Quando sabemos que uma pimenteira não cabe mais no seu vaso?

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Replantio de uma Naga Morich Red

Mensagempor Max o Obelix em 30 Out 2014, 21:50

Replantio de uma Naga Morich Red

Planta já fora do vaso sufocante, com o torrão extraído com um terço do tamanho original:

20141028_174507.jpg
Torrão com apenas 1/3 do tamanho original

Pimenteira já replantada, em fase de floração e frutificação:

20141028_174911.jpg
Pimenteira já replantada
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Corrigindo antigos erros

Mensagempor Max o Obelix em 10 Nov 2014, 14:23

Durante estes meus quase 6 anos de cultivador diletante de pimentas já cometi muitos erros. Atualmente, cometo-os menos, embora que eles ainda acontecem.

Então, foi assim que até um pouco mais de um ano atrás, eu preferia semear diretamente no substrato. Devido a incerteza sobre a germinação, semeava várias sementes no mesmo vaso e/ou na mesma cova. Quase sempre, várias semente germinavam e eu as deixava prosperar para depois selecionar e sacrificar as menos desenvolvidas. Não raro, várias delas se desenvolviam por igual, lindas e promissoras. Então eu não tinha coragem de sacrificar todas as plantinhas. Assim, muitas vezes eu cultivei várias plantas no mesmo vaso e/ou na mesma cova.

Na verdade, eu não me arrependo disso. Não recomendo, por causa dos futuros problemas que por certo advirão, mais por sobrepujarem mais cedo a capacidade dos vasos do que mesmo pela competitividade dos nutrientes. Mas não me arrependo, repito, porque sempre obtive grande produtividade também dessas plantinhas agregadas. Com um pouco mais de cuidado na adubação esse cultivo também gratifica. Mas haverá de chegar o dia, mais cedo do que seria normal, em que essas plantas ocuparão drasticamente todo o espaço interno do vaso e terão de ser replantadas e talvez até separadas.

Foi assim que aconteceu com essa (s) minha (s) pequena(s) Habañero Chocolate. Depois de 1 ½ ano de intensa produtividade, agora o replante ou transplante ficou inadiável. Tão inadiável que tive de ignorar que elas estão produzindo, justo agora. Há 2 meses atrás eu adiei esse procedimento radical porque elas estavam produzindo. Então, eu fiz adubação química radical e adiei para colher - como de fato colhi -, a safra daquela época. Foi então que elas safrejaram novamente, ato contínuo. Desta vez não pude mais adiar.

Decidi então desenvasá-las, transplantar uma "touceira" indivisível delas para um vaso bem maior (20 litros) e separar duas das plantas e replantá-las em vasos de 8 litros.

Eis as fotos. Infelizmente eu me esqueci de fotografar antes do transplante, mas nada mudaria.

DSC08174.JPG
"Touceira" já replantada, 2 plantas separadas a replantar

DSC08176.JPG
"Touceira" já replantada, frutificando

DSC08179.JPG
Duas plantas a replantar separadas

DSC08174.JPG
"Touceira" já replantada, 2 plantas separadas a replantar
Anexos
20141110_090615.jpg
a touceira e as duas outras, todas já replantadas
Editado pela última vez por Max o Obelix em 11 Nov 2014, 17:27, num total de 1 vezes
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Outro "erro" do passado

Mensagempor Max o Obelix em 10 Nov 2014, 18:44

Eis outro caso de múltiplas plantas no mesmo vaso quando, até um pouco mais de um ano atrás, eu preferia semear diretamente no substrato. Devido a incerteza sobre a germinação, semeava várias sementes no mesmo vaso e/ou na mesma cova. Quase sempre, várias semente germinavam e eu as deixava prosperar para depois selecionar e sacrificar as menos desenvolvidas. Não raro, várias delas se desenvolviam por igual, lindas e promissoras. Então eu não tinha coragem de sacrificar todas as plantinhas. Assim, muitas vezes eu cultivei várias plantas no mesmo vaso e/ou na mesma cova.

Foi assim que aconteceu com essa minha linda "touceira" de Dedo de Moça, amarela, num único vaso. Sempre foi altamente produtiva. Com elas também há 2 meses atrás eu adiei esse procedimento radical porque elas estavam produzindo. Então, eu fiz adubação química radical e adiei para colher - como de fato colhi -, a safra daquela época. Foi então que elas safrejaram novamente, ato contínuo, como vocês podem ver nas fotos abaixo, deste atual fim de safra. Mas, desta vez, não pude mais adiar ou eu correria o risco de perder as minhas lindas e generosas pimenteiras.

A minha "filosofia" é a seguinte: se eu estou disposto a investir meses em osmorpiming, pré-germinação, germinação, transplante primário e outros tantos aguardando a primeira e sofrível safra de uma nova pimenteira, porque então eu não investir muito menos em salvar uma planta que foi minha companheira com generosa safra durante tantos anos. Então foi o que eu fiz, vejam abaixo.

DSC08207.JPG
Pimenteira congestionada, antes do transplantio, mas produzindo,

DSC08210.JPG
Torrão extaido completo do vaso pequeno

DSC08213.JPG
Torrão altamente congestionado pela raízes

DSC08214.JPG
Brita da camada de drenagem do fundo do vaso

DSC08215.JPG
Congestionamento de raízes no fundo do vaso, após a poda

DSC08217.JPG
Pimenteira já transplantada num vaso de 25 litros
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Transplantando uma Habanero Red enquanto frutificando

Mensagempor Max o Obelix em 14 Nov 2014, 20:33

Esta Habañero Red sempre me deu muitas alegrias. Planta forte, resistente e altamente produtiva, plantada num vaso de apenas 10 litros, terminou por ocupando-o completamente e começou a amarelar as folhas. Estava muito carregada de frutas e eu apliquei adubação química complexa de cobertura (vários minerais muito bem balanceados) para que eu não perdesse a safra. Colhi todos os frutos mas mal terminava de amadurecer os últimos já estava florescendo e frutificando novamente. Então eu fui obrigado a transplantá-la mesmo assim, frutificando. Porém não estou preocupado, pois nunca perdi frutos por causa de transplante, ao contrário, até aumentam a produção incentivada pelo novo substrato organicamente bem adubado, facilmente drenável, adequadamente retentor dos líquidos sem encharcar e bem aerado.

Gratificando a produtiva planta, replantei-a num vaso de 20 litros.

Clicando nas fotos elas serão ampliadas. Clicando novamente, serão mais ampliadas ainda.

DSC08181.JPG
A planta, antes do replantio, no vaso de 10 litros

DSC08186.JPG
O torrão inteiro, visivelmente congestionado

DSC08187.JPG
Vejam como ela ainda estava frutificando

DSC08189.JPG
As raízes cobrindo até mesmo toda a camada de fundo de seixos rolados

DSC08191.JPG
As raízes cobrindo até mesmo toda a camada de fundo de seixos rolados

DSC08193.JPG
Vejam claramente a manta de Bidim e a camada de seixos rolados de drenagem de fundo do vaso

DSC08197.JPG
Já replantada num confortável vaso de 20 litros
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Quem te viu, quem te vê! - Dedo de Moça Amarela 1

Mensagempor Max o Obelix em 18 Nov 2014, 19:24

Vocês se lembram daquela pobre Dedo de Moça, Amarela, que estava num vaso que não mais lhe cabia, sufocada, amarelando todas as folhas, e sobre a qual postei aqui neste tópico, há poucos dias, no dia 10 deste mês, vejam em Outro "erro" do passado ?

Pimenteira aquela, que por sinal, poucos dias antes, exatamente porque estava debilitada por causa da insuficiência do vaso, havia sofrido um ataque radical por cochinilhas brancas, isto que foi objeto de um outro meu post em 29 de outubro próximo passado, denominado Que praga é essa?!?! e que mesmo assim eu fiz o transplante radical mencionado no item acima.

Pois então, vejam ela hoje já bem melhor, livre das cochinilhas e em franca recuperação geral, tanto não perdi a frutificação que já havia quando fiz o tratamento contra as cochinilhas e o transplante, como continua frutificando:

Clicando na foto ela será ampliada. Clicando novamente, mais ampliada ainda.

DSC08247.JPG
Pimenteira em franca recuperação, apenas 8 dias após o transplante
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Depois de ransplantda uma Habañero Red frutificando

Mensagempor Max o Obelix em 21 Nov 2014, 08:44

Lembram-se disso, publicado aqui em 14/11/14?
Buth Obelix escreveu:Esta Habañero Red sempre me deu muitas alegrias. Planta forte, resistente e altamente produtiva, plantada num vaso de apenas 10 litros, terminou por ocupando-o completamente e começou a amarelar as folhas. Estava muito carregada de frutas e eu apliquei adubação química complexa de cobertura (vários minerais muito bem balanceados) para que eu não perdesse a safra. Colhi todos os frutos mas mal terminava de amadurecer os últimos já estava florescendo e frutificando novamente. Então eu fui obrigado a transplantá-la mesmo assim, frutificando. Porém não estou preocupado, pois nunca perdi frutos por causa de transplante, ao contrário, até aumentam a produção incentivada pelo novo substrato organicamente bem adubado, facilmente drenável, adequadamente retentor dos líquidos sem encharcar e bem aerado.
Gratificando a produtiva planta, replantei-a num vaso de 20 litros.

Pois vejam, além d'eu não ter perdido a frutificação, vejam como está a planta hoje, apenas 7 dias depois:

Clicando na foto ela será ampliada. Clicando novamente, mais ampliada ainda.

DSC08251.JPG
Habañero Rede transplantada com poda de raízes há apenas 7 dias
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Transplante de outra Habañero Red

Mensagempor Max o Obelix em 21 Nov 2014, 09:08

Transplante de outra Habañero Red em 10/11/14
Transplantada porque o vaso já se lhe era pequeno. Embora estivesse frutificando.
Transplantada de vaso de 10 litros pra outro de 20 litros.

DSC08200.JPG
A planta, já sem espaço para as raízes

DSC08201.JPG
Já extraída do vaso, com o torrão

DSC08202.JPG
O torrão, compactado e saturado de raízes

DSC08204.JPG
A camada de brita do fundo do vaso e as enormes raízes

DSC08205.JPG
Já replantada no vaso de 20 litros, em 10/11/14

Hoje.JPG
A planta hoje, 7 dias após, saudável e produtiva
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Replantio e poda de raízes

Mensagempor Max o Obelix em 24 Dez 2014, 11:02

Em 10 Nov 2014, às 14:23 hs eu publiquei um post sobre um vaso com 3 plantas de Habañero chocolate, parte quotado abaixo:

Buth Obelix escreveu: ... texto suprimido ... até um pouco mais de um ano atrás, eu preferia semear diretamente no substrato. Devido a incerteza sobre a germinação, semeava várias sementes no mesmo vaso e/ou na mesma cova. Quase sempre, várias semente germinavam e eu as deixava prosperar para depois selecionar e sacrificar as menos desenvolvidas. Não raro, várias delas se desenvolviam por igual, lindas e promissoras. Então eu não tinha coragem de sacrificar todas as plantinhas. Assim, muitas vezes eu cultivei várias plantas no mesmo vaso e/ou na mesma cova.
... texto suprimido ...
Decidi então desenvasá-las, transplantar uma "touceira" indivisível delas para um vaso bem maior (20 litros) e separar duas das plantas e replantá-las em vasos de 8 litros.
Eis as fotos. ... texto suprimido ... - Vou repetir aqui as fotos daquela época apenas das duas plantas mais comprometidas e que foram transplantadas naquele dia)
DSC08175.JPG
Plantas já retiradas do vaso antigo

DSC08223.JPG
Uma delas naquele dia, após replantada

DSC08224.JPG
A outra delas naquele dia, após replantada

Sofreram poda radical de raízes, muitas raízes cortadas para desentranhar das outras pimenteiras então existentes no mesmo vaso, inclusive aquelas plantas, naquele dia, estavam muito debilitadas.
Agora vejam aquelas duas plantas, hoje, florescendo e até já produzindo.
Isso que para mim é rotina apenas prova que não tem sentido a "neura" que muitos pimenteiros têm sobre transplantes e replantes de mudas e de plantas adultas, mesmo debilitadas.

DSC08462.JPG
Planta UM

DSC08464.JPG
Planta UM frutificando

DSC08466.JPG
Planta UM florescendo

DSC08468.JPG
Planta DOIS

DSC08469.JPG
Planta DOIS florescendo
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Re: Quando sabemos que uma pimenteira não cabe mais no seu v

Mensagempor bigglia em 24 Dez 2014, 12:22

Max eu costumo usar para um vaso de 20 Litros a seguinte composição

30% de terra vegetal de qualidade
10% de humus de minhoca
10% de areia fina
20% de carvão mineral in natural farelado
20% de cinzas de carvao livre de sal ou gordura (feita artesanalmente em churrasqueira propria para a planta)
10% de cascas de pinus pequena triturada
30 gramas de osmocote 15-09-12

Misturo todos os componentes e coloco no vaso ate deixar uns 3 cm apenas para colocar as sementes diretamente para germinar dentro do proprio vaso sem tranplante pois o stress de transplante acaba muitas vezes nao dando chance da planta recuperar totalmente.
Depois de colocar a semente com as inicializaçoes das suas radiculas deixadas de molho, coloco com calma no centro do vaso e cubro com o restante e rego o primeiro mês com enraizador diluido em agua sem cloro sempre.
Até o momento tem dado bons resultados aqui
bigglia
Usuário Murupi

Data de registro: 21 Out 2013, 07:15

Mensagempor Lipe em 24 Dez 2014, 13:01

Que show de plantas e a tecnica apresentada pelo grande amigo Max para tentar salvar suas ardidas plantas nos vasos....eta nos...aprendendo com os mestres
Gostei de ver todo o diário Max, parabens mesmo...assim vou seguindo a rotina dos mestres pimenteiro do forum..um dia chego la tb....

Pois bem em comentando a descrição para a preparação em vasos de 20 Litros a minha segue assim:
40% de terra vegetal de qualidade
20% de humus de minhoca
20 gramas de farinha de ossos+ 10 gramas de torta de mamona
10% de carvão mineral in natural farelado
30% de cinzas de carvao livre de sal ou gordura
40 gramas de osmocote 15-09-12
A Natureza revela segredos que nem o ser humano conhece todos os seus detalhes!

Vejam o meu diário:
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=18429

sejam sempre bem vindos!!
Lipe
Usuário Rocotó

Data de registro: 03 Dez 2013, 05:44

Mensagempor Max o Obelix em 24 Dez 2014, 14:29

bigglia escreveu:Max eu costumo usar para um vaso de 20 Litros a seguinte composição
... texto suprimido ...
Até o momento tem dado bons resultados aqui

Lipe escreveu: ... texto suprimido ...
Pois bem em comentando a descrição para a preparação em vasos de 20 Litros a minha segue assim:
... texto suprimido ...

Fábio e Lipe,
Eu creio que são boas as suas ambas composições de substratos.
(Lipe, refaça as suas contas, somando-se os percentuais dos componentes está resultado 120%) ;) :lol:
As composições de substratos podem e devem variar de região para região, também por questões climáticas, e a depender de vários outros fatores, por exemplo a depender do tipo de terra / argila que foram utilizadas na elaboração das tais terras vegetais. A depender também da disponibilidade de certos insumos dos quais pode haver ou não a oferta nas diversas regiões. Constantemente temos sabido de várias cidades (inclusive no interior do Rio e de São Paulo) onde não há oferta do húmus de minhoca. Ou então há a oferta mas a preços proibitivos.
Daí que não existe a composição padrão ideal.
Aqui em Salvador eu encontro facilmente quase todos os insumos e a preços bastante viáveis.
Então, quase sempre, eu tenho usado a seguinte composição:
40% de terra vegetal de excelente qualidade (controlada),
40 % de húmus de minhoca,
10% de areia fina lavada;
10% de pó de casca de coco curtida e seca
Em cada 20 litros desse substrato já pronto, misturo bem duas colheres de sopa de cinza de carvão vegetal (cinza de churrasqueira).
A superfície do substrato, em todos os vasos, é coberta com uma camada de pedaços de casca de pinho, para reduzir o impacto compactante da rega e para reter a umidade.
De 15 em 15 dias refaço a adubação de cobertura com húmus de minhoca.
Tenho obtido excelente resultado, sem nenhum incidente adverso, mas repito que esta é a minha realidade.

Deixo bem claro que em nenhum desses casos em que tive de fazer transplantios e/ou replantios isso foi causado pela ineficiência do substrato utilizado. Todas as vezes foi causado pela idade e consequente porte da planta versus as dimensões do vaso onde ela estava plantada. E em todos os casos em que eu transplantei ou replantei utilizei a "minha" composição de substrato acima relatado com sucesso.

Grato pela participação, Fábio e Lipe,

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Andre em 31 Dez 2014, 14:59

Obrigado Max por toda essa info de grande valia, as vezes as folhas amarelam e pensamos que possa faltar adubo ou algum tipo de praga, bom saber q na realidade é apenas a planta pedindo um espaço maior. Comprei uns vasos da nutriplan, ainda não chegou, sem saber, de 110 litros (kkkkk pra durar uns 15 anos). Percebi que alguns habaneiros que comprei (ja produzindo) estão pedindo um novo espaço pois nota-se algumas raizes esta saindo no fundo do vaso (area de drenagem). Vou fazer o transplante de alguns para vasos maiores e outros habaneiros vou transplantar diretamente na natureza. Grande abraço,
Att, Andre ;)
Andre
Usuário Rocotó

Data de registro: 26 Nov 2014, 15:43

Mensagempor marcosvinicius em 03 Jan 2015, 11:56

muito útil e informativo. adorei saber sobre essa possibilidade de poda radicular em pimenteiras.

acredito que deveria haver (se já não tem) uma seção (um post fixo) detalhando apenas dessa parte pois acredito que seja uma das informações mais valiosas que obtive aqui no fórum.
marcosvinicius
Usuário Jalapeño

Data de registro: 23 Dez 2014, 10:50

DE: Re: Sobre o humus de minhoca

Mensagempor Max o Obelix em 10 Jan 2015, 08:07

Copiado de Sobre o humus de minhoca

roque escreveu:Vasos "velhos" tendem a ter substrato compactado mesmo, o maior vilão pode ser a irrigação, mas o tipo de material do substrato tabém é um fator importante. O ideal é pelo menos anualmente renovarmos os nossos vasos. Eu faço, geralmente assim, plato nos menores vasos possíveis e depois vou passando a planta para vasos maiores, é uma maneira de renovar com mais regularidade o substrato. Mas nem toda planta tolera bem essas mudanças. Pimenteiras se dão muito bem assim, qdo o substrato já está completamente tomado pelo sistema radicular, troca-se para um vaso maior, eu coloco substrato novo no fundo, coloco o torrão do vaso antigo e encho as laterais com mais substrato. Nesse momento, se não houver minhocas, eu sempre coloco, nos vasos onde terra do tipo argilosa faz parte da mistura, de 3 a 5 minhocas geófagas cliteladas, assim elas irão se alimentar da matéria orgânica, e fazer a aeração do torrão com seus tuneis. Mas a compactação do torrão formado pelo substrato do vaso é dificil de evitar, quando irrigamos um vaso, geralmente o fazemos em excesso e isso, com o tempo leva a uma compactação do material de enchimento. Além disso as raízes, contidas pelas paredes do vaso, tendem a formar um enovelado, o que torna o torrão mais firme e com o tempo, endurecido. Por isso a técnica de plantar as mudas em vasos menores e ir, com o tempo passando para vasos maiores melhora um pouco a longevidade de muitas plantas, inclusive pimenteiras, que qdo bem manejadas em vasos, podem duar alguns anos.......
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Replantio e poda de raízes

Mensagempor Max o Obelix em 13 Jan 2015, 19:48

Em 10 Nov 2014, às 14:23 hs eu publiquei um post sobre um vaso com 3 plantas, das quais uma Habañero chocolate e outra uma Bhut Jolokia, parte quotado abaixo:

Buth Obelix escreveu: ... texto suprimido ... até um pouco mais de um ano atrás, eu preferia semear diretamente no substrato. Devido a incerteza sobre a germinação, semeava várias sementes no mesmo vaso e/ou na mesma cova. Quase sempre, várias semente germinavam e eu as deixava prosperar para depois selecionar e sacrificar as menos desenvolvidas. Não raro, várias delas se desenvolviam por igual, lindas e promissoras. Então eu não tinha coragem de sacrificar todas as plantinhas. Assim, muitas vezes eu cultivei várias plantas no mesmo vaso e/ou na mesma cova.
... texto suprimido ...
Eis as fotos. ... texto suprimido ... - Vou repetir aqui as fotos daquela época apenas algumas fotos das duas plantas mais comprometidas e que foram transplantadas naquele dia)
DSC08179.JPG
As duas plantas, quase mortas

DSC08223.JPG
Uma delas, já replantada, apostando no futuro

DSC08224.JPG
a outra delas, também já replantada, apostando no futuro

Sofreram poda radical de raízes, muitas raízes cortadas para desentranhar das outras pimenteiras então existentes no mesmo vaso, inclusive aquelas plantas, naquele dia, estavam muito debilitadas.
Agora vejam aquelas duas plantas, hoje, florescendo e produzindo.
Isso que para mim é rotina apenas prova que não tem sentido a "neura" que muitos pimenteiros têm sobre transplantes e replantes de mudas e de plantas adultas, mesmo debilitadas.
20150113_173745.jpg
A primeira, a habañero choco, a planta

20150113_173734.jpg
A primeira, a habañero choco, os frutos (já colhi 10 antes da foto)

20150113_174006.jpg
A segunda, a bhut jolokia, a planta

20150113_174018.jpg
A segunda, a bhut jolokia, os frutos

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor tiagowanderley em 27 Jan 2015, 23:13

Não sabia que uma pimenteira aguentava uma poda dessas. Bom saber.
tiagowanderley
Usuário Malagueta

Data de registro: 25 Out 2014, 22:51

Anterior

Retornar para Técnicas