EM - 4

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

EM - 4

Mensagempor Lucas.Wallace em 24 Ago 2008, 20:18

RECEITA DO EM-4

EM-4 é um preparado de microorganismos que aceleram o processo de compostagem
EM 4, trata-se de consórcio de microorganismos
é um inóculo importado do Japão pela Fundação Mokiti Okada,
entre os microorganismos vc encontra Bacillus e outros, sua concentração gira em torno de 10 na 4, UFC, baixa considerando os diversos produtos do mercado, a utilização de melaço de cana é comum para sua inoculação pois, uma vez inoculado há reprodução dos microorganismos o melaço funciona como substrato para esta reprodução
Primeiro tem que fazer uma panelada de arroz bem papa, e lembre-se de não usar água com cloro. Depois pegue um gomo inteiro de bambu e rache-o ao meio, formando duas canoas. Encha as duas canoas de bambu com o arroz cozido e una novamente as duas e amarre-as. Aí que vem a parte mais complicada, procurar ao redor de algum bambuzeiro aquele fungo branco que se forma nas folhas de bambu, em seguida enterrar o gomo de bambu com o arroz cozido papa revestido com a folha contendo o fungo branco E aí é esperar algum tempo até o fungo tomar conta do arroz do bambu. Depois adicione o arroz do bambu em aproximadamente 10 litros de água e espere ativar.

(RECEITA CASEIRA DO MESMO)
1-cozinha-se 700 gr de arroz sem óleo e sem sal.
2.enterra-se a vasilha com o arroz cozido em uma mata ou hambiente bem preservado e espere de 4 a 7 dias.
3.desenterre a vasilha e separe os mofos(fungos) de cores escuras e jogue-os fora.
4. o restante de cores claras e vivas misture com 9 litros de água + 1 litro de melado ou 1 kg de rapadura. Tampe e aguarde + 7 dias.
Esta pronto o EM 4. Se voce colocar yakult ou iorgute natural vc terá o EM5.
Encontrei essa receita na comunidade Agricultura orgânica, ISSO PODE ACELERAR A RECUPERAÇÃO DE UM SOLO DEGRADADO REVERTENDO UM DESEQUILÍBRIO BIOLÓGICO.
Abraço,
Lucas Wallace
Lucas.Wallace
Usuário Cumari

Data de registro: 27 Jun 2008, 19:31

Re: EM - 4

Mensagempor necotorquato em 08 Set 2008, 10:48

Olá Lucas,

Só para complementar sua bela explanação: A FMO (Fundação Mokiti Okada) já produz o EM-4 no Brasil, no seu centro de pesquisa (CPMO), a um bom tempo, com cepas de microorganismos locais, o que é muito importante pois os microorganismos são adaptados as condições do solo brasileiro.

Eu uso, desde 2005, semanalmente em minha horta e pomar EM-4 e as vezes o 5, o que melhorou muito a qualidade do solo do meu quintal e da frutas e verdutas alem da aparência dos vegetais produzidos.

Inté!
necotorquato
Usuário Malagueta

Data de registro: 28 Mar 2008, 15:55

Mensagempor roque em 08 Set 2008, 16:07

vou tentar produzir o EM-4 e o EM-5 com microorganismos aqui da floresta amazônica, vamos ver o resultado! ;)
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor necotorquato em 08 Set 2008, 16:53

Opâ!!! se conseguir EMs da floresta amazônica, me manda uma uma "muda" depois, ok!?
necotorquato
Usuário Malagueta

Mensagempor Lucas.Wallace em 08 Set 2008, 18:28

roque escreveu:vou tentar produzir o EM-4 e o EM-5 com microorganismos aqui da floresta amazônica, vamos ver o resultado! ;)

depois coloque os resultados Roque!
Abraço,
Lucas Wallace
Lucas.Wallace
Usuário Cumari

Data de registro: 27 Jun 2008, 19:31

Mensagempor roque em 08 Set 2008, 18:32

No próximo fim de semana vou colocar a papa de arroz na mata aqui perto de casa, depois vamos ver o resultado, vou postar fotos! ;)
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor chillibrain em 14 Set 2008, 19:49

Ótimas informações, obrigado.

Eu fazia o EM para o bokashi apenas a lactobacillus (yakult), sacharomisae cerevisae (fermento biológico) e aspergillus (solo virgem), mas agora vai ser completo. hehehe :D

Essa vasilha, pode ser qualquer uma, plástico, vidro, madeira?

Abraço!
chillibrain
Usuário Cumari

Data de registro: 20 Fev 2008, 16:50

Mensagempor necotorquato em 17 Set 2008, 08:28

Chilli Brain,

Qdo coleto uso ou um gomo de bambu ou uma garrafa PET bem lava.

[]s
necotorquato
Usuário Malagueta

Mensagempor chillibrain em 22 Set 2008, 19:29

A pet deve estar sem tampa? devo colocar a folha com fungo branco dentro?
chillibrain
Usuário Cumari

Data de registro: 20 Fev 2008, 16:50

Mensagempor vera lucia monteiro em 23 Set 2008, 00:19

oi Neco
Desculpe, :tmi: mas quero entender melhor: eu cozinho o arroz, coloco em uma vasilha de garrafa pet, pode ser cortada ao meio|??
aí eu cavo um buraco na mata e enterro jogando a terra em cima do arroz ou tenho que vedar a vasilha??
obrigada :* :inlove: :inlove:
um abraço pantaneiro
"O prazer no trabalho aperfeiçoa a alma"(Aristóteles)
vera lucia monteiro
Usuário Cumari

Data de registro: 13 Ago 2008, 19:40

Mensagempor roque em 23 Set 2008, 05:07

A garrafa tem de estar aberta sim, na verdade pode ser qualquer vasilha palática, um desses potinhos velhos de guardar comida na geladeira ou freezer, claro desses achatados, ou a garrafa pet cortada. A ideia é que os fungos do solo colonizem o arroz, um tradicional meio de cultura de fungos, depois se faz a seleção das colonias pela cor, descartando os escuros ou muito coloridos, então estamos coletando e aumentando a qtde dos fungos e bactérias benéficos de um solo de lofresta, que naturalmente tem uma microbiota bastante rica e diversificada! Nãp pude fazer esse fim de semana passado, por causa de um plantão, mas no próximo sab ou dom, farei a colocação do arroz aqui perto de casa! Vou colocar umas fotos! ;)
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor necotorquato em 24 Set 2008, 09:40

Vera e Chillibrain,

Como o Roque disse, pode ser qqr vasilha, eu uso bambu ou garrafa pet aberta e cheia de furos que eu faço com um prego grande. A intenção é q os microrganismos do solo entrem e colonizem esse arroz.

Inté!
necotorquato
Usuário Malagueta

Mensagempor Chico em 25 Set 2008, 20:25

Já arrumei os gomos de bambu, agora só falta o mais difícil "o arroz", kkkkk
DSC08629.JPG

Deixa eu ver se entendi, cozinho o arroz com água não clorada, coloco dentro dos gomos de bambu, fecho os gomos, amarro com barbante e enterro em uma mata o mais virgem possível (não é tão fácil de achar). Depois de uns sete dias pode coletar.

Não seria bom fazer uns furos nos gomos de bambu para facilitar a entrada dos fungos?
Edmundo Trein (o apelido é Chico)

Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?
É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Chico
Usuário Rocotó

Data de registro: 13 Set 2008, 23:33

Mensagempor roque em 25 Set 2008, 20:45

Os gomos de bambu estão "no ponto"! :) Essa é uma técnica de coleta de microoraganismos do solo, então tem de ter uns furinhos sim, mas no caso do banbu cortado no meioé só deixar as laterais com algum espaço e não totalmente fechadas no amarril com barbante. Agora um detalhe importante, não enterre fundo, a camada mais superficial do solo é a mais rica em matária Orgânica (MO) e também em microorganismos, então faça um buraco raspando o solo o suficiente para colocar o gomo de bambu deitado, e cubra com o materila raspado, deixando o bambu coberto com o material. Se vc fizer um buraco mais fundo vai dificultar a coleta dos microorganismos superficais!
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Chico em 28 Set 2008, 12:18

Hoje deu tempo, cozinhei o arroz e já amarrei os bambus, agora à tarde vou enterrar, quando retirar eles do mato enviarei mais fotos.
em4.JPG
Bambus preenchidos com o arroz

em4-1.jpg
bambus amarrados

É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Chico
Usuário Rocotó

Mensagempor roque em 28 Set 2008, 16:54

Excelente! Ficou muito bom mesmo, vamos esperar as fotos com as colônias coloridas dos fungos e bactérias! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Eu estava planejando fazer isso esse fim de semana, mas choveu ontem e hoje e tive de protelar muita coisa, quase não mexi na horta, inclusive uma pulverização com neen ontem de tarde, foi lavada de noite pela chuva! Vou tentar semana que vem, mas pelo emnos o colega vai nos mostrar o caminho com sua experiência! 8) 8) 8)
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Chico em 28 Set 2008, 19:26

Já enterrei no mato, nunca vi tanto cipó e arranha gato, consegui entrar num lugar que achei que era "virgem", achei frascos vazios de medicamentos, luvas de inseminação, plasticos(lixo).
Então troquei de lugar.
Embaixo das folhas havia bastante fungo branco.
Vamos ver daqui uns 15 dias como vai ficar.

Chico
Usuário Rocotó

15 dias!

Mensagempor roque em 28 Set 2008, 19:38

Como pode, lixo dentro da mata! É o fim do mundo mesmo!
Olhe acho que duas semanas é muito tempo, os fungos de solo são agressivos nesse meio de coleta, melhor retirar com bem menos tempo, alguns dias são suficientes, acho que no fim de semana que vem, senão as coloõnias crescem muito e fica ruim separar os fungos pela cor das colônias, mas vamos ver o que o dono do post, q já tem experiência diz! ;)
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Chico em 29 Set 2008, 08:20

Vamos esperar a resposta dele, mas qualquer coisa eu retiro um a semana que vem e dou uma olhada, dependendo retiro os outros.

Chico
Usuário Rocotó

Mensagempor necotorquato em 29 Set 2008, 09:40

Chico,

Qdo faço coleta na mata eu costumo deixar 7 a 8 dias. Já ouve casos de, no verão escaldante, em 5 dias eu conseguir uma colonização maior que as outras coletas que deixei de 7 a 8 dias.

[]s e inté!
necotorquato
Usuário Malagueta

Próximo

Retornar para Técnicas