Sobre o humus de minhoca

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Sobre o humus de minhoca

Mensagempor kalunga em 18 Nov 2014, 16:30

Olá!

Bem, como disse em minha apresentação, eu sou meio que novato na área de plantio... Então, quando plantei meus vasos, acabei plantando apenas com o substrato. Estou vendo que muitos misturam humus de minhoca antes do plantio... Minha primeira dúvida é se dá para usar o humus agora...
Outra dúvida é que o substrato está se compactando, e eu pensei na hipótese de usar minhocas para ajudar... Mas não sei onde consegui-las... Então, não sei onde eu li entre um tópico e outro, vi que alguns humus vêm com os ovos de minhoca, se não me engano... É assim mesmo? Como saber qual vem ou não?

Obrigado de antemão pelas respostas...
kalunga
Usuário Jalapeño

Data de registro: 17 Nov 2014, 14:05

Re: Sobre o humus de minhoca

Mensagempor Rossana Kaneko em 21 Nov 2014, 13:40

Na verdade não dá para saber se há ovos viáveis no seu húmus. Mas a lei de Murphy impera. Tenho muito medo de minhocas e toda vez que abro um pacote de humus(compro pacotes pequenos) acho pelo menos 2 minhocas vivas, então com certeza tem ovos. A cada 15 dias eu retiro a camada mais superficial de terra dos meus vasinhos, dou uma revolvida na terra com um ancinho pequeno e completo com húmus. Faço isso pois não tenho espaço para vasos grandes e acho que as plantinhas logo esgotam os nutrientes da terra. Dá uma olhada na net, mas acho que até no mercado livre tem.
Rossana Kaneko
Usuário Cumari

Data de registro: 22 Out 2014, 14:09

Mensagempor Game Over em 21 Nov 2014, 16:33

Dá sim pra usar o húmus mesmo depois de já ter plantado, pode colocar em cima do substrato ou remover todo o substrato(como em um transplante, da terra) e adicionar o húmus a este substrato ou a outro já preparado.
O substrato que eu compro já vem adubado e ocasionalmente eu encontro minhocas escondidas nas sacolas, não sei te dizer se é devido aos ovos delas, mas sempre as encontro.
Game Over
Usuário Murupi

Data de registro: 22 Jul 2012, 18:12

Mensagempor kalunga em 23 Nov 2014, 15:44

Olá,

Obrigado pelas respostas!
Eu acabei comprando uns pacotes, e fiquei feliz de encontrar minhocas nele. Também percebi no ato da compra que o saco plástico tinha furos, então pensei: é para que haja oxigênio para elas respirarem. Então fiquei mais tranquilo...
Acabei colocando o humus por cima mesmo, já que o substrato tinha se compactado...
kalunga
Usuário Jalapeño

Mensagempor roque em 18 Dez 2014, 07:41

O humus de minhocas é um excelente fertilizante orgânico. Para evitar a compactação em vasos deve-se evitar excesso de irrigação e colocar nos substratos algum material mais poroso, como o pó de fibra de coco e mesmo composto orgânico. A fibra de coco demora a se decompor e agrega muita porosidade ao substrato, é um excelente material, pode ser encontrado em casa que vendem produtos agrícolas, geralmente onde vc encontra substratos e fertilizantes. Composto orgânico + pó de fibra de coco + esterco curtido + humus de minhocas, essa mistura proporciona um excelente substrato, para vasos floreiras, bandejas, etc.....
Pode-se começar com um mistura base, tipo:
Composto orgânico - 50%
pó de fibra de coco - 10%
esterco curtido - 20%
humus de minhocas - 20%
E depois, com a experiência ir acertando as proporções. Veja, esses materiais orgânicos, nunca vão ter uniformidade, sempre terão variações em sua composição, por isso sempre é necessário estar modificando as misturas.
Num substrato como esse, a maioria das plantas irá se desenvolver bem e as minhocas detritívoras irão ter um excelente meio de sobrevivência e irão se multiplicar.
As minhocas que vem no saco de humus, se for material de boa procedência são minhocas detritívoras, e para viver bem, precisam de bom aporte de matéria orgânica bioestabilizada, que constiui sua principal fonte de alimento. Na prática, se consegue isso, com um pouco de esterco bem curtido. Uma boa prática, se o humus vem com minhoquinhas, e se deseja manter essas minhocas vivas no vaso, é misturar o humus com mum pouco de esterco curtido, por exemplo, uma parte de humus para duas partes de esterco curtido, assim as minhocas terão alimento e irão se desenvolver bem. Em vasos com boa fonte de matéria orgânica no substrato, as minhocas podem ficar e irão escavar o substrato, irão se multiplicar e colonizar todo o substrato.
Para vasos com terra, ou seja, com misturas de solo no substrato, o ideal são minhocas geofaga, dessas que aparecem quando escavamos a terra em locais mais humidos e escuros, e que deixam as suas fezes na superfície. Eu sempre coloco nos meus vasos com terra de 4 a 6 minhocas geofagas, elas fazem parte de um processo de equilíbrio na interação da planta com o substrato.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Max o Obelix em 18 Dez 2014, 07:54

roque escreveu:O humus de minhocas é um excelente fertilizante orgânico. ... Excelente texto suprimido ...

Roque, parabéns pelo seu excelente texto prático, objetivo, esclarecer e útil. :clap: :clap: :clap:
Vai direto para o meu "One Note", embrião da nossa "Apostilha Digital". Esta, por causa das vicissitudes, tardará mas não falhará. Espero daqui a mais uns dois meses poder enviar-lhe a parte que lhe envolve para a sua análise.
Abraços,
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor kalunga em 22 Dez 2014, 10:47

Puxa, obrigado pelas explicações, Roque.

Eu nunca imaginei que ficaria tão interessado em anelídeos, hahaha... Até tentei procurar outro dia a sua explicação sobre minhocas detritívoras e não consegui achar... Muito obrigado pela explicação... Eu estava mesmo pensando em como faria para deixar o solo mais permeável... Vou procurar pelo pó de fibra de coco.
kalunga
Usuário Jalapeño

Mensagempor roque em 23 Dez 2014, 07:47

As minhocas detritívoras, o nome diz, se alimentam de detritos, matéria orgânica em decomposição. São as minhocas criadas com objetivo de produzir o humus. Geralmente o substrato nesses criatórios, denominados de minhocários, é constituído por esterco bovino bioestabilizado ou compostos orgânicos derivados de resíduos de diversas fontes. Esse tipo de anelídeo, é aquele encontrado na superfície do solo, mas entre o solo e acúmulos de matéria orgânica, como a liteiras ou montes de esterco e outros tipos de acúmulo de matéria orgânica. As minhcas ingerem cerca de seu peso vivo por dia em matéria orgânica pura, e conseguem converter todo substrato em poucos dias, dependendo da densidade de minhocas em relação ao substrato. Em minhocários comerciais, pode-se encontrar até 10 a 20 minhocas por litro de substrato.
As minhocas geófagas se alimentam da matéria organica existente no solo, elas vão engolindo o solo, e digerem a matéria orgânica, então seu esterco é uma mistura de terra com humus. Como são de habitos alimentares difentes, cada tipo de minhoca deve ser criado ou mantido em local apropriado, mas todas as minhocas fazem a mesma coisa, consomem e digerem matéria orgânica (MO), as detritívoras, (MO) pura, e as geófagas (MO) incorporada no solo. Eu já mant5ive minhocários por mais de 10 anos, atualmente não tenho mais, por conta de residir numa casa alugada e sem quintal apropriado. Mas mesmo em locais pequenos, pode-se manter minhocários em caixas d'água de vários tamanhos ou caixas plásticas, desde que se tenha uma boa fonte de substrato, seja a base de esterco ou de resíduos orgânicos, mas sempre material bioestabilizado. Vc encontra para vender minhocas detritívos por litro ou Kg, geralmente em minhocários comerciais, mas tem na internet também.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor kalunga em 23 Dez 2014, 09:12

Muito obrigado pelas explicações, Roque.

Uma dúvida que me surgiu é sobre a quantidade de matéria orgânica que devo colocar para manter as minhocas vivas. Eu plantei alguns vasos, e então usei o humus de minhoca ali. Como elas se alimentam de matéria orgânica, imagino que não baste apenas adicioná-la ao montar o vaso, não é? De quanto em quanto tempo eu deveria repor este MO? Para um vaso, devo retirar substrato para adicionar mais MO, afim de não transbordá-lo?

Agradeço muito pelas explicações.
kalunga
Usuário Jalapeño

Mensagempor roque em 28 Dez 2014, 23:22

Isso depende muito do tipo de minhoca e da quantidade de substrato e de minhocas. De um modo geral, deve-se adicionar MO, preferencialmente esterco curtido a cada 60 dias.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor crisgervazoni em 04 Jan 2015, 09:09

Bom Dia!
A terra dos meus vasos de pimenta está muito compacta e dura. Ontem removi uma pimenteiras doente e percebi que as raízes estão muito pequenas. Se colocar minhocas geofagas nos vasos elas ajudam na terra? O que posso fazer para resolver esse problema?
Cris Bologna
Meu diário!!
crisgervazoni
Usuário Murupi

Data de registro: 21 Nov 2010, 16:46

Mensagempor roque em 09 Jan 2015, 21:16

Vasos "velhos" tendem a ter substrato compactado mesmo, o maior vilão pode ser a irrigação, mas o tipo de material do substrato tabém é um fator importante. O ideal é pelo menos anualmente renovarmos os nossos vasos. Eu faço, geralmente assim, plato nos menores vasos possíveis e depois vou passando a planta para vasos maiores, é uma maneira de renovar com mais regularidade o substrato. Mas nem toda planta tolera bem essas mudanças. Pimenteiras se dão muito bem assim, qdo o substrato já está completamente tomado pelo sistema radicular, troca-se para um vaso maior, eu coloco substrato novo no fundo, coloco o torrão do vaso antigo e encho as laterais com mais substrato. Nesse momento, se não houver minhocas, eu sempre coloco, nos vasos onde terra do tipo argilosa faz parte da mistura, de 3 a 5 minhocas geófagas cliteladas, assim elas irão se alimentar da matéria orgânica, e fazer a aeração do torrão com seus tuneis. Mas a compactação do torrão formado pelo substrato do vaso é dificil de evitar, quando irrigamos um vaso, geralmente o fazemos em excesso e isso, com o tempo leva a uma compactação do material de enchimento. Além disso as raízes, contidas pelas paredes do vaso, tendem a formar um enovelado, o que torna o torrão mais firme e com o tempo, endurecido. Por isso a técnica de plantar as mudas em vasos menores e ir, com o tempo passando para vasos maiores melhora um pouco a longevidade de muitas plantas, inclusive pimenteiras, que qdo bem manejadas em vasos, podem duar alguns anos.......
roque
Usuário Buth Jolokia

Retornar para Técnicas