Bom dia pessoal.
Bom fiz um esquema da irrigação que eu uso aqui em casa.
como acredito que seja de interesse geral vou criar um tópico específico sobre o assunto.
espero poder ajuda-los.
os itens principais coloquei com os preços do mercado livre, mas procure em lojas na sua cidade que você economiza com esses fretes exorbitantes.
Lista básica de materiais:
os timers são encontrados facilmente em qualquer loja de iluminação ou artigos eletrônicos
programação variável desde 1 segundo a 24h opção para 8 programações diferentes, podendo variar horário, e dias da semana.
podendo ser substituído por
tempo minimo de programação de aproximadamente 15 minutos. em caso do tempo de 15 minutos ser excessivo, regular a vasão de água através do registro da torneira, ou com gotejadores de menor vasão. (2L/h = meio litro em 15 minutos)
eu possuo os dois sistemas instalados, e posso garantir que o modelo digital compensa o preço mais alto pela facilidade em controlar o volume de rega. especialmente se o objetivo for irrigar vasos. para hortas o analógico serve perfeitamente, mas para vasos, pode ocorrer rega excessiva.
encontrada em lojas de conserto de maquina de lavar, e eletro domésticos em geral, varia muito o preço, faça uma pesquisa e peça pela mais barata, a marca não importa
peça fundamental, ela funciona como um registro, quando o timer liga, essa válvula permite que a água passe.
a válvula tem entrada de água com uma rosca de 3/4 ou 1/2 polegadas, pode-se utilizar o adaptador para ligar a uma mangueira comum, ou utilizar uma mangueira de maquina de lavar. ambos funcionam.
uma tomada comum.
2 unidades de terminal fêmea, encontrado em lojas de som automotivo eletrônicas, ou som profissional.
não se esqueça da fita veda rosca e abraçadeiras de metal para evitar vazamentos, e da fita isolante para evitar acidentes.
Improvisei um esquema de montagem para ser seguido. qualquer dúvida remanescente podem postar que eu vou esclarecendo assim que possível.
Obrigado, espero ter ajudado.