Icaridina - Um promissor repelente a base de Pimenta!

Este fórum serve para discussões relacionadas ao consumo de pimenta e seu efeitos na saúde

Icaridina - Um promissor repelente a base de Pimenta!

Mensagempor jaguarundy em 05 Dez 2015, 15:52

A guerra contra vetores causadores de doenças ainda não está perdida, a cada ano doenças tropicais avançam, doenças transmitidas por vetores como Dengue, Zica, Encefalite, Leishmaniose, Malária e Filariose, são endêmicas em muitas regiões tropicais do Brasil e do Mundo, ou seja a única forma de combater essa doença é combatendo os insetos que transmitem essas doenças.
Atualmente existem 4 substâncias reconhecidamente eficazes como Repelente (Aprovadas pelo CDC): DEET, Óleo de Eucalipto Citriodora, IR3535 e a mais recente Icaridina.
Quando trabalhei com controle de foco de malária em 2007, a substância mais eficaz e mais usada até então era o DEET, mesmo usando muitas pessoas da minha equipe contraiu malária na região de Juquitiba SP.
História da Icaridina:
Devido à alta incidência de malária durante missões na Guiana Francesa e na Floresta Amazônica, o Dr. Eric Lundwall, médico do Serviço de Doenças Infecciosas e Tropicais do Hospital Avicennes em Paris, na França, indicou ao exército o princípio ativo icaridina e suas concentrações com base em evidências médicas, para evitar epidemia.
A Icaridina, foi lançada ao mercado em 2002, mas alcançou o mercado mundial, apenas no ano de 2004. A partir de 2005, o princípio ativo começou a ser vendido no Brasil, mas ainda assim não foi popularizada devido ao alto valor, quando comparado aos ineficazes repelentes disponível no mercado nacional.
A Icaridina, também conhecida por Picaridina ou KBR 3023 (piperidinecarboxylic acid, hydroxyethyl, methylpropylester) – é um princípio ativo derivado da pimenta.
A Icaridina possui ação de longa duração no combate aos insetos, quando encontrada na concentração ideal: entre 20 e 25%. Nessas concentrações, o produto protege as pessoas por até 10 horas, ou a cada cinco horas, caso a temperatura seja superior a 30°C.
Ele pode ser usado em crianças acima de dois anos de idade, aventureiros, praticantes de esportes ao ar livre e pessoas que moram ou viajam para áreas endêmicas.

Então quem é praticante de ecoturismo, trilhas, trabalha ou mora em áreas endêmicas, e quer se proteger da dengue, malária, leishmaniose, filariose, zica, chikungunya e febre maculosa é só usar repelente com picaridina (Exposis extreme).
Anexos
Sem-título.jpg
Tabela de Eficácia dos Repelentes disponíveis no Mercado Nacional
Sem-título.jpg (39.29 KIB) Visualizado 3962 vezes
Editado pela última vez por jaguarundy em 05 Dez 2015, 16:11, num total de 1 vezes
"Ainda que seus passos pareçam inúteis; vá abrindo caminhos como a água que desce cantando da montanha. Outros lhe seguirão..." Exupéry
Avatar de usuário
jaguarundy
Usuário Rocotó
 
Mensagens: 403
Data de registro: 14 Nov 2008, 11:58
Localização: São Bernardo do Campo SP

Re: Icaridina - Um promissor repelente a base de Pimenta!

Mensagempor jaguarundy em 05 Dez 2015, 16:05

Principais vetores causadores de doenças.
Anexos
0074-0276-mioc-109-5-0618-gf03.jpg
Anopheles cruzii
dengue_aedes_aegypti.jpg
Aedes aegypti
dengue_aedes_aegypti.jpg (31.81 KIB) Visualizado 3962 vezes
Leishmaniose-flebotomo.jpg
Flebótomo - Lutzomyia longipalpis
Leishmaniose-flebotomo.jpg (24.26 KIB) Visualizado 3962 vezes
pernilongo.jpg
Culex quinquefasciatus
"Ainda que seus passos pareçam inúteis; vá abrindo caminhos como a água que desce cantando da montanha. Outros lhe seguirão..." Exupéry
Avatar de usuário
jaguarundy
Usuário Rocotó
 
Mensagens: 403
Data de registro: 14 Nov 2008, 11:58
Localização: São Bernardo do Campo SP


Retornar para Saúde

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes