Significação da Palavra MURUPI

Informações e discussões sobre variedades de pimentas brasileiras.

Information and discussions about Braziliian chile varieties.

Significação da Palavra MURUPI

Mensagempor mercier.julien em 12 Jul 2010, 18:39

Gente,

Tentei achar isso no internet sem sucesso. Preciso para um projeto bem definido, conhecer se a palavra MURUPI tem uma significação especial. Com certeza, essa pimenta não foi chamada assim sem razão, mas não achei nada nos dicionários Tupi que tenho.

Espero que algumas pessoas pode me ajudar.

Obrigado,
Vou beber leite o dia que as vacas vão chupar uvas
mercier.julien
Usuário Cambuci

Data de registro: 05 Jul 2010, 12:59

Re: Significação da Palavra MURUPI

Mensagempor Cleômenes em 14 Jul 2010, 15:57

Seja bem vindo, Julien. Aproveite e preencha as informações do seu perfil.

Murupi vem do tupi muru'ru (mal-estar intermitente) + apy (queimar). Aquilo que queima de forma intermitente.
Um abraço alagoano.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

Mensagempor mercier.julien em 15 Jul 2010, 10:03

Muito Muito obrigado Cleômenes,

vou prencher agora...
mercier.julien
Usuário Cambuci

Mensagempor mercier.julien em 15 Jul 2010, 10:27

Cleômenes..

Posso te perguntar as referencias para sua definição da palavra Murupi??? Eu vou abrir um novo conceito com talvez esse nome e não posso divulgar informação errada...Não que não acredito em você, não me entende errado por favor, mais gostaria ter certeza mesmo.

Um grande abraço
mercier.julien
Usuário Cambuci

Mensagempor Cleômenes em 15 Jul 2010, 13:59

Essa pesquisa eu fiz há dois anos, quando procurava dados para o meu site. Como não achei nada na net, procurei um convento que existe na cidade de Lagoa Seca, na Paraíba, cujos padres são missionários na Amazônia e possuem um museu sobre a cultura indígena da região. As informações que me passaram são baseadas no vocabulário tupi-guarani do povo kamaiurá, do Alto Xingu.

Segundo esses padres, é impossível fazer uma tradução exata para o português, pois os termos em tupi são muito ambíguos, podendo uma única palavra ter vários sentidos de acordo com a ocasião e a tribo em questão. Pois bem, o termo muru’ru tem o sentido de sofrimento, que pode ir desde um mal-estar constante, enxaqueca, enjoo que não passa, dor renitente, até o sofrimento no sentido moral, como tristeza, depressão, etc. Quem nunca escutou o termo que passou para nossa língua: Fulano está todo “jururu”. Existe até uma planta da família das urtigas que no norte tem o nome de mururu, por causar sofrimento em quem a toca. “Muru” pode também servir de interjeição, como Arre! Ai! Ui! sempre associado a dor. Apy (api) tem o sentido de queimar, arder.
A conjunção de muru + api = murupi.
Um abraço alagoano.
Cleômenes

Mensagempor Grifo em 29 Jul 2010, 04:41

Muito interessante Cleo ;)
Grifo
Usuário Rocotó

Data de registro: 14 Set 2007, 15:14

Mensagempor Luis Pinheiro em 03 Ago 2010, 07:56

bOM DIA.
Li o significado de Murupi e fiquei impressionado com a resposta . Parabens Cleo.
Abraços

Luis Pinheiro
Luis Pinheiro
Usuário Malagueta

Data de registro: 02 Ago 2010, 21:59

Mensagempor Luis Pinheiro em 03 Ago 2010, 20:32

Comprei um livro hoje sobre Pimentas de Roraima. Fiquei impressionado com as variedades amazonicas. O livro é fruto de um trabalho entre o INPA e a Embrapa Roraima.
Vale a pena ler.......o autor ...Reinaldo Imbrozio Barbosa....
Abraços,

Luis Pinheiro
Luis Pinheiro
Usuário Malagueta

Data de registro: 02 Ago 2010, 21:59

Mensagempor neyde hidalgo em 03 Ago 2010, 22:41

Tenho algumas publicações do autor tb. Lí várias coisas mto interessantes sobre pimentas e outros assuntos fele e de alguns companheiros pesquisadores da região amazônica. Pena q não hajam estudos recentes sobre o assunto. neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor csombra em 08 Nov 2010, 13:12

Cleômenes escreveu:Essa pesquisa eu fiz há dois anos, quando procurava dados para o meu site. Como não achei nada na net, procurei um convento que existe na cidade de Lagoa Seca, na Paraíba, cujos padres são missionários na Amazônia e possuem um museu sobre a cultura indígena da região. As informações que me passaram são baseadas no vocabulário tupi-guarani do povo kamaiurá, do Alto Xingu.

Segundo esses padres, é impossível fazer uma tradução exata para o português, pois os termos em tupi são muito ambíguos, podendo uma única palavra ter vários sentidos de acordo com a ocasião e a tribo em questão. Pois bem, o termo muru’ru tem o sentido de sofrimento, que pode ir desde um mal-estar constante, enxaqueca, enjoo que não passa, dor renitente, até o sofrimento no sentido moral, como tristeza, depressão, etc. Quem nunca escutou o termo que passou para nossa língua: Fulano está todo “jururu”. Existe até uma planta da família das urtigas que no norte tem o nome de mururu, por causar sofrimento em quem a toca. “Muru” pode também servir de interjeição, como Arre! Ai! Ui! sempre associado a dor. Apy (api) tem o sentido de queimar, arder.
A conjunção de muru + api = murupi.

Não posso deixar de registrar aqui a minha admiração por pessoas como vc Cleômenes, que
se aprofundam em determinados assuntos e tem a paciência e o prazer de compartilhar tais
informações. Obrigada ! Adorei a explicação !
csombra

Data de registro: 21 Fev 2010, 00:12

Mensagempor brunorafael em 29 Nov 2010, 20:52

nossa que legal eu tenho algumas sementes aqui de murupi res e nun ca pensei em procurar o significado da palavra
brunorafael
Usuário Cumari

Data de registro: 05 Ago 2010, 21:59

Mensagempor Cleômenes em 30 Nov 2010, 15:21

Obrigado, Cíntia.

É esse o espírito do fórum, compartilharmos informações, experiências, sementes e, acima de tudo, amizades.
Um abraço alagoano.
Cleômenes

Mensagempor csombra em 30 Nov 2010, 16:04

Cleômenes escreveu:Obrigado, Cíntia.

É esse o espírito do fórum, compartilharmos informações, experiências, sementes e, acima de tudo, amizades.

De nada Cleômenes... ;) ;) ;)

Como não parabenizar uma pessoa que está sempre disposta a dar a explicação
de tudo que envolve o mundo das ardidinhas ??? Vc é dez ! :) :) :)
csombra

Mensagempor Ray Camargos em 12 Dez 2010, 00:09

Cleômenes escreveu:Seja bem vindo, Julien. Aproveite e preencha as informações do seu perfil.

Murupi vem do tupi muru'ru (mal-estar intermitente) + apy (queimar). Aquilo que queima de forma intermitente.

Depois que descobri que as pimentas que eu tinha comprado eram Murupi, com a ajuda do próprio cleômenes, vejo que o nome tem tudo haver né. Muito sábio quem deu esse nome para a pimenta, ela fica ardendo um século...põe intermitência nisso, não que arda muito, mas tomei água e nada de parar, chupei bala e nada, só depois de umas 2 horas parei de sentir o ardor por completo.
"Rico é o que a alma dá e tem"
Ray Camargos
Usuário Murupi

Data de registro: 28 Nov 2010, 16:31

Mensagempor csombra em 12 Dez 2010, 10:06

Ray Camargos escreveu:
Cleômenes escreveu:Seja bem vindo, Julien. Aproveite e preencha as informações do seu perfil.

Depois que descobri que as pimentas que eu tinha comprado eram Murupi, com a ajuda do próprio cleômenes, vejo que o nome tem tudo haver né. Muito sábio quem deu esse nome para a pimenta, ela fica ardendo um século...põe intermitência nisso, não que arda muito, mas tomei água e nada de parar, chupei bala e nada, só depois de umas 2 horas parei de sentir o ardor por completo.

Oi Ray, tudo bem ?

Lendo a sua resposta me lembrei de algo a respeito de como amenizar o efeito "ardido"
da pimenta....Eu li aqui no fórum mesmo, mas não lembro onde. Ensina a ingerir leite
ou iogurte, e não água, quando a ardência se torna intermitente.... Isso ocorre porque a
lactose “seqüestra” o ardido. Evite água, porque, em vez de amenizar o problema, só “espalha”
mais a pimenta. Fuja também de refrigerante que, combinado à pimenta, pode provocar afta.

Um ótimo domingo pra vc !
csombra

Mensagempor Ray Camargos em 12 Dez 2010, 14:15

csombra escreveu:
Ray Camargos escreveu:

Oi Ray, tudo bem ?

Lendo a sua resposta me lembrei de algo a respeito de como amenizar o efeito "ardido"
da pimenta....Eu li aqui no fórum mesmo, mas não lembro onde. Ensina a ingerir leite
ou iogurte, e não água, quando a ardência se torna intermitente.... Isso ocorre porque a
lactose “seqüestra” o ardido. Evite água, porque, em vez de amenizar o problema, só “espalha”
mais a pimenta. Fuja também de refrigerante que, combinado à pimenta, pode provocar afta.

Um ótimo domingo pra vc !

Olá moça, tudo jóia. Dicas anotadíssimas ok. Muito obrigada.
"Rico é o que a alma dá e tem"
Ray Camargos
Usuário Murupi

Data de registro: 28 Nov 2010, 16:31

Mensagempor ThiagoHubner em 23 Jun 2011, 08:47

Gostei de saber mais um pouco sobre a Murupi.
Valeu Cleomenes
Abraços
A procura de sementes!! visite meu diário para doação.
viewtopic.php?f=7&t=11817
Meu Diário
''Deus seja louvado''
ThiagoHubner
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Dez 2009, 18:34

Mensagempor soldeminas em 12 Jul 2011, 19:13

Nossa que legal, parece ser muito boa essa pimenta.Alguém poderia doar umas sementes de murupi? obrigado
visitem meu diário
viewtopic.php?f=7&t=12981
Dente por dente, alho por alho... Quando viro pimenta, lágrimas de cebola não me comovem.
soldeminas
Usuário Cumari

Data de registro: 20 Mai 2011, 16:07

Mensagempor Jefferson F Santos em 17 Mar 2012, 20:35

A murupi seria a top em ardencia Brasileira? eu não a conheço...
Jefferson F Santos
Usuário Fatalii

Data de registro: 24 Fev 2012, 00:24

Mensagempor neyde hidalgo em 23 Mar 2012, 19:53

Eu a considero uma das mais ardidas das brasileiras, realmente. Para mim, ela perde para poucas. Esperemos os foristas que gostam de sentir o ardor delas se pronunciarem... Bjos. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Próximo

Retornar para Pimentas brasileiras -- Brazilian chiles