[Cultivo indoor] Produzindo em Garrafas pet

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

[Cultivo indoor] Produzindo em Garrafas pet

Mensagempor guvilla em 17 Jan 2009, 17:43

MICROCULTURA em Garrafa Pet

Recentemente tenho me dedicado à cultura de pimenta.
Faço isso somente por hobby, já que moro em apartamento e não possuo grande espaço para o plantio.

De qualquer forma, tenho testado técnicas para melhorar a produção de minhas pimentas e acredito que já possa compartilhar algumas delas com vocês.
A que gostaria de citar é o uso de garrafa pet, desde a fase de semeadura, até a produção de frutos.

Como o espaço para plantio de pimentas é restrito, tendo em vista que meu apartamento não tem varanda, uso a janela da lavanderia, que bate sol durante todo o período da manhã.

A experiência que fiz foi plantar sementes vindas da mesma pimenta em dois recipientes diferentes.
Um de fibra de coco e outro feito de Garrafa pet com sistema de pavio.
A plantada em garrafa pet está se desenvolvendo muito melhor, inclusive com relação à seu tamanho (apesar de ter menos terra!).

Para quem não sabe, o sistema de pavio é considerado sistema hidropônico (baseado em água), mas que usa a terra para passar os nutrientes para a planta.

Essa técnica da garrafa pet tem dado EXCELENTES RESULTADOS e recomendo a todos.
Entre as vantagens estão:

• Exige menor monitoramento da humidade do solo
  • A própria planta dita o volume de água que deseja consumir
  • Sistema anti-dengue, já que a água não tem contato externo
  • Não permite evaporação do reservatório
  • Baixíssimo custo de produção

Para construir seu sistema hidropônico com garrafa pet, você precisará de:

• 1 garrafa de refrigerante com tampa (quanto maior, melhor)
  • 1 Tesoura ou faca
  • 1 Barbante ou pedaço de tecido - AMBOS DE ALGODÃO
  • Jornal ou saco de lixo preto

>>> CORTAR A GARRAFA <<<
O primeiro passo é cortar a garrafa pet, como abaixo:
Imagem
Se estiverem utilizando uma garrafa de coca-cola, notem que a garrafa possui uma faixa no centro, que é onde o rótulo fica colado.
Exatamente essa faixa deve ser retirada, sobrando a ponta (em forma de funil) e a base.

O resultado deverá ser algo como isso:
Imagem

Agora que o corte está pronto, vamos preparar o pavio que irá transportar a água para o solo.

>>> PAVIO <<<
Pegue a tampa do refrigerante e faça 1 furo ao meio para a passagem dos barbantes.
Imagem

Corte 3 pedaços de barbante de cerca de 15cm cada e passe-os pelo furo da tampa.
DICA: Caso o furo tenha ficado maior do que o desejado, dê um nó nos 3 barbantes para que não passem pelo furo.
Rosqueie a tampa novamente no funil da garrafa.

>>> PROTEGENDO AS RAÍZES <<<
Um dos fatores que pode limitar o desenvolvimento da sua pimenteira é o fato das raízes ficarem expostas e acredite, já tive problema com isso.
A solução que encontrei foi forrar o funil por dentro (onde irá a terra) com jornal ou saco plástico preto, como na foto abaixo:
Imagem

Sem se esquecer dos barbantes ;-)
Imagem
Para arrematar você pode cortar o jornal de forma a não ficar para fora do funil.

>>> PLANTANDO <<<
Agora você pode preencher o espaço interno do jornal com terra, tomando o cuidado de deixar os barbantes bem divididos para ter mais de uma fonte de água para as raízes.

Imagem

Imagem

Cuido para não usar barbantes ou tecidos muito grossos pois a irrigação pode ser excessiva e manter a terra húmida demais.
Plante sua muda ou semente, da mesma maneira como está habituado.

>>> ÁGUA <<<
A água ficará na parte inferior da garrafa e deve ficar ABAIXO da tampa da garrafa.
O motivo é simples: A intenção é que a planta determine a quantidade de água que deseja. Se a água ficar acima da tampa, automaticamente irá entrar em contato com a terra e a encharcará.

Imagem

Se a terra for nova ou estiver seca, é possível reabastecer o reservatório molhando diretamente a terra. Só tome cuidado para fazer alguns furos pequenos na tampa (ao redor do furo dos barbantes) para a água não acumular no fundo do funil.
Eu normalmente abasteço diretamente o reservatório, levantando a parte do funil. Acredito que abastecendo diretamente pela terra, a quantidade de água pode ser excessiva. (já tive problemas com isso e aprendi...rs)

>>> USANDO COMO DECORAÇÃO <<<
Quem não conhece o sistema e se depara com uma planta dentro de uma garrafa pet pode até pensar: "Nossa... não tem dinheiro nem pro vaso".
Mas tem uma solução muito atraente para usar sua pimenta até como item decorativo.
Cachepô - é uma caixa para colocar o vaso dentro e deixar a planta mais atraente. Todos devem conhecer, claro.
A dica do uso cachepô junto com este sistema é cortar a garrafa de forma que não fique muito alta e assim não passe a altura do cachepô.
Para disfarçar ainda mais, é possível usar 'barba de bode' ao redor da garrafa para a decoração.

Imagem

Eu como moro em apartamento, não tem jeito... tive que concordar com os clamores da mulher... rs.

>>> ITEM EXTRA <<<
Quem quiser extrapolar do uso do sistema, ainda pode montar uma miniestufa usando uma outra garrafa pet com o fundo cortado por cima.
Isso não testei, mas vi em um site e achei interessante a idéia.

Olha como ficaria:
Imagem

Aproveitando, alguém sabe de algum sistema pronto desse tipo? Gostaria de continuar com o sistema em um recipiente maior para não limitar tanto o crescimento da pimenteira.
Achei na internet uns vasos, mas não tinha loja virtual e em minha cidade (londrina-pr) não achei.
Tenho pensado em adaptar o sistema usando 2 vasos, mas se tiver algo pronto melhor.

Abraços nação pimenteira e boa sorte no uso do sistema ;-)

INFORMAÇÃO ADICIONADA EM 26/01/2009:
Está achando o vaso de garrafa pet pequeno? Veja o tutorial ensinando fazer o mesmo sistema com galão de água: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=4&t=8060
Editado pela última vez por guvilla em 01 Mar 2009, 17:53, no total de 10 vez
guvilla
Usuário Cumari

Data de registro: 17 Jan 2009, 12:59

Re: [Minicultura / apartamento] Produzindo em Garrafas pet

Mensagempor Chico em 17 Jan 2009, 21:07

Esta idéia é ótima, eu já havia visto algo parecido em outro tópico.
Eu gostaria que alguém tivesse uma receita para colocarmos na água, para funcionar como se fosse um sistema hidropônico, assim a planta se desenvolveria como se fosse em um vaso maior ou até no solo.
Edmundo Trein (o apelido é Chico)

Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?
É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Chico
Usuário Rocotó

Data de registro: 13 Set 2008, 23:33

Re: [Microcultura / apartamento] Produzindo em Garrafas pet

Mensagempor clebermaya em 18 Jan 2009, 14:27

Guvilla,
Achei muito legal o seu sistema de microcultura com garrafa pet.
Aqui em casa temos algumas plantas com um sistema parecido, mas é para plantas menores.
Enviarei algumas fotos.

Forte abraço, 8)
Saúde e Paz,
Cleber Maya

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
clebermaya
Usuário Cumari

Data de registro: 20 Dez 2008, 08:35

Mensagempor clebermaya em 18 Jan 2009, 14:41

Guvilla,

Aqui estão as fotos da minha hidrocultura. No meu caso o meu apartamento tem varanda e coloco todas as plantas e pimenteiras nela.

100_0047.jpg

100_0048.jpg

Forte abraço,
Saúde e Paz,
Cleber Maya

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
clebermaya
Usuário Cumari

Mensagempor guvilla em 18 Jan 2009, 17:13

Cleber,
esses vasos hidroponicos você sabe onde encontrar na internet? o sistema é de pavio, assim como descrevi na das garrafas pet?
E os nutrientes? são colocados na água ou somente no solo?
Vejo que até plantas maiores tem se dado bem em seu sistema. Muito interessante!!!

Estava procurando exatamente por uma solução pronta como esta. Muito bom!

Veja minha pimenta crescendo em garrafa pet de 2,5l de coca-cola. Não dá para ver o sistema pois está dentro de um cachepô, como descrevi no tutorial.
DSC00256.JPG
Pimenteira usando sistema de pavio com garrafa pet, dentro de cachepô decorativo.
Editado pela última vez por guvilla em 21 Jan 2009, 05:07, num total de 1 vezes
Pimenteiro de apartamento. Essa categoria ainda pega! [Rs]

Chega de foto de pimenta, adote um AVATAR:
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=31&t=8373&p=121787
guvilla
Usuário Cumari

Mensagempor neyde hidalgo em 18 Jan 2009, 18:31

Muito bom... Eu faço parte do time pq, apesar de não morar em apartamento tenho pouco quintal...
É muito bom encontrar gente nova já com essa participação... Parabéns, GuVilla!
Eu tb tenho alguns vasinhos nesse sistema do Cléber e até postei dias atrás, comprado com uma pimenteira, em supermercado. Fica muito bonito, mas aqui em casa durou pouco... Acho q o q falta é realmente descobrir os nutrientes a serem colocados na água. Isto é com o Zé Maria, nosso amigo de Noronha.
Vamos falar com ele...
Um abraço a todos. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor roque em 19 Jan 2009, 09:07

Neyde, vc reparou que ele tem uns caladiuns plantados nessa técnica? Aqui eu já mantive um pedaço de caule com um fiapo de raiz dentro d'água sem maiores cuidados e desenvolveu raizes e sairam folhas, acho que os caladiuns se adequam muito bem nessas condições de hidroponia e pode ser uma nova maneira de vc e a sonia manterem seus caladiuns, microcultivo hidroponico! ;)
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor fabiana villa alves em 19 Jan 2009, 09:27

GU
Parabens!!! Nao sabia das suas habilidades com plantas (vc escondeu de todo mundo...)!!!!
Eu, apesar de ter muito espaco em casa, vou tentar a tecnica pois o problema aqui sao os concorrentes das minhas plantas, ou seja, a nacao animal que tenho em casa, que insiste em destruir plantas e vasos. Talvez de certo fazerr desse jeito, ate que as mudinhas fiquem maiores!!

Neyde e Roque....acho que vcs nao sabem mas o Gu é meu primo querido!!! Da pra perceber que a paixao por pimentas esta no sangue!!!

abc a todos
Fabiana
fabiana villa alves
Usuário Jalapeño

Data de registro: 05 Jan 2009, 10:10

Mensagempor neyde hidalgo em 19 Jan 2009, 09:28

Pois é, Roque, não é prpriamente um Caladium, mas acho q um parente próximo, q eu tb comprei nesses vasinhos de plástico de hidroponia, num shopping. Ele agora está num vaso grande e mto lindo. Eu não havia me lembrado disso...E não havia observado o dele. Mas acho q vc me alertou para um novo jeito de plantar... Obrigada. Bjs. Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor neyde hidalgo em 19 Jan 2009, 09:30

Fabiana,, eu já sabia, sim...
Ele me mandou MP falando q conhece Torrinha, é de Brotas (terra natal), apesar de estar fora, tem o mesmo sobrenome seu e...daí foi só perguntar. Ele ficou mto contente por eu conhecê-la e disse q vc é sua primona... Q bom...família pimenteira. Bjs, querida. Boa semana. Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor roque em 19 Jan 2009, 09:45

Nessa foto aqui abaixo, Neyde, são caladiuns sim! E pelo que eu vi eles se adaptam muito bem nessa técnica sim, podendo ser mantidos dessa forma, talvêz em espaços menores, mas não sei se desenvolverão bulbos novos, aqui em Manaus, não posso servir de referência!!!!

100_0047.jpg
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Mariachi em 19 Jan 2009, 10:48

Gostei do sistema apresentado pelo Guvilla e acabo de copiá-lo, colocando para germinar algumas sementes de jalapeño.
Vamos ver o que acontece e posteriormente apresentarei os resultados.
Anexos
Estufa hidropônica pavios.jpg
"A sabedoria não é um produto da escolaridade, mas da tentativa ao longo de uma vida para obtê-la." Albert Einstein
Mariachi
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Out 2007, 10:05

Mensagempor guvilla em 19 Jan 2009, 11:14

Legal Mariachi!

Depois me diga como reagiram à estufa, pois ainda não testei isso.

Só 1 observação: Você usou 1 fio de barbante ou 3?
Pela foto tenho a impressão que usou apenas 1... Se isso se confirmar, acredito que a planta não conseguirá extrair a quantidade necessária de água.

guvilla
Usuário Cumari

Mensagempor Mariachi em 19 Jan 2009, 11:27

Guvilla

Usei 3 fios de espessura média e misturei só um pouquinho de vermiculita no substrato Plantmax HT. Apenas os fios estão submersos e o nível da água não toca o bocal da garrafa.
Vamos ver como se comporta essa germinação.
Abs.

Mariachi
"A sabedoria não é um produto da escolaridade, mas da tentativa ao longo de uma vida para obtê-la." Albert Einstein
Mariachi
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Out 2007, 10:05

Mensagempor neyde hidalgo em 19 Jan 2009, 11:40

Como me lembrou o Roque, vou testar com uma muda de caladium. Veremos. Postarei no tópico adequado (de Flores). Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor Diógenes em 19 Jan 2009, 12:39

Muito interessante, me animei com a ideia pois apesar de morar em casa nao ha muito espaço aqui, mas tenho umas dúvidas
coloca-se algo na água
e depois de germinada precisa colocar em outro local
devem ser perguntas tolas mais me bateu isso na mente
Diógenes
Usuário Cumari

Data de registro: 05 Jan 2009, 10:42

Mensagempor guvilla em 19 Jan 2009, 13:04

Diógenes,
não adicionei nada à água pois os nutrientes já estão contidos na terra.

Claro que com o passar do tempo será preciso adicionar nutrientes, já que a quantidade de terra é pouca e eles logo acabarão.
Pelo que andei lendo, compensando esse uso de nutrientes durante a vida de sua pimenteira, provavelmente ela durará muito tempo e poderá atingir tamanho bem maior do que o que normalmente atingiria no espaço que tem disponível.

Ainda estou iniciando minhas experiências nessa área, mas foi isso que consegui extrair até agora.
Quem poderia nos orientar melhor nesse sentido seria o Roque que é expert nisso.

Vou lançar um tópico novo sobre nutrientes para hidroponia baseada em pavio (esse sistema que utilizo) e posto o link aqui mesmo.

Abraços!

guvilla
Usuário Cumari

Mensagempor clebermaya em 19 Jan 2009, 13:11

guvilla escreveu:Cleber,
esses vasos hidroponicos você sabe onde encontrar na internet? o sistema é de pavio, asism como descrevi na das garrafas pet?
E os nutrientes? são colocados na água ou somente no solo?
Vejo que até plantas maiores tem se dado bem em seu sistema. Muito interessante!!!

Estava procurando exatamente por uma solução pronta como esta. Muito bom!

Veja minha pimenta crescendo em garrafa pet de 2,5l de coca-cola. Não dá para ver o sistema pois está dentro de um cachepô, como descrevi no tutorial.

Guvilla,
Os vasinhos com as plantas comprei numa loja entitulada "Mundo Verde" (franqueada). Nunca os vi para vender em outro lugar. A Neyde comprou os dela num shopping.
O sistema é de pavio, muito parecido com o seu descrito tão bem por vc.
Com relação aos nutrientes êles são colocados na água a cada 15 dias. Vou tentar usar o seu sistema com garrafa pet de 600 ml.
Depois informarei.

Forte abraço,
Saúde e Paz,
Cleber Maya

clebermaya
Usuário Cumari

Mensagempor neyde hidalgo em 19 Jan 2009, 13:22

Cleber, q nutrientes são esses? Eu só coloco água nos meus, mas com o tempo as plantas morrem...Falta deles, não? Bjs. Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor guvilla em 19 Jan 2009, 13:25

Conforme prometido, tópico exclusivo sobre Nutrientes para sistema hidropônico baseado em pavio (igual esse que ensinei):
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=4&t=7681

guvilla
Usuário Cumari

Próximo

Retornar para Técnicas