tempo de vida

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

tempo de vida

Mensagempor balen em 18 Abr 2015, 15:54

Amigos, desculpem talvez pra maioria aqui seja uma pergunta estúpida, mas esta está me matando essa dúvida!
Afinal as pimenteiras morrem ao final do ano?
Vejo que todos renovam seus diários com mudas novas de todas as espécies no inicio do ano, então devo salvar minhas sementes para o fim de vida das minhas amadas ardidas?
Grato!
Link para o meu diário:
viewtopic.php?f=7&t=19315

"O tio Sam esta querendo conhecer a nossa batucada, anda dizendo que o tempero da baiana melhorou seu prato..."
balen
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Mar 2015, 14:41

Re: tempo de vida

Mensagempor bigglia em 18 Abr 2015, 16:01

balen escreveu:Amigos, desculpem talvez pra maioria aqui seja uma pergunta estúpida, mas esta está me matando essa dúvida!
Afinal as pimenteiras morrem ao final do ano?
Vejo que todos renovam seus diários com mudas novas de todas as espécies no inicio do ano, então devo salvar minhas sementes para o fim de vida das minhas amadas ardidas?
Grato!

Balen

Geralmente as pimenteiras dão 2 colheitas e depois algumas secam ou caem todas as folhas , é nessa hora que muita gente reforma o seu diário com plantas novas, lembrando da qualidade da terra onde está a pimenteira e os cuidados nesse tempo todo.
bigglia
Usuário Murupi

Data de registro: 21 Out 2013, 07:15

Mensagempor roque em 18 Abr 2015, 20:51

Depende muito da espécie e variedade da pimenta, algumas como cumari e malaguetas, principalmente a malaguetinha, conseguem viver muitos anos, a cumari existem plantas com mais de 5, 6 até 7 anos, que eu saiba, malaguetas com até 4 ou 5 anos, inclusive já vi. Ficam grandes, os frutos pequenos, mas costumam ser abundantes, aqui mesmo no forum, muitos usuários mantém pimenteiras no solo ou em vasos por mais de um ano, nos vasos basta reformar o vaso, geralmente se coloca a planta num vaso maior, com mais substrato, faz uma adubação e a pimenteira reage. Seu problema aí, será o frio, as pimenteiras que sobreviverem ao inverno, podem produzir na oprimavera/verão, depende da variedade e dos seus tratos culturais. Pimentas muito melhoradas, sementes comerciais costumam ser anuais mesmo, geralmente não passam de um ano para outro, mas as variedades mais originais, geralmente tem mais vitalidade.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor wcovre em 24 Jan 2016, 19:59

Essa era uma dúvida minha, desculpe desenterrar o post, mas queria agradecer as respostas.
Abraços
Waltrudes Tiago Covre

Meu Diário: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19720
wcovre
Usuário Malagueta

Data de registro: 10 Dez 2015, 14:30

Retornar para Técnicas