LEDs... O cultivo do futuro!

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Mensagempor RenatoHemp em 05 Fev 2009, 10:38

Bom dia, hoje eu venho aqui mostrar uma tecnica de cultivo, essa tecnica é utilizada em Indoor (cultivo dentro de casa, sem utilizar o Sol)...

É uma pequena maravilha tecnologica, é a utilização dos LEDs no cultivo, sim LEDs, aquelas bolinhas de vidro que tem em tudo quanto é canto, no controle, no celular, no carro, na TV, em tudo...

O texto abaixo foi retirado de uma comunidade beeeeeeeeeeemmmmm Tímida, por isso eu não vou poder colocar os devidos creditos... Sinto muito...

Como podemos ver na primeira imagen, abaixo, a linha Verde é a necessidade das plantas para maior produção de clorofila, todas as "Plantas Verdes que dêem flores" no geral, a nossa "Plantinha", no particular. Reparem que a faixa faz uma primeira "subida", entre os números 425nm e 470nm, e uma segunda, e muito mais bombada, subida entre 630nm e 665nm. Se vocês repararem na linha vermelha, que representa os LEDs, ela está exatamente sobre os espectros desejados!

Imagem

Pois guardem estes comprimenyos de onda (o tal de nm (nanomêtro) e procurem as especificações técnicas dos LEDs , não só os que estou citando, e vocês verão que, na média, TODOS os LEDs emitem luz no mesmo comprimento da onda (espectro):

- Azuis: 470nm
- Vermelhos: 630nm

As demais cores estão fora do nosso interesse. O verde, amarelo, ambar, turquesa e laranja não servem para NADA! O que ajudaria dar um reforço ao azul, seria o raro Azul-Real (Royal Blue), que tem a faixa de 455nm!

Então, já está decidido? É só usar LEDs bem luminosos de cores azul e vermelha??? Se nós olharmos os produtores internacionais de luzes LEDs para plantação indoor, eles só estão usando estas duas cores, e a resposta deles parece ser, Sim!

Estas duas fotos, falam muito a respeito dos Leds.

Uma experiência feita em 23 dias, utilizando Capim em duas luzes, 01 Vapor de Sódio de 175W e a outra uma simples combinação de 22w (!) de Leds azuis e vermelhos.

Apesar da baixa potência dos leds, a luz é emitida nos exatos comprimentos, que as plantinhas necessitam e usam.

Imagem
Imagem

Infelizmente amigos, as placas de LEDs são difíceis de se encontrar no Brasil, sendo assim, quem quer plantar com LEDs tem que Montar a sua Propria placa de LEDs...

Essa é a figura de uma placa com leds azuis e brancos, essa é mais indicada para vegetação.
Imagem

No caso da flora seria um mix de leds vermelhos e azuis...

Os materiais para fazer os paineis...
Imagem

Vemos:
-Um painel de circuitos, desses você vai em qualquer lojinha de eletronica e eles fazem pra você, sai baratinho...

-Os leds você compra no mercado livre, tem que prestar atenção no angulo dos leds, alguns so tem luminosidade abaixo de 30°, o bom seriam leds com 120°, assim ilumina mais área, e você pode aproximar mais das plantas. Os leds custão em terno de R$ 1 (os de 30°).

-Fonte de 12V, baratinho também...

O passo-a-passo da montagem eu ainda vou preparar, devido à dififuldade na montagem de sistemas eletronicos...

É isso galera, quando eu terminar o tuto de montagem dos LEDs, eu posto aqui pra vocês...

Até mais,
[]´s
"Se não houverem frutos, valeu pelas flores, se não houver flor, valeu a sombra da árvore, se não houver sombra valeu pela intenção da semente!"

Cultivo com LEDs
[Hidroponia]Sistema Bubbler/Leito Flutuante
RenatoHemp
Usuário Cambuci

Data de registro: 04 Fev 2009, 11:09

Re: LEDs... O cultivo do futuro!

Mensagempor tucabail em 06 Fev 2009, 07:33

Olá Renato...beleza???
Pois eu serei um a utilizar esta técnica, para ver os resultados e também economizar muuuuita energia.... :rofl: :rofl:
Gostaria que você colocasse o croqui da placa, posição dos furos, quantidade de leds, a altura em que ela deve ficar sobre a sementeira, especificação dos cabos e fios utilizados.
Acredito que se der certo mutos daqui irão aderir a este sistema, muito mais econômico.
Agradeço tua dedicação em divulgar este projeto. :geek:
Um grande abraço.
Tuca 8)
tucabail
Usuário Murupi

Data de registro: 25 Set 2007, 16:16

Mensagempor FANEZZE em 06 Fev 2009, 07:51

Bom dia Tuca, ja tinha ouvido falar dos espectros de luz que os diodos emissores de luz, (LEDS) alcançam, tem um
amigo meu que desenvolve estas placas de LEDS para iluminação de piscinas e interiores, um abraço.
Nossa amizade pode ter varias vírgulas, mas nunca um ponto final.

viewtopic.php?f=8&t=6239
viewtopic.php?f=5&t=8153
viewtopic.php?f=18&t=5415
FANEZZE
Usuário Fatalii

Data de registro: 14 Ago 2008, 22:33

Mensagempor RenatoHemp em 06 Fev 2009, 08:08

Bom dia!

Tucabail

Olha, a placa deve conter LEDs de alta luminosidade, de 1 a 5 W de potencia, você tem que pensar em quando vai utilizar os leds, se é na floração ou na vegetação, se for para flora, monte uma placa com 50 ou mais LEDs ja vi gente com uma placa de 150 LEDs, use o dobro de LEDs vermelhos na placa, pra fazer a minha, eu tive que ir em uma loja de eletronica e ficar conversando com o dono uma forma de fazer tudo isso... Até por que não é só LEDs que você usa na Placa, você também usa resistores e outros componentes, a não ser que você tenha conhecimento de eletronica, eu acho que você deveria ir à uma loja...

A distancia dos LEDs, se você tiver um sitema de resfriamento para a placa os LEDs podem ficar bem proximos, isso depende da potencia... A mesma coisa para as plantas, se você tiver bons LEDs (aqueles com um angulo de iluminação acima de 45°) você pode colocar bem perto... o problema da distancia é a abertura do angulo, um led com 30° de abertura não vai misturar a luz com os leds do lado até uma certa distância, mas um conjunto de LEDs com angulo de 120° mistura muito mais fácil, assim você pode colocar bem perto das plantas, ja que quase não produz calor, as plantas não sofrerâo...

É um sitema de baixo consumo, não tem complicação... pra quem é da área!

FANEZZE

Opa, blz?

Vamos conversar isso, eu to querendo montar mais placas, você pode me adicionar no MSN???
"Se não houverem frutos, valeu pelas flores, se não houver flor, valeu a sombra da árvore, se não houver sombra valeu pela intenção da semente!"

Cultivo com LEDs
RenatoHemp
Usuário Cambuci

Data de registro: 04 Fev 2009, 11:09

Mensagempor FANEZZE em 06 Fev 2009, 17:20

Obrigado pela dica RenatoHemp, mas sou formado em eletrônica conheço a teoria, um abraço.

viewtopic.php?f=8&t=6239
viewtopic.php?f=5&t=8153
FANEZZE
Usuário Fatalii

Mensagempor guvilla em 11 Fev 2009, 10:26

FANEZZE escreveu:Obrigado pela dica RenatoHemp, mas sou formado em eletrônica conheço a teoria, um abraço.

Fanezze,
que tal postar o esquema eletrônico, com componentes e tudo? Ai enriquece esse post ;)
Pimenteiro de apartamento. Essa categoria ainda pega! [Rs]

Chega de foto de pimenta, adote um AVATAR:
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=31&t=8373&p=121787
guvilla
Usuário Cumari

Data de registro: 17 Jan 2009, 12:59

Mensagempor claudiotxr em 11 Fev 2009, 12:15

Legal esse esquema, 22 w de LED deve ser uma porrada deles, com potencia de 0,15 dá um balde, vi uns de 3w, mas não sei se tem nas cores necessárias, dá pra montar um esquema com LED azul, vermelho e amarelo e variar a cor com um potenciômetro.
Claudio Teixeira - Desterro - SC - Brazil

Regras para Pedido de sementes
viewtopic.php?f=6&t=7052
http://twitter.com/claudiotxr
claudiotxr
Usuário 7 Pot

Data de registro: 09 Dez 2006, 11:48

Mensagempor RenatoHidrocultivo em 12 Fev 2009, 06:51

Eaew Claydiotxr, tudo blz???

Olha só, como você disse não é muito interresante pra gente usar leds de 0,15W, mas os de 1, 3 e 5 W são bem atraentes...

Quanto à luz, usamos mais o vermelho e o azul, isso na fase de floração da planta, na fase vegetativa você teria que usar leds brancos e azuis, mas os amarelos não tem um comprimeito de onda muito interresante não, apenas azuis e vermelhos...

Acho que não falei isso aki nesse tópico mas, para cada fase da vida da planta existe uma "cor" de luz que ela utiliza para sobreviver... por isso nem todos os leds funcionam, apenas os azuis e vermelhos...

P.S.: Eu vou arranjar tempo para montar uma planca de LEDs e colocar aqui como fica a instalação e todo o processo...

flw
[]´s

RenatoHidrocultivo
Usuário Jalapeño

Data de registro: 06 Fev 2009, 11:27

Mensagempor guvilla em 12 Fev 2009, 07:32

Boa Renato!
Faça mesmo! Quero muito saber como montar.

Outra coisa: Você disse que LED gasta pouco, mas são tantos na placa... certeza que o consumo é baixo mesmo?
Pimenteiro de apartamento. Essa categoria ainda pega! [Rs]

Chega de foto de pimenta, adote um AVATAR:
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=31&t=8373&p=121787
guvilla
Usuário Cumari

Data de registro: 17 Jan 2009, 12:59

Mensagempor RenatoHidrocultivo em 12 Fev 2009, 08:25

Bem, tudo depende do que você procura...

No cultivo indoor, a preocupação é sempre com a potencia dos equipamentos, maior potencia = maior desemprenho = conta de luz mais cara...

pra você ter ideia, na fase de floração normalmente se utiliza uma HPS de 400 W, vamos fazer as contas... [(400 W x 18 H/dia x 30 dias) / 1000] x Tarifa... Vamos imaginar que a tarifa é de R$ 0,50, tudo da R$ 108, 00, isso com uma HPS de 400 W que nem é tão forte, você vai ter resultados pequenos, imagina uma HPS de 1000W ligada... Deus me livre disso... Lembrando que R$ 108 é só da lampada HPS, ainda tem o reator, sistema de exaustão, ventiladores, e por aí vai...

Agora com LEDs, uma placa com 20 W de LEDs já da o resultado de uma HPS 400W, entende, 20 vezes melhor... Eu pretendo montar placas de 200 W para produzir muito... Várias pimentas serão plantadas :D

Agora, vamos fazer as continhas das LEDs... uma placa com [(50 W x 18 H/dia x 30 dias) / 1000] x tarifa... Vai dar coisa de R$ 15,00 (juntando com os outos componentes da placa)...

Olha a diferença de custos... É uma beleza meu amigo... :inlove:

Ate mais,
[]´s

RenatoHidrocultivo
Usuário Jalapeño

Mensagempor Regicps em 26 Fev 2009, 18:43

Olá pessoal ..este cultivo com leds é super interessante...acabei de comprar no Extra aquelas gavetas porta treco com 4 gavetas de plastico..(depois posto as fotos) e estava pesquisando as ligações com leds...o problema é que se voce optar por led de alto brilho a mais barata sairá 1,00 cada... com isso a placa não sai menos de 100,00 reais.... ai fica a duvida... 4 gavetas.... 400,00 reais... será que compensa?????... bom a outra duvida é o seguinte... se eu utilizar as leds comum que são 100 por uns 15,00 reais... terá o mesmo funcionamento...?????
Regicps
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 06 Jan 2009, 13:00

Mensagempor RenatoHidrocultivo em 27 Fev 2009, 09:39

Regicps escreveu:Olá pessoal ..este cultivo com leds é super interessante...acabei de comprar no Extra aquelas gavetas porta treco com 4 gavetas de plastico..(depois posto as fotos) e estava pesquisando as ligações com leds...o problema é que se voce optar por led de alto brilho a mais barata sairá 1,00 cada... com isso a placa não sai menos de 100,00 reais.... ai fica a duvida... 4 gavetas.... 400,00 reais... será que compensa?????... bom a outra duvida é o seguinte... se eu utilizar as leds comum que são 100 por uns 15,00 reais... terá o mesmo funcionamento...?????

Respondendo a sua pergunta: Não...

Porque não?

Bem, o importante é a quantidade de luz que podemos obter apartir dos LEDs, realmente esses leds de alto brilho são um pouco caros, esses de R$ 1,00 são os que usamos normalmente, eles são de 1 W cada, já ví gente usando de 5 W, mas qual é a vantagem dos LEDs, eles são 20 vezes mais eficientes que as HPS (Vapor de Sódio) que até hoje são amplamente usadas em cultivo indoor (sem luz do sol), pra você ter uma ideia, uma lampada HPS de 400 W é o mínimo que eu considero pra fazer uma plantaçãozinha, com algunas plantinhas... você vai ter que deixá-la ligada 12/12 (12 ligada, 12 desligada), 12(Horas)x30(dias)x400(W)x0,50(R$)(Tarifa, pode ser mais cara ou mais barata dependendo da região) o valor que você obtiver você divide por 1000... Total R$ 72,00 por mês pra manter umas plantinhas, isso sem contar o sistema de refrigeração da lampada, HPS produz muuuuuuuito calor, então você tem mais 2 coolers em um CoolTube, aí você vai somando...somando e ja viu...

Uma planca de LEDs com 20 LEDs de R$ 1,00 da o mesmo resultado de uma lampada HPS de 400W, vamos às contas: 12(Horas)x30(dias)x20(W)x0,5(R$) divide por 1000... R$ 3,60 por mês, e não esquenta quase nada...

Você não vai precisar de 400 LEDs para as suas placas, 400W LED vale coisa de 8000W HPS, você vai literalmente torrar as suas plantas brother, é mais forte que a luz do Sol que agente recebe (mais de 50000 Lumens)...

Você pode montar 4 placas de 20 ou 25 LEDs, 2 para vegetação (azul e branco) e 2 para floração (azul e vermelho).

Não sei onde você está pesquisando, mas existe um forum que eu considero uma grande fonte de pesquisa, é um forum sobre plantio de Cannabis o "www.cannabiscafe.net" vai no forum e digita LEDs na busca, Não estou fazendo apologia a nada, só indicando uma fonte de pesquisa!, é que eu acho importante para todos os cultivadores, não importa que tipo de planta você cultiva, terem conhecimento do maior numero possivel de tecnicas, e com certeza você vai achar muuuuuuuito sobre cultivo indoor... O único problema é que o forum é internacional, mas se fala espanhol mais ou menos e arranha no ingles você se vira la dentro...
Uma outra fonte de pesquisa extremamente interessante é o GrowRoom (Cannabis também), esse é 95% em portugues, mas não fala tanta coisa sobre LEDs, é legal você dar uma olhada, tem cada solução interessante...

Bem, está aí, quem quiser aprender entre, quem não quiser...

[]´s e boas colheitas!

RenatoHidrocultivo
Usuário Jalapeño

Mensagempor rilantopes em 27 Fev 2009, 09:53

aqui fica uma pequena ajuda
sempre ao dispor
Anexos
lanterna-leds.gif
lanterna-leds.gif (17.48 KIB) Visualizado 19843 vezes
meu diario:https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=6275&start=0
do alto da serrania um abraço de simpatia
CARLOS
rilantopes
Usuário Cumari

Data de registro: 25 Jun 2008, 20:37

Mensagempor FANEZZE em 27 Fev 2009, 10:05

rilantopes escreveu:aqui fica uma pequena ajuda
sempre ao dispor

O ideal é usar bateria de 9VCC ou 12VCC, pois os reguladores da linha 78XX, precisa do dobro da tensão de saida para ter uma boa regulação, neste caso quando faltar energia da rede elétrica vai diminuir muito o brilho dos leds, se trocar de bateria temos que adaptar o carregador,um abraço.

viewtopic.php?f=8&t=6239
viewtopic.php?f=5&t=8153
FANEZZE
Usuário Fatalii

Mensagempor RenatoHidrocultivo em 27 Fev 2009, 11:48

Opa, vlw, rilantopes vou colocar essa imagem no primeiro post se você não se importar...

FANEZZE, posso colocar a sua dica também???

@Para os Dois
Me respontam uma coisa, já que não fiz engenharia eletrica...

Pelo que estou vendo essa placa é para LEDs de 1W, vai dar quase 10W LEDs, eu posso usar a primeira parte do circuito (em azul) e mudar a parte preta para usar 30 LEDs???

Por que o ideal é acima de 25W de LEDs...

Obrigado

RenatoHidrocultivo
Usuário Jalapeño

Mensagempor FANEZZE em 27 Fev 2009, 16:24

Na realidade não precisamos de uma tensão DC estabilizada para os leds, pode tirar o regulador 7805 e colocar direto no circuito retificador, no catodo do D5 que vai funcionar do mesmo jeito, só que se voce alterar a bateria de 6VCC para outro valor de tensão, você precisa recalcular os resistores dos leds a formula esta ai embaixo., um abraço.

R = (VCC - Vled) / 0.028
VCC - Tensão no catodo do D5 ou tensão da bateria.
Vled - Tensão do led.
0.028 corrente no led.

viewtopic.php?f=8&t=6239
viewtopic.php?f=5&t=8153
FANEZZE
Usuário Fatalii

Mensagempor RenatoHidrocultivo em 27 Fev 2009, 19:22

Obrigado pelo esclarecimento, eu fiz circuitos na faculdade, mas só cheguei a ver corrente alternada, então preciso de mais explicação...

[]´s e boas colheitas

RenatoHidrocultivo
Usuário Jalapeño

Mensagempor Regicps em 16 Mar 2009, 15:49

Para quem não manja de eletronica e quer se aventurar.... segue um excelente link.

http://ledcalculator.net/

http://myresistor.com/
Regicps
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 06 Jan 2009, 13:00

Mensagempor Noboru em 20 Mar 2009, 21:38

Seguindo a linha minimalista do Fanezze, que já retirou o regulador da parada, eu acho que a bateria também seria um luxo não muito necessário, afinal o tempo de falta de energia atualmente tem se reduzido muito. Portanto eu só ficaria com o transformador, a ponte retificadora, o capacitor de filtro (será que é necessário?) e o banco de LED's.
Grosso modo, para 30 LED's um transformador de 5V / 50W seria o suficiente, os retificadores 1N4007 deveriam ser trocados, pois para 30 LED's (860mA)eles estariam muito próximos do seu limite (aí o Sandro pode ajudar a indicar uma ponte atual de 2 ou 3A que não seja tão difícil de encontrar) e recalcular os resistores de polarização dos LED's.
Para quem não se importa com o barulho de uma ventoinha, uma pedida seria usar o 5V das fontes de PC (a mais ordinária aguentaria uns 300 LED's com folga) a um preço de 40 ou 50 contos, aí seriam mantidos os resistores de polarização dos LED's do esquema.
Em resumo, idéias não faltam.
[]s
Noboru
Ajude a manter o fórum operando, veja como no seguinte tópico:
viewtopic.php?f=24&t=1019
Noboru
Usuário Rocotó

Data de registro: 05 Set 2008, 21:53

Mensagempor FANEZZE em 21 Mar 2009, 09:27

Noburo, sem retirarmos os capaciotres de filtro estaremos baixando muito o rendimento do circuito, pois vamos utilizar o valor médio da onda, quanto a ponte retificadora, existe pontes de todas as correntes e tensões, qualquer loja de materiais eletrônico vende, para calcular a corrente da ponte somamos as correntes dos leds damos uma folda de 30% e dividimos por 2, assim se a corrente total nos leds for 5A + 30% de folga = 6,5A total, dividindo por 2 = 3,25, então vamos precisar de uma ponte retificadora de 250VCA/4 amperes, pois em retificadores com onda completa as correntes se dividem, um abraço.

viewtopic.php?f=8&t=6239
viewtopic.php?f=5&t=8153
FANEZZE
Usuário Fatalii

Próximo

Retornar para Técnicas