Banco de sementes

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Banco de sementes

Mensagempor pollux em 23 Jun 2007, 08:32

Pessoal, começou a produção de algumas pimenteiras aqui, e ta na hora de começar a estocar as sementes, como devem ser acondicionadas?
Pode-se usar silica-gel para retirar umidade?
Saudações...
Eduardo
"A vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre."
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Data de registro: 20 Fev 2007, 16:37

Mensagempor Luca em 23 Jun 2007, 13:46

Primeiro eu deixo as sementes secarem bem, depois eu coloco em envelopinhos de plástico. Depois coloco tudo dentro de um tupperware com vários envelopes de sílica-gel e ponho na geladeira. :)
Luca
Administrador do Fórum

Data de registro: 03 Fev 2006, 16:02

Mensagempor pollux em 23 Jun 2007, 15:13

Essa era a maior duvida Luca....
pq a silica-gel contuma zerar a umidade do ambiente, talvez deshidratasse demais as sementes....
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Desculpe me meter na conversa de gente grande,

Mensagempor neyde hidalgo em 23 Jun 2007, 16:17

Mas onde se encontra a silica-gel? Meu banco de sementes é formado, por envelopes grandes, separados por ordem alfabética, onde coloco as sementes. Os nomes vão no envelope e tudo fica numa caixa de sapato...que já está pequena... dentro de um armário. Será q devo colocar na geladeira? Neyde
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor pollux em 23 Jun 2007, 16:18

Vc encontra em lojas de armas e material fotografico....
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor Luca em 23 Jun 2007, 16:27

Eduardo,

Não tem problema nenhum usar sílica-gel. Na verdade, quando mais seco melhor, pois fungos são a causa mais comum de danos às sementes. Eu uso esses envelopes com sílica gel dentro e funciona muito bem.

Neyde,

O ideal, como já discutimos em outros tópicos, é colocar as sementes na geladeira. Elas continuam viáveis por muito mais tempo. Como também já discutimos antes, dá até pra colocar no freezer, só que aí as sementes têm que estar bem secas, senão elas estragam.

Aqui tem alguns posts com mais informações:
http://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?t=402
Luca
Administrador do Fórum

Data de registro: 03 Fev 2006, 16:02

duvidas sobre como retirar e guardar sementes

Mensagempor Érika Talamonte em 06 Ago 2007, 10:21

Pessoal acabei de me inscrever aqui e gostaria de saber qual a hora certa para retirar as sementes das pimentas, e como fazer para secar e guardar?
Os frutos devem estar maduros?
Tenho um único tipo de pimenta que é a Bode roxa e as pimentas estão secando no pé. Posso tirar a sementes dessas e guardá-las?
Por favor me ajudem.
Érika Talamonte
Usuário Jalapeño

Data de registro: 03 Ago 2007, 09:33

Não usei silica

Mensagempor Aibi Jorge Torres em 06 Ago 2007, 14:45

e guardo as sementes bem secas naqueles tubinhos pretos de filme fotográfico.
Escrevo o nome na tampa,e só abro quando o tempo está bem quente para
fazer a semeadura nos copinhos.
Aibi Jorge Torres
Usuário Cumari

Data de registro: 09 Fev 2006, 13:23

Re: duvidas sobre como retirar e guardar sementes

Mensagempor Cleômenes em 07 Ago 2007, 00:54

Érika Talamonte escreveu:Pessoal acabei de me inscrever aqui e gostaria de saber qual a hora certa para retirar as sementes das pimentas, e como fazer para secar e guardar?
Os frutos devem estar maduros?
Tenho um único tipo de pimenta que é a Bode roxa e as pimentas estão secando no pé. Posso tirar a sementes dessas e guardá-las?
Por favor me ajudem.

Pode sim, Érika.

As sementes devem ser colhidas quando os frutos estão completamente maduros, o que se conhece pela cor característica de cada variedade. Algumas variedades são um pouco difíceis de saber se já estão maduras, como é o caso das pimentas que permanecem roxas quando amadurecem, por isso, se vc não tem experiência, é melhor esperar que elas dêem uma murchadinha pra não correr o risco de colhê-las ainda verdes. Outras variedades (como as Habaneros) ficam com a polpa muito mole quando passam do ponto, dificultando o trabalho de limpeza das sementes, por isso é melhor colhê-las quando maduras, mas com a polpa ainda tenra. Depois de colhidas, ponha as sementes sobre uma peneira, esfregando com uma colher sob água corrente para remover os restos de placenta, depois ponha de molho por 10 a 20 minutos em uma solução de hipoclorito de sódio (cândida, agua sanitária) na concentração de 1 colher de sopa de hipoclorito para 1 litro de água. Em seguida ponha para secar à sombra sobre um prato forrado com papel absorvente por 2 a 5 dias, dependendo da temperatura e umidade do ar. Guarde em local seco e ventilado, longe da luz, em vidrinhos ou envelopes plásticos bem vedados. Algumas pessoas preferem guardá-las na geladeira, pois assim conservam-se por mais tempo, mas tem que observar os cuidados de esperar que voltem completamente à temperatura ambiente antes de abrir os recipientes, para evitar a condensação de água sobre as sementes.
Um abraço alagoano.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

Re: Banco de sementes

Mensagempor Felipe Duarte em 20 Fev 2012, 18:47

O ideal para armazenamento é plástico ou papel? O que é mais indicado? :)
"Segue o teu destino...Rega as tuas plantas; Ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias" Fernando Pessoa
Visite o meu Diário - Terra da Capsicum: viewtopic.php?f=7&t=13203
Felipe Duarte
Usuário Cumari

Data de registro: 01 Mar 2011, 13:05

Mensagempor prjimenez em 10 Mar 2012, 16:21

Desculpe escrever isso agora, como vcs pode ver eu sou novo no forum enfim... me deparei com a Neyde perguntando onde comprar a silica gel, bem eu costumo guardar miha camera fotografico com saquinhos de silica, e sempre compro aqui http://www.softpost.com.br/ espero ter ajudado em alguma coisa, abraços a todos!!!!!
prjimenez
Usuário Malagueta

Data de registro: 05 Mar 2012, 19:22

Mensagempor marco30 em 25 Jul 2016, 09:06

Bom dia pessoal, eu costumo comprar aqui
http://www.grfdessecantes.com.br os preços são muito bons, abraço, espero ter ajudado de alguma forma.
marco30
Usuário Cambuci

Data de registro: 14 Jul 2016, 08:47

Retornar para Técnicas