a pimenta. E nós nunca encontramos algo semelhante em qualquer lugar, apenas no meu jardim.

Um dia, no Orkut [a rede social], encontrei Luca, da Finlândia. Até então, o Forum pimentas.org, não existia. Meu objetivo de falar com Luca era apenas a troca de sementes de pimenta. Eu disse a ele que, apesar de minhas sementes genuinamente brasileiras, eu tinha uma outra que era muito bonita e nunca tinha mudado a cor … E ele respondeu que eu estava provavelmente errada, uma vez que todas as pimentas mudavam de cor em sua vida.
Então, Cláudio, observou melhor, tirou fotos, e enviei para Luca, que mostrou para Fatalii. Eles eram realmente curiosos. Enviei-lhe uma grande quantidade de sementes. Enquanto isso, criamos o fórum pimentas (Pimentas.org), do qual tenho muito orgulho em ter sido uma das primeiras participantes.

A pimenta foi fotografada em todos os ângulos possíveis e recebi imensos e-mails. Enviei sementes para um monte de países diferentes e para diferentes regiões do meu Brasil amado. A pimenta começou a ser chamada de pimenta desconhecida (Unknow Pepper). Mais tarde, pelo interesse manifestado por inúmeras pessoas na pimenta, Luca propôs algum tipo de desafio para a classificar e … Bem, em minha homenagem eles escolheram o meu nome: Pimenta-da-Neyde (algo como pimenta de Neyde).

De alguma forma, a pimenta tem-nos aproximado do fórum, e o site começou a crescer. Todo mundo queria algumas sementes. E eu distribuí milhares delas. Luca, da Finlândia, também conversou com um monte de pessoas sobre a pimenta e enviou para alguns amigos. Alguns, como Fatalii, (http://www.fatalii.net/Articles/Pimenta-da-Neyde) me escreveu, agradecendo. Além disso, Fatalii me enviou várias sementes como presentes … E fiquei muito feliz, é claro.

Agora, ela é comercializada com o consolidado nome de Pimenta-da-Neyde. Eu sabia que vendo o Fórum Fatalii ( http://www.fatalii.net/Articles/Pimenta-da-Neyde ). E eu estou muito feliz. Mas eu não poderei dizer de onde veio ou que variedade ou espécie, é. Claro que os colecionadores já a catalogaram. Mas eu gosto de cuidar de pimentas e flores e eu pretendo estudá-las.

Eu sou uma professora aposentada que gosta de cuidar delas para preencher o meu tempo com algo delicioso. Agora que acabou a euforia da descoberta de uma pimenta “nova”, estamos em num momento muito curioso. Alguns estudantes de universidades brasileiras envolvidas no estudo da biotecnologia, depois de encontrar o Pimenta-da-Neyde através do Google, me contataram.

Neste momento (aproximadamente 2006), há 4 ou 5 alunos de universidades diferentes e com objetivos diferentes, estudando-a. Minha pimenta chegou às universidades …

Esta semana (2006), recebi a visita de dois estudantes da UNESP (Universidade do Estado de São Paulo). Eles vieram para ouvir minha história e pedir uma planta da pimenta. É claro que eu lhes dei uma planta já com flores e frutas. Quando os estudos estiverem prontos, eles vão enviá-la para mim e eu vou ser capaz de a colocar no fórum.”

Desde então, a Pimenta da Neyde tem sido utilizada pelos melhores e mais conhecidos “Chiliheads” do Mundo para desenvolvimento de novas espécies, pois a Pimenta da Neyde sempre mostra-se excelente para isto. Já existem dezenas de novas espécies criadas com a Pimenta da Neyde e vamos apresentar aqui mesmo algumas das melhores e mais conhecidas espécies assim resultantes.

A seguir, vamos publicar uma série de fotos, desde a primeira planta que foi descoberta pela Neyde Hidalgo até de plantas e frutos atualmente cultivadas.

Aproveito para agradecer as colaborações recebidas dos seguintes colegas daqui do Fórum, as quais foram fundamentais para a redação desta “resenha”:

Vejam também descrições, análises, comentários e várias fotos no seguinte Fórum italiano: http://www.pepperfriends.com/forum/topi ... -da-neyde/

Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Pimenta da Neyde

Mensagempor Max o Obelix em 25 Set 2015, 08:10

Eis as fotos mais antigas que existem neste Fórum. Talvez as primeiras fotos logo depois que Neyde descobriu esta variedade. Fotos feitas por Neyde e enviadas para Luca, vide post Pimenta Desconhecida, em 05 Fev 2006, 21:28 hs. Isto definitivamente é uma página na história deste Fórum e também na história da pimentacultura mundial.

pimentas008.jpg
Primeiras fotos das "Pimentas da Neyde", quando ainda desconhecidas.

pimentas009.jpg

pimentas010.jpg

pimentas011.jpg

pimentas012.jpg

pimentas014.jpg

Max .'. o Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pimenta da Neyde

Mensagempor Max o Obelix em 25 Set 2015, 08:17

Fotos feitas por Luca em Pimenta-da-Neyde 10 Abr 2006:

Lembrem-se: clicando nas fotos elas serão muito ampliadas. Clicando novamente na foto já ampliada, outras vezes, você visualizará a imagem em outros tamanhos.

20060410-060.jpg

DSC01523.JPG

DSC01524.JPG

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pimenta da Neyde

Mensagempor Max o Obelix em 25 Set 2015, 08:25

Fotos também de 2006, por Mário José Colombo:

Lembrem-se: clicando nas fotos elas serão muito ampliadas. Clicando novamente na foto já ampliada, outras vezes, você visualizará a imagem em outros tamanhos.

Pi Neyde 02.JPG

Pi Neyde 04.JPG

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pimenta da Neyde

Mensagempor Max o Obelix em 25 Set 2015, 08:32

Fotos porhttp://www.chilifoorumi.fi:

pimenta da Neyde (site chilifoorumi.fi) 2.JPG

pimenta da Neyde (site chilifoorumi.fi) 3.JPG

pimenta da Neyde (site chilifoorumi.fi) 4.JPG

pimenta da Neyde (site chilifoorumi.fi) 5.JPG

pimenta da Neyde (site chilifoorumi.fi).JPG

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pimenta da Neyde

Mensagempor Max o Obelix em 25 Set 2015, 08:41

Fotos enviadas por Garibaldi:

Pimenta da Neyde (Garibaldi).JPG

Pimenta da Neyde (Garibaldi) 2.JPG

Pimenta da Neyde (Garibaldi) 3.JPG

Pimenta da Neyde (Garibaldi) 4.JPG

Pimenta da Neyde (Garibaldi) 8.jpg

Pimenta da Neyde (Garibaldi) 11.JPG

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pimenta da Neyde

Mensagempor Max o Obelix em 25 Set 2015, 08:44

Fotos de outras origens:

Pimenta De Neyde _ Flickr - Photo Sharing!_files.jpg

pimenta-da-neyde (site Vertiloon).jpg

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 25 Set 2015, 08:55

Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pimenta da Neyde

Mensagempor Max o Obelix em 25 Set 2015, 08:57

• A partir deste ponto brevemente vamos apresentar algumas das principais espécies que foram criadas através de cruzamentos com a Pimenta da Neyde.

Quaisquer comentários, interações, contribuições, etc.., obséquio fazerem aqui mesmo neste Setor do Fórum, no tópico Topico aberto para comentários. Sendo adequados ao propósito e formato desta resenha, editaremos este tópico para incluirmos a contribuição. Agradecemos antecipadamente.

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Re: Pimenta da Neyde

Mensagempor Max o Obelix em 06 Out 2015, 04:36

.
Indicação do nosso amigo forense Leandro Ferraz

Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pimenta Elisa AISPES

Mensagempor Max o Obelix em 22 Out 2015, 18:05

Pimenta Elisa AISPES
Cruzamento da Buth Jalokia com a Pimenta da Neyde

O nosso "forista" italiano megamastger71 através de uma postagem neste Fórum no tópico Cruzamento da Buth Jalokia com a Neyde - Em 27/03/2010 e Cruzamento da Buth Jalokia com a Neyde - em 04 Ago 2010 nos apresentou pela primeira vez a sua híbrida Pimenta Elisa AISPES e estas foram as algumas das primeiras fotos:

26.03 013.jpg
Pimenta Elisa AISPES
26.03 013.jpg (48.12 KIB) Visualizado 11352 vezes

28.07 010.jpg
Pimenta Elisa AISPES

04.10 011.jpg
Pimenta Elisa AISPES
04.10 011.jpg (36.23 KIB) Visualizado 11352 vezes

Em 10-10-2010 o mesmo nosso companheiro forista megamastger71 publicou fotos aqui neste Fórum no tópico de uma Variante da Pimenta Elisa AISPES chamada "Tiger":

13.09 018.jpg
Pimenta Elisa "Tiger" AISPES
13.09 018.jpg (37.93 KIB) Visualizado 11352 vezes

AISPES 5.jpg
AISPES 5.jpg (43.52 KIB) Visualizado 11352 vezes

21.09 025.jpg
21.09 025.jpg (42.3 KIB) Visualizado 11352 vezes

E novamente em 15/10/2010 o mesmo nosso forista italiano megamastger71 publicou essa excelente foto abaixo no tópico is very hot:

AISPES 1.jpg

.
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pimenta da Neyde e suas híbridas derivadas

Mensagempor Max o Obelix em 22 Out 2015, 18:08

.
Quaisquer comentários, interações, contribuições, etc.., obséquio fazerem aqui mesmo neste Setor do Fórum, no tópico Topico aberto para comentários. Sendo adequados ao propósito e formato desta resenha, editaremos este tópico para incluirmos a contribuição. Agradecemos antecipadamente.

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pink Tiger da Mojo (Enrico Lai)

Mensagempor Max o Obelix em 23 Out 2015, 16:10

Pink Tiger da Mojo (Enrico Lai)

(O texto abaixo é tradução livre feita por Max .'. o Obelix do texto contido em http://chilipepperseeds.tictail.com/product/pink-tiger-10-seeds)

"A Pink Tiger da Mojo é uma pimenta C. Chinense quente resultante do cruzamento entre a Bhut Jolokia e a Pimenta da Neyde.

Ele vem de uma variedade selecionada por uma associação italiana (AIPES) e circulou com nomes diferentes.

A planta é verde escuro e cresce como a Pimenta da Neyde. Os frutos começam cor roxo escuro e amadurecem ficando creme / pêssego com tons roxo e rosa.

Como muitos dos cruzamentos entre as Bhut Jolokias com as Pimentas da Neyde que eu cultivo aqui, as frutas são listradas e manchadas com variações de cores incríveis (eu acho que pode depender de muitos fatores como sol forte e exposição).

Calor e sabor como os da Bhut Jolokia.

AVISO: as pimentas podem ter diferentes formas e cores (listrados, manchados, ou não) dependendo de parâmetros de cultivo e forte sol. As fotos abaixo são das minhas pimentas do meu jardim, mas são possíveis resultados diferentes."

Lembrem-se: A depender da resolução das fotos, clicando nas fotos elas serão muito ampliadas. Clicando novamente na foto já ampliada, outras vezes, você visualizará a imagem em outros tamanhos.

Pink Tiger da Mojo.jpeg
Pink Tiger da Mojo

Pink Tiger da Mojo 1.jpeg
Pink Tiger da Mojo

Pink Tiger da Mojo 2.jpeg
Pink Tiger da Mojo

Pink Tiger da Mojo 3.jpeg
Pink Tiger da Mojo

Pink Tiger da Mojo 4.jpeg
Pink Tiger da Mojo

Pink Tiger da Mojo 5.jpeg
Pink Tiger da Mojo

.
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mojo Blackie (Enrico Lai)

Mensagempor Max o Obelix em 23 Out 2015, 16:45

Mojo Blackie (Enrico Lai)

(O texto abaixo é tradução livre feita por Max .'. o Obelix do texto contido em http://chilipepperseeds.tictail.com/product/mojo-blackie-10-seeds)

"A "Mojo Blackie" é uma "hot chili pepper" (nuclear), C. Chinense, cruzamento entre Bhut Jolokia e Pimenta da Neyde.

A planta é muito escura como a Pimenta da Neyde.

Os frutos começam verde escuro, às vezes pretos se sob sol forte, e amadurecem para o vermelho com muitos tons pretos (às vezes eles permanecem todo pretos se sob sol forte).

Calor e sabor como o da Bhut Jolokia.

AVISO: os frutos podem ter diferentes forma e cor (listrado, manchas, ou não) dependendo de parâmetros de cultivo e intensidade sol. As fotos que você vê abaixo são das minhas pimentas no meu jardim, mas são possíveis resultados diferentes."

Lembrem-se: A depender da resolução das fotos, clicando nas fotos elas serão muito ampliadas. Clicando novamente na foto já ampliada, outras vezes, você visualizará a imagem em outros tamanhos.

Mojo Blackie.jpeg
Mojo Blackie

Mojo Blackie 1.jpeg
Mojo Blackie

Mojo Blackie 2.jpeg
Mojo Blackie

Mojo Blackie 3.jpeg
Mojo Blackie

Mojo Blackie 4.jpeg
Mojo Blackie

Mojo Blackie 5.jpeg
Mojo Blackie

Mojo Blackie 6.jpeg
Mojo Blackie

Mojo Blackie 7.jpeg
Mojo Blackie

.
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

CF Mojo (Enrico Lai)

Mensagempor Max o Obelix em 23 Out 2015, 16:51

CF Mojo (Enrico Lai)

(O texto abaixo é tradução livre feita por Max .'. o Obelix do texto contido em http://chilipepperseeds.tictail.com/product/cf-mojo-10-seeds)

"A CF Mojo é resultante de um cruzamento entre a Bhut Jolokia e a Pimenta da Neyde, feito por Chris Fowler, um grande produtor do Reino Unido.

A planta apresenta semelhanças com Mojo Blackie mas as frutas começam partindo de roxo muito escuro e amadurecem para o vermelho com tons roxos escuros. As frutas são mais lisas e brilhantes do que a Mojo Blackie.

No Jardim Mojo apresenta listras também.

Tem o mesmo sabor da Bhut Jolokia e quentes.

AVISO: as pímentas podem ter diferentes formas e cores (listradas, manchadas, ou não) dependendo de parâmetros de cultivo e sol forte. As fotos abaixo são das plantas no meu jardim, mas são possíveis resultados diferentes."

CF Mojo.jpeg
CF Mojo

CF Mojo 1.jpeg
CF Mojo

CF Mojo 2.jpeg
CF Mojo

CF Mojo 3.jpeg
CF Mojo

.
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pink Tiger BY Enrico Lai

Mensagempor Max o Obelix em 27 Out 2015, 08:26

Pink Tiger BY Enrico Lai

12043144_10208188263643390_61615967457940616_n.jpg
Pink Tiger BY Enrico Lai

.
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pink Tiger from Enrico Lai's style by Manuel Mel

Mensagempor Max o Obelix em 27 Out 2015, 08:31

11221888_10206691148869298_3856882800304297020_n.jpg

12115514_10206691148989301_2928438096599842393_n.jpg

12118868_10206691149069303_3975377481722719707_n.jpg

.
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Orange Tiger Taj Mahal

Mensagempor Max o Obelix em 27 Out 2015, 09:02

Orange Tiger Taj Mahal

(O texto abaixo é tradução livre feita por Max .'. o Obelix do texto contido em http://chilipepperseeds.tictail.com/product/orange-tiger-taj-mahal-8-seeds)

"A Tiger Orange "Taj Mahal" é um fenótipo cultivado por meu amigo Chris Fowler no Reino Unido a partir das sementes de Pink Tiger que eu enviei para ele. No ano passado, ele me enviou algumas sementes que eu cultivei aqui e as quais me resultaram 3 fenótipos diferentes.

Este fenótipo produzem belos frutos alaranjado-pêssego com uma forma que parece templo indiano (lembra-me o Taj Mahal).

O aroma é bom como o da PÇink Tiger, a planta é escura e algumas frutas tem tons mais escuros e manchas.

Por favor, considere que é uma nova variedade e ainda não é estável."

202727-5e3d3e22d0e445a895c5a02a9beafce3.jpeg
Orange Tiger Taj Mahal

202727-72bcb770511b4013a3ab970d228c8608.jpeg
Orange Tiger Taj Mahal

202727-bcffd66ad277407fb9188ec1c5b7bbff.jpeg
Orange Tiger Taj Mahal

202727-ca147621b7da4472b6a95cd2bc864ef9.jpeg
Orange Tiger Taj Mahal

202727-cdd0aa8748034c7898ed7ade9391c9da.jpeg
Orange Tiger Taj Mahal

202727-f9742d9eb5174f7aa652c4e7bc05c508.jpeg
Orange Tiger Taj Mahal

.
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Big Tiger de (Pink Tiger x BBG7) por Enrico Lai

Mensagempor Max o Obelix em 27 Out 2015, 09:27

.

Trata-se de uma nova variedade já decorrente de uma híbrida da Pimenta da Neyde (a Pink Tiger) com BBG7 (que é a Bubblegum 7Pot), portanto já é uma "terceira geração" de híbridação da Pimenta da Neyde.

10256545_10208181931685095_2858315960851503267_n.jpg

12032246_10208181931605093_161414213511537604_n.jpg

12038524_10208181933125131_4812567709479909231_n.jpg

12042927_10208181931525091_7809958010412217885_n.jpg

12065568_10208181933045129_8238704083309694937_n.jpg

12109175_10208181933205133_6541696701853931069_n.jpg

.
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

PeachGum TigerMAMP

Mensagempor Max o Obelix em 27 Out 2015, 10:13

.
PeachGum TigerMAMP por Rocco Maltesi e Enrico Lai

Trata-se de uma nova variedade já decorrente de uma híbrida da Pimenta da Neyde, a Pink Tiger, com a BBG7 MAMP (que é a Bubblegum 7Pot Mojo Addicted Mutation Pepper), portanto já é mais uma "terceira geração" de híbridação da Pimenta da Neyde.

(O texto abaixo é tradução livre feita por Max .'. o Obelix do texto contido em http://chilipepperseeds.tictail.com/product/peachgum-tigermamp-6-seeds):

"Em 2014 eu fiz um cruzamento entre a BBG7 MAMP ( Bubblegum 7Pot Mojo Addicted Mutation Pepper) e a Pink Tiger.

Nesta temporada eu estou selecionando (com a ajuda de alguns amigos cultivadores confiáveis) fenótipos mais interessantes. Este fenótipo é cultivado pelo Rocco Maltesi.

É uma planta escura que produz frutos cor de pêssego com manchas roxas. As pimentas são macias, com uma incrível aroma da Pink Tiger. O cálice sangra e se torna pêssego.

AVISO: Este é um fenótipo F1, então ainda não é estável!"

11224415_10208169990866582_2650291378711508185_n.jpg
PeachGum TigerMAMP

12105832_10208169990786580_78588352994111392_n.jpg
PeachGum TigerMAMP

12108906_10208169990746579_7925263124302119368_n.jpg
PeachGum TigerMAMP

12118734_10208169990826581_258306056632624071_n.jpg
PeachGum TigerMAMP

12141497_10208169990706578_1747216685162290925_n.jpg
PeachGum TigerMAMP

.
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Próximo

Retornar para Novas variedades de pimentas no Brasil