Irrigação Automática - Faça você mesmo.

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Irrigação Automática - Faça você mesmo.

Mensagempor Julio_auer em 22 Mar 2016, 09:10

Bom dia pessoal.

Bom fiz um esquema da irrigação que eu uso aqui em casa.
como acredito que seja de interesse geral vou criar um tópico específico sobre o assunto.

espero poder ajuda-los.
os itens principais coloquei com os preços do mercado livre, mas procure em lojas na sua cidade que você economiza com esses fretes exorbitantes.
Lista básica de materiais:

os timers são encontrados facilmente em qualquer loja de iluminação ou artigos eletrônicos
timer digital.jpg
Timer digital

programação variável desde 1 segundo a 24h opção para 8 programações diferentes, podendo variar horário, e dias da semana.

podendo ser substituído por

timer analogico.jpg
timer analógico

tempo minimo de programação de aproximadamente 15 minutos. em caso do tempo de 15 minutos ser excessivo, regular a vasão de água através do registro da torneira, ou com gotejadores de menor vasão. (2L/h = meio litro em 15 minutos)

eu possuo os dois sistemas instalados, e posso garantir que o modelo digital compensa o preço mais alto pela facilidade em controlar o volume de rega. especialmente se o objetivo for irrigar vasos. para hortas o analógico serve perfeitamente, mas para vasos, pode ocorrer rega excessiva.

encontrada em lojas de conserto de maquina de lavar, e eletro domésticos em geral, varia muito o preço, faça uma pesquisa e peça pela mais barata, a marca não importa
valvula solenoide.jpg
Válvula solenoide

peça fundamental, ela funciona como um registro, quando o timer liga, essa válvula permite que a água passe.

adaptador  para mangueira.jpg
adaptador para mangueira

a válvula tem entrada de água com uma rosca de 3/4 ou 1/2 polegadas, pode-se utilizar o adaptador para ligar a uma mangueira comum, ou utilizar uma mangueira de maquina de lavar. ambos funcionam.

tomada comum.jpg
tomada comum
tomada comum.jpg (24.8 KIB) Visualizado 5097 vezes

uma tomada comum.

terminal femea.jpg
terminal fêmea
terminal femea.jpg (30.93 KIB) Visualizado 5097 vezes

2 unidades de terminal fêmea, encontrado em lojas de som automotivo eletrônicas, ou som profissional.

não se esqueça da fita veda rosca e abraçadeiras de metal para evitar vazamentos, e da fita isolante para evitar acidentes.

Improvisei um esquema de montagem para ser seguido. qualquer dúvida remanescente podem postar que eu vou esclarecendo assim que possível.

esquema de ligação e montagem.jpg
esquema de montagem

Obrigado, espero ter ajudado.
Editado pela última vez por Julio_auer em 22 Mar 2016, 13:02, num total de 1 vezes
Julio_auer
Usuário Jalapeño

Data de registro: 26 Out 2015, 17:01

Re: Irrigação Automática - Faça você mesmo.

Mensagempor Adrina em 22 Mar 2016, 10:20

Excelente, Julio! Obrigada!
Adrina
Belo Horizonte/MG

Diário: viewtopic.php?f=7&t=19162
Nada como um dia após o outro!
Adrina
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Dez 2014, 18:34

Mensagempor hifaria em 23 Mar 2016, 09:12

Boas,

Júlio, bem bolado o sistema como sou técnico em aparelhos médicos e fiquei interessado no projeto a duvida ( claro,sempre né ) se o sistema é adaptável para reservatório pequeno de água como exemplo para um galão de 5 litros, e se posso utilizar micro tubos como condutor de água ou a pressão vai ser muito baixa para este caso ?
hifaria
Usuário Malagueta

Data de registro: 08 Mar 2016, 08:10

Mensagempor Julio_auer em 23 Mar 2016, 19:57

Hifaria, boa noite

pode perguntar a vontade, responderei sempre que passar pelo fórum :)

esclarecendo sua dúvida, você pode sim usar em um reservatório pequeno, mas você precisa deixa-lo em uma posição elevada em relação ao vasos de plantas, por ser apenas uma válvula, ela faz apenas o trabalho de abrir e fechar a linha d'água, sendo assim, se a água do reservatório não tiver pressão hidrostática suficiente para vencer as resistências até a saída dos gotejadores, pode ser que o sistema não funcione muito bem.

se você já tem os gotejadores funcionando com o galão de 5L, pode montar o sistema sem medo que vai funcionar.

importante salientar também, se você utilizar o galão de 5 litros, procure deixar as plantas todas em um nível próximo, para molhar por igual, as que estiverem mais altas vão receber menos água, ligado na torneira não tem esse contratempo.

tenho duas irrigações desse tipo em funcionamento hoje, uma fica ligada a água direta, uma pressão absurda que vem da rua, e a outra fica ligada a uma caixa d'água. para os micro aspersores quanto maior a pressão, melhor seu funcionamento, já os gotejadores funcionam bem mesmo com pouca pressão de água.

espero ter esclarecido sua duvida
Julio_auer
Usuário Jalapeño

Data de registro: 26 Out 2015, 17:01

Retornar para Técnicas