Pimenta Silvestre Pimenta do Curupira

Informações e discussões sobre variedades de pimentas brasileiras.

Information and discussions about Braziliian chile varieties.

Pimenta Silvestre Pimenta do Curupira

Mensagempor VASiqueira em 24 Jan 2011, 09:37

Pimi'ró - Pimenta do Curupira

Em algum lugar da floresta uma criatura caminha marcando o chão ao contrário da direção que esta indo. Um vento estranho sopra e começam a cair folhas das arvores e o tempo começa a fechar. Como um relâmpago a criatura desaparece nos meandros das sombras da mata e tudo volta a ficar melancólico e sombrio. Uma fonte começa a borbulhar e as gotas pingam pela rocha iniciando um caminho lento pelo chão úmido e devagar vão recebendo mais gotas e mais nascentes e suas aguas começam a formar um riacho que vai saindo do meio sombrio e recebe uma faísca de luz que começa a iluminar e a mudar o ambiente escuro e arrepiante do interior da mata. O viajante, que esta meio perdido na imensidão do percurso pisca os olhos e começa a consultar a clareira para ver qual será o melhor caminho a ser seguido e de repente encontra uma vegetação que vai se revelando com a luz do amanhecer e ainda apresenta molhada pelo orvalho da manhã quente do verão. Seu espirito se aguça e ele recorda do objetivo que o trouxera até ali.****** Verdadeiro tesouro perdido na imensidão do terreno que aos poucos foi perdendo sua vegetação natural e foi sendo tomado pela erosão do que ficara abandonado já sem o que interessava ao devastador e as maquinas que ali estiveram em busca do que não tinham deixado por lá. O terreno foi devastado para que poucas arvores de maior valor cedessem lugar para um roçado que subsistiu por pouco tempo visto o solo não ter condições de sustentar aquela atividade por longo tempo. Ainda bem que o fogo não tinha chegado até aquele local perdido na imensidão de um mundo avido por realizações rápidas sem pensamento de um futuro duradouro. Um espirito benéfico da floresta tinha deixado ali uma semente preciosa que começava a colorir o lugar dando sinal que alguma coisa ainda poderia gerar um milagre. Esta vegetação raquítica que outrora tinha sido parte de uma vegetação exuberante era o que ainda restava do pouco caso reinante com os menos afortunados e esquecidos.
Essa imensa área de 4 milhões de quilômetros quadrados é limitada a oeste pelos Andes,e ao norte e ao sul pelos planaltos das Guianas e do Brasil. Apesar da vegetação luxuriante a maior parte da bacia é infértil; apenas os 4 por cento regularmente inundados possuem solos fecundos.
Segundo Henry Walter Bates em seu livro O Naturalista no Rio Amazonas ele relata em um trecho deste livro “ Além disso, há muitos sons impossíveis de explicar (…) Às vezes, ouve-se um som que parece uma barra de ferro a bater num tronco oco e duro, ou então um grito pungente que corta o ar da floresta. Esses ruídos não se repetem, e o silêncio que paira a seguir tende a reforçar a impressão desagradável que causam na mente. Segundo os nativos, o responsável é sempre o Curupira, homem selvagem ou espírito da floresta, ente que produz todos os ruídos que não conseguem explicar “
Isto tudo foi dito para que a consciência mostrando um pouco de luz e coletando todas as forças que ainda lhe restam não permita que atos impensados praticados no passado interfiram hoje com esta exuberante floresta que tem certamente mais de 100 mil anos com trechos ainda preservados e com poucas mudanças a não ser as normais da evolução, tenha ainda tempo de mostrar-nos teus tesouros ocultos.
A pimenta em questão esta descrita neste breve trecho coletado dos que por lá andaram e pesquisaram -
“A mais interessante, e que nos chamou a atenção, foi o uso de uma pimenta silvestre que nasce naturalmente em serras ou pé-de-serra das regiões do centro-norte e nordeste de Roraima. Para os indígenas, estas pimentas são plantadas em suas roças pelo "Curupira" ou "Ataí-taí". Por causa desta crença mística, esta pimenta recebe o nome simbólico de "Pimenta do Curupira" ou simplesmente "pimi'ró" (pimenta pequena, na língua Macuxi). Esta espécie silvestre é uma Capsicum chinense que posiciona Roraima como um dos centros de dispersão desta espécie nesta região do extremo norte amazônico (ver Barbosa et al. 2002; 2006). “
Que esta pequena estória desperte nosso espírito e nos conduza para este fascinante mundo onde somos levados por nossa imaginação.
Com toda consideração deste que assina VASiqueira.
“Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderá-lo. Por favor, nem ande em minha frente, talvez eu não saiba segui-lo.
Meu diário:
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=11801
VASiqueira
Usuário Fatalii

Data de registro: 07 Mar 2010, 19:47

Re: Pimenta Silvestre Pimenta do Curupira

Mensagempor neyde hidalgo em 24 Jan 2011, 09:52

Muito interessante!!! Muito mesmo!
E vamos iniciar nova saga agora rumo à Pimenta do Curupira - Pimi'ró
Nosso folclore é muito rico. Nossas lendas, assim como essa do curupira, devem nos levar a uma reflexão pois todos somos responsáveis pela natureza exuberante que nos foi dada.
Vamos, então, antes de tudo, refletir sobre o q escreveu acima para q cada um de nós faça sua parte... E para que os tesouros ocultos sejam encontrados, mas principalmente, preservados! Bjs. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor ivetemb em 26 Jan 2011, 13:35

Vander amigo!!Que coisa mais linda essa lenda,parece coisas de fadas ,bosques,coisas assim..parece não..eh !!Que momento lindo qdo ficamos junto a natureza e descobrimos seu lindos tesouros.Eh muito curioso,ver no meio de um mato enorme ,um único pézinho de ''bolinhas vermelhas''escondido..Entre Mágicas ,duendes e fadas eu achei linda essa lenda Vander!!E vou até ler ela de novo!
Beijos.
Abra que eu quero olhar
Esse mar do sul
Abra que eu quero voar
O mais alto que eu puder

Diário da Ivi-Recanto feliz viewtopic.php?f=7&t=10528
ivetemb
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 28 Dez 2007, 23:08

Mensagempor VASiqueira em 26 Jan 2011, 18:28

Gosto muito de escrever , apesar de ter muita dificuldade com o português , mas quando li sobre esta pimenta senti o desejo de transmitir um pouco do seu mistério , não sei se consegui o que queria , mas um dia a uns 40 anos atrás fiquei algumas horas perdido em uma floresta de verdade e estava tão distraido que quando notei fiquei um pouco assustado , mas ai usei um pouco de intuição e sai logo dali. Gosto muito de natureza e adoro caminhar. Espero que mais pessoas se interessem por este assunto. Com atenção VASiqueira.
“Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderá-lo. Por favor, nem ande em minha frente, talvez eu não saiba segui-lo.
Meu diário:
VASiqueira
Usuário Fatalii

Mensagempor ivetemb em 26 Jan 2011, 21:06

VASiqueira escreveu:Gosto muito de escrever , apesar de ter muita dificuldade com o português , mas quando li sobre esta pimenta senti o desejo de transmitir um pouco do seu mistério , não sei se consegui o que queria , mas um dia a uns 40 anos atrás fiquei algumas horas perdido em uma floresta de verdade e estava tão distraido que quando notei fiquei um pouco assustado , mas ai usei um pouco de intuição e sai logo dali. Gosto muito de natureza e adoro caminhar. Espero que mais pessoas se interessem por este assunto. Com atenção VASiqueira.

Olha,vou te contar,eu gostei mesmo!!Vander,uma noite eu,meu sobrinho e meu pai,estávamos num fim de semana na fazenda e resolvemos ir pescar,no campo de um amigo vizinho.O pai conhece tudo por lá,eu não,lá pelas tantas eu me perdi,de verdade e fingia que não, porque meu sobrinho tava comigo.Eu cheguei até escutar passos de elefantes..kakakk,mas eh verdade..Tbm achei um clarão e consegui achar uma saída!!Poxa,olha oque tu me fez lembrar......Eu também sou fascinada pela natureza,andar e admirar cada coisa,eh muito lindo e se acha verdadeiros tesouros.
Parabéns Vander!!!
Beijos.
Ivi
Abra que eu quero olhar
Esse mar do sul
Abra que eu quero voar
O mais alto que eu puder

Diário da Ivi-Recanto feliz viewtopic.php?f=7&t=10528
ivetemb
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 28 Dez 2007, 23:08

Mensagempor Fluminense em 27 Jan 2011, 20:57

VASiqueira escreveu:Gosto muito de escrever , apesar de ter muita dificuldade com o português

Parabéns, Vander!

Dificuldade com o português?

O que se nota é um esmero digno de muito louvor e que denota uma expressividade que só o talento, o engenho e a agudeza proporcionam.

Que beleza de texto! :clap: :clap: :clap:
Visite os amigos com frequência, a erva cresce rapidamente nos caminhos pouco pisados. (dito sueco)

Meu diário: viewtopic.php?f=7&t=11845
Fluminense
Usuário Cumari

Data de registro: 15 Nov 2010, 13:06

Mensagempor Klauss em 29 Jan 2011, 20:54

Caro amigo Vander,
Que texto lindo!
Me levou a lembrar de situações e lugares da minha infância. Morei num povoado no interior de MInas ,"Borba Gato".
Quando criança eu ia com a empregada da fazenda ou com minha mãe num lugar na beirada de uma mata para cortar vassoura. Lembro que era grande a mata e escura lá dentro, meus irmãos e eu eramos proibídos de ultrapassar a fileira de pés de araçás. E esses ficavam já quase nas sombras das primeiras árvores da mata. Os barulhos de lá sempre nos causou medo, mas sobretudo muita curiosidade.
Com o tempo adquirimos coragem para entrar. Aqueles barulhos, até hoje me assustam. Mas preciso ir lá e sentir aquele arrepío e ouvir aqueles barulhos. Depois de adulto virou uma forma de descançar.
Gostei muito de sua forma de escrever, nos prende e revela a cada linha.
Parabéns!
E vamos cozinhando!
Klauss
Usuário Cumari

Data de registro: 19 Ago 2010, 07:50

Mensagempor Deja Vu em 09 Fev 2011, 05:18

Caro Vander, Muito bonita seu texto. Como filho de topógrafo e acompanhando meu pai desde criança nas matas, sei muito bem de que se fala. Quando bem mais jovem li bastante os livros de Edgar Mittleholzer que descreveu o cheiro e visual da mata das Guaianas e senti como fosse la no momento. A mesma impressão que tenho lendo o seu texto.
Abraços, Roger

ps. O meu portugues é o que é ruim. A sua não.
Meu diário...viewtopic.php?f=7&t=12305

"Nossa maior glória não consiste em nunca cair, mas em levantar cada vez que caímos"
Deja Vu
Usuário 7 Pot

Data de registro: 03 Jan 2011, 10:20

Mensagempor neyde hidalgo em 21 Fev 2011, 19:07

Lembrei-me agora de um lugar onde íamos quando crianças (faz tempo...) ;) , eu e meus irmãos, buscar CAMBUÍ. Alguém conhece esse frutinho?
A gente cortava os galhos, como fazemos hj com a pimenta cumari, trazia para casa e depois era aquela festa. Mas me lembrei, lendo vcs, até do cheiro daquele pedaço de mata (??), que pertencia ao meu "nono". Obrigada por remeter a essas deliciosas lembranças qdo tinha ao meu redor pessoas que já foram para o andar de cima, mas deixaram ótimas recordações e uma saudade boa, ainda que melancólica... ;( Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor VASiqueira em 22 Fev 2011, 08:54

Ontem ouvi uma musica que fala dos frutos do cerrado postado pelo nosso mago Guilherme, e fiquei lembrando das frutas que haviam por aqui em minha região "Triângulo Mineiro" e hoje estes pedaços de cerrados derão lugar as plantações de café.
Esta fruta Cambui, que traz lembranças a nossa amiga Neyde é natural dos campos do Paraná e pertence a familia das Myrtaceae. Assim todos nós vamos recordando de nossa infância ou nosso passado e ficamos cada dia mais atentos ao meio ambiente. A Yvete certamente conhece esta fruta pois tem estórias nestes locais. Obrigado a todos por suas considerações o que vai certamente estreitando nossos laços. Uma boa semana para todos. VASiqueira.
Meu diário:
VASiqueira
Usuário Fatalii

Retornar para Pimentas brasileiras -- Brazilian chiles