Pimenta Cumari Praetermissum

Informações e discussões sobre variedades de pimentas brasileiras.

Information and discussions about Braziliian chile varieties.

Re: Pimenta Cumari Praetermissum

Mensagempor Werner Mathi em 13 Set 2010, 21:47

beer2beer escreveu:Werner,

Que substrato você utilizou? Quando puder, se não for trabalho, poderia postar fotos das mudas?

Abraço!

O substrato utilizado foi o comercial, saco de 25 kls (acho). Vou bater umas fotos das mudas no final de semana e posto aqui. :wasntme:
Abraços
Werner

Atualize seu perfil assim todos o (a) conhecerão melhor e tbm. estará automaticamente cadastrado (a) no banco de sementes para futuros recebimentos das mesmas.
Werner Mathi
Administrador do Fórum

Data de registro: 12 Out 2006, 22:29

Mensagempor clebermaya em 18 Set 2010, 15:43

Werner e Neyde,
Já tentei de quase tudo para germinar algumas "cumaris" e ainda não tive sucesso.
Existe alguma "dica" para eu tentar.
Aguardo novidades.
Abraços,
Saúde e Paz,
Cleber Maya

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
clebermaya
Usuário Cumari

Data de registro: 20 Dez 2008, 08:35

Mensagempor brunorafael em 22 Nov 2010, 20:54

nossa eu aqui esperava uns 50 dias e se as sementes não germinasem eu descartava :(
brunorafael
Usuário Cumari

Data de registro: 05 Ago 2010, 21:59

Mensagempor VASiqueira em 24 Nov 2010, 11:16

Só para comparação , hoje começou a germinar umas sementes de praetermissum com 20 dias apareceu a primeira, são 18 sementes vamos ver como vão comportar.VASiqueira
“Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderá-lo. Por favor, nem ande em minha frente, talvez eu não saiba segui-lo.
Meu diário:
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=11801
VASiqueira
Usuário Fatalii

Data de registro: 07 Mar 2010, 19:47

Mensagempor neyde hidalgo em 24 Nov 2010, 12:34

Cleber, desculpe-me. Não havia visto sua postagem.
Olha, as cumarís demoram geralmente para germinar.
Existem, porém, relatos de que as sementes novas germinam com mais rapidez. Eu não saberia dizer quanto tempo demoram, costumo deixá-las enterradas, molhar diariamente e nem olhar na planilha há qto tempo plantei...Não conheço nenhuma dica q poderia ajudar. Já germinei várias, exatamente da mesma maneira que germino as outras. Quanto muito, qdo estou inspirada... e com tempo, um chazinho de camomila. Mas geralmente não coloco nada... E me esqueço delas...(não totalmente, pq tenho de colocar água...).
Bjs. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor daher em 24 Nov 2010, 12:57

Eu já li que se for usado um ácido (não me lembro qual), para simular o efeito da semente passando pelo sitema digestivo de um pássaro a dormência é quebrada e a taxa de germinação é maior. Não sei se realmente funciona.
Meu diário

"Nos Buzundangas todos são felizes"
daher
Usuário Rocotó

Data de registro: 06 Mar 2010, 21:40

Mensagempor neyde hidalgo em 24 Nov 2010, 13:24

Daher, já tentei. Não deu em nada. Tb não germinaram... Acho q, para quem diz q deu, foi coincidência, tipo sementes bem frescas q nasceriam rápido mesmo...
Plantei umas sementes uma vez q germinaram com 8 dias. Em compensação estou com outras há 54 dias e... nada!
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor pita em 24 Nov 2010, 22:26

Cara Amiga Neyde
Qual a diferença entre Cumari e Passarinho. Pois na minha região temos varios tipos de pimenta chamadas de passarinho por
uns e cumari por outros.Queria saber qual é o nome correto
Grato
pita
Usuário Rocotó

Data de registro: 24 Jan 2008, 20:43

Mensagempor daher em 25 Nov 2010, 12:27

neyde hidalgo escreveu:Daher, já tentei. Não deu em nada. Tb não germinaram... Acho q, para quem diz q deu, foi coincidência, tipo sementes bem frescas q nasceriam rápido mesmo...
Plantei umas sementes uma vez q germinaram com 8 dias. Em compensação estou com outras há 54 dias e... nada!

Uma pena não funcionar, taxa de germinação dessa pimenta é baixa, e se pudessemos aumentá-la seria muito bom. Falando em tentar quebrar a dormência: você já usou chá de camomila? Teve algum resultado expressivo?

pita escreveu:Cara Amiga Neyde
Qual a diferença entre Cumari e Passarinho. Pois na minha região temos varios tipos de pimenta chamadas de passarinho por
uns e cumari por outros.Queria saber qual é o nome correto
Grato

Eu acho que "passarinho" (eu conheço pelo nome cumari passarinho) é um tipo de cumari disseminada pelas fezes de pássaros.
Meu diário

"Nos Buzundangas todos são felizes"
daher
Usuário Rocotó

Data de registro: 06 Mar 2010, 21:40

Mensagempor RAUL NETO em 26 Nov 2010, 09:18

Cumari passarinho se não estou enganado é C.annuum var.Chinenses, ela é maior e costuma ser amarela.
Cumari é C.Baccatum var. praetermissum, costumam ser menores com cores variadas, na grande maioria vermelha quando madura.
.'.
RAUL NETO
Usuário 7 Pot

Data de registro: 24 Abr 2010, 15:35

Mensagempor brunorafael em 29 Nov 2010, 20:46

RAUL NETO escreveu:Cumari passarinho se não estou enganado é C.annuum var.Chinenses, ela é maior e costuma ser amarela.
Cumari é C.Baccatum var. praetermissum, costumam ser menores com cores variadas, na grande maioria vermelha quando madura.

bela explicação raul , aqui em casa tem um molho de cumari passarinho mais pelo jeito tbm tem a cumari praetermissum mesturada pq as pimentas são de varias cores
brunorafael
Usuário Cumari

Data de registro: 05 Ago 2010, 21:59

Mensagempor clebermaya em 01 Dez 2010, 09:39

neyde hidalgo escreveu:Cleber, desculpe-me. Não havia visto sua postagem.
Olha, as cumarís demoram geralmente para germinar.
Existem, porém, relatos de que as sementes novas germinam com mais rapidez. Eu não saberia dizer quanto tempo demoram, costumo deixá-las enterradas, molhar diariamente e nem olhar na planilha há qto tempo plantei...Não conheço nenhuma dica q poderia ajudar. Já germinei várias, exatamente da mesma maneira que germino as outras. Quanto muito, qdo estou inspirada... e com tempo, um chazinho de camomila. Mas geralmente não coloco nada... E me esqueço delas...(não totalmente, pq tenho de colocar água...).
Bjs. Neyde

Neyde,
Tentarei novamente com sementes novas e aguardarei como vc está dizendo (esquecendo).
Obrigado, abraços
Saúde e Paz,
Cleber Maya

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
clebermaya
Usuário Cumari

Data de registro: 20 Dez 2008, 08:35

Mensagempor VASiqueira em 02 Dez 2010, 13:11

Das sementes que plantei novamente a germinação esta sendo muito boa , mas acho que as praetermissum são meio teimosas tem um nascimento muito irregular e começaram a nascer com 19 dias e agora com 30 dias já nasceram 8 sementes o que deixa a entender que o nascimento é mesmo muito irregular. VASiqueira
“Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderá-lo. Por favor, nem ande em minha frente, talvez eu não saiba segui-lo.
Meu diário:
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=11801
VASiqueira
Usuário Fatalii

Data de registro: 07 Mar 2010, 19:47

Mensagempor Ray Camargos em 12 Dez 2010, 00:19

Aqui onde moro a gente conhece a cumari como pimenta passarinho, a verdinha ou a que fica vermelha depois de madura... a que fica amarela e a arroxeada tem outros nomes, [já vi chamarem a amarela de pimenta canarinho [passarinho e amarelo, não podia dar outro nome né rs]. Nunca imaginei que ela fsua germinação fosse irregular, mas em outro meio, as condições devem ser consideradas né, lá era apenas a natureza agindo normalmente, porque no quintal da casa da minha mãe, ela nascia e por lá mesmo caía e assim nasciam muitos outros pés, que meu pai ia lá e arrancava, para não ficar muitos amontoados... nascia tanto que chegamos a pensar ser nativa em nosso quintal. Nunca dei muita atenção pra ela, mas me lembro de colher várias para fazer conserva quando era adolescente, lá na casa da minha mãe, ainda tem até uma. Como as coisas mudam né, quando for lá se encontrar vou arrancar logo o pé e colocar no vaso para trazer rs.
"Rico é o que a alma dá e tem"
Ray Camargos
Usuário Murupi

Data de registro: 28 Nov 2010, 16:31

Mensagempor Marafon em 04 Mar 2012, 18:38

Quando era criança, diziam que a Cumari só germinava quando as sementes fossem digeridas por passarinhos, sabiá, por exemplo. Por isso, era muito comum tratar os passarinhos com a pimenta e " semear" suas fezes. Outro fato: sempre conheci a cumari com cambari. Abraços.
Marafon
Usuário Cambuci

Data de registro: 03 Mar 2012, 16:27

Mensagempor _Carlão_ em 28 Nov 2012, 12:46

Agora estamos entrando na época da produção de cumari aqui no estado de São Paulo. Alguns pés estão começando a florada enquanto outros já estão com frutos. Hoje mesmo já colhi cumari em dois pés que nasceram sozinhos aqui na cidade, disseminados por pássaros, e achei mais três soltando florada. Basta andar pelos sítios ou na beira de estradas de terra que podemos encontrá-los. É importante também deixar alguns frutos nos pés para que a natureza continue os propagando e tenhamos novamente pimentas no próximo ano. Abrçs.
Carlão
_Carlão_
Usuário Jalapeño

Data de registro: 27 Mai 2012, 22:35

Mensagempor rodrigoneves em 29 Nov 2012, 19:44

Olá.

Engraçado, aqu no Pará temos a "Cumari do Pará", amarela, com pungência média.

Semeei há 12 dias e já estava agoniado, pois normalmente as sementes que planto germinam em 7 ~ 10 dias; Mas imagino que haja algum parentesco estre as "cumaris", então vou dar mais tempo a elas.

Muito bom ter encontrado este post, rsrsrs.

Abraço.
rodrigoneves
Usuário Malagueta

Data de registro: 10 Nov 2008, 17:08

Mensagempor avante em 07 Dez 2012, 23:57

_Carlão_ escreveu:Agora estamos entrando na época da produção de cumari aqui no estado de São Paulo. Alguns pés estão começando a florada enquanto outros já estão com frutos. Hoje mesmo já colhi cumari em dois pés que nasceram sozinhos aqui na cidade, disseminados por pássaros, e achei mais três soltando florada. Basta andar pelos sítios ou na beira de estradas de terra que podemos encontrá-los. É importante também deixar alguns frutos nos pés para que a natureza continue os propagando e tenhamos novamente pimentas no próximo ano. Abrçs.
Carlão

Carlão, boa noite, há tempos estou procurando por sementes de cumari, pois aqui em Bauru não acha nem em feira para comprar, se tiver interesse em trocar algumas sementes, me dá um alô que eu te mando a relação das que tenho, valeu camarada.
Paulo Sergio
De bem com a vida
DIÁRIO: viewtopic.php?t=17453
RECEITA: viewtopic.php?f=15&t=17554
COMPOSTAGEM: viewtopic.php?f=4&t=17647
avante
Usuário Murupi

Data de registro: 24 Out 2012, 22:46

Mensagempor Leonardo Lima em 11 Dez 2012, 04:46

Tenho lido muito aqui no fórum sobre quebra de dormência, achei esse tópico interessante, pra quem não tem passarinho em casa :D , viewtopic.php?f=1&t=10887
Sejam bem vindos no meu Diário; viewtopic.php?f=7&t=17513

"A vantagem de brincar com fogo é aprender a não se queimar."
Oscar Wilde
Leonardo Lima
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Nov 2012, 12:16

Mensagempor pablo70 em 14 Jan 2013, 10:32

As minhas ainda nada... alguem conhece uma tecnica que não envolva animais, nem acídos e substancias perigosas? :lol:
Plantei normalmente em substrato (nada), plantei em vaso fechado com plastico para preservar a umidade (nada), lixei a casca da semente e coloquei em agua 24 horas e plantei, mas até agora nada.
Será algum problema com as sementes?
O impossível é apenas uma questão de tempo.
Meu Facebook: https://www.facebook.com/Pablo.70.Llanos
Meu Diário: viewtopic.php?f=7&t=17246
pablo70
Usuário Murupi

Data de registro: 05 Set 2012, 11:54

AnteriorPróximo

Retornar para Pimentas brasileiras -- Brazilian chiles