Pimenta pela manhã

Este fórum serve para discussões relacionadas ao consumo de pimenta e seu efeitos na saúde

Pimenta pela manhã

Mensagempor mcbrito1 em 24 Jun 2010, 09:12

Pessoal, passei por aqui só pra contar algo engraçado que aconteceu comigo agora há pouco! :D

Hoje, resolvi tomar café no meu serviço, já que não deu tempo pra eu fazer em casa... Desci até a lanchonete do meu serviço e fiz meu pratinho com uns salgadinhos! Quem estava na balança, pesando a comida, era a nutricionista do restaurante! Perguntei pra ela: tem uma pimentinha aí?

Ela arregalou um olhão e falou: tem, mas seu estômago que não vai agüentar! Dei risada e pedi pra ela passar pra mim o molho porque comer um salgadinho sem um molho de pimenta simplesmente NÃO ROLA!!! :lol:

Continuamos conversando e ela preocupada, dizendo que pimenta a curto prazo não faz mal, mas que a longo prazo pode me trazer problemas! E eu dando risada dizendo que não deixo de comer pimenta de jeito nenhum! Ela, meio conformada, falou: é, quando a gente vicia é mais complicado mesmo!

Eu só sei que não deixo de desfrutar as ardidinhas de jeito nenhum! Fiquei pensando em quantos pratos de comida salvei com uma pimentinha! Porque estavam insossos e pelos mais diversos motivos! Fora o sabor das danadas! Por isso digo a vcs: PIMENTEIRO FOREVER! :lol:

Abraço a todos,

Marcelo
Eu quero uma bhut jolokia pra comer! O meu problema ela tem que resolver!
Diário das minhas meninas
mcbrito1
Usuário Cumari

Data de registro: 23 Ago 2007, 21:27

Re: Pimenta pela manhã

Mensagempor rafaqm13 em 24 Jun 2010, 10:18

rsrsrs.

Mas isso de fazer mal a longo prazo é lenda...
rafaqm13
Usuário Jalapeño

Data de registro: 28 Abr 2010, 10:10

Mensagempor mcbrito1 em 24 Jun 2010, 10:52

Pois é! Respeito a opinião dela e o que ela aprendeu na faculdade...

Mas se tem uma coisa que é inexata é a ciência... Dizem que cerveja faz mal, daqui a pouco dizem que não... Dizem que café, vinho, isso, aquilo, faz mal... E depois dizem que não!

A verdade é que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose!

No caso das pimentas, quanto maior a dose, melhor! kkkkkkk! :lol:
mcbrito1
Usuário Cumari

Mensagempor pollux em 25 Jun 2010, 09:50

mcbrito1 escreveu:a diferença entre o remédio e o veneno é a dose!

É isso mesmo Brito....
Agora fiquei curioso quais seriam os supostos "problemas" a longo prazo ja que dispepsia e hemorróidas não são, comprovadamente, causados pela pimenta ela apenas piora o problema.
Outra curiosidade é, ela sabendo que faz mal, deixa no refeitório da empresa? rs
Saudações...
Eduardo
"A vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre."
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Data de registro: 20 Fev 2007, 16:37

Mensagempor mcbrito1 em 25 Jun 2010, 15:13

Fala Eduardo!

Bem, tecnicamente a pimenta não estava no refeitório! Estava guardada em um armário! Foi pq eu pedi mesmo! :lol:
De qualquer forma, hoje em dia não consigo comer salgadinho NENHUM sem pimenta... Parece que tá faltando sal ou algo do tipo!
mcbrito1
Usuário Cumari

Mensagempor pollux em 25 Jun 2010, 21:27

mcbrito1 escreveu:Fala Eduardo!

Bem, tecnicamente a pimenta não estava no refeitório! Estava guardada em um armário! Foi pq eu pedi mesmo! :lol:
De qualquer forma, hoje em dia não consigo comer salgadinho NENHUM sem pimenta... Parece que tá faltando sal ou algo do tipo!

Tú ta melhor q eu....
Eu não como nada sem pimenta...
Parece que esta faltando algo...
he he he...
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor Descharth em 23 Jul 2010, 06:52

Lamentável uma Nutricionista dizer isso. A não ser que ela tenha se referido a essas conservas de bares e restaurantes, que não raramente nos dão piriri.

Eu particularmente evito essas conservas, ainda mais quando elas possuem aspectos feios e foram batidas no liquidificador. Quanto aos molhos industrializados creio que o problema possa estar em seus ingredientes:

Uma colher de sopa de molho de pimenta (Kitano, Chinezinho, Knorr e etc) tem entre 11% e 22% das necessidades de sódio de um adulto em uma refeição.
Descharth
Usuário Jalapeño

Data de registro: 22 Set 2009, 04:55

Mensagempor beer2beer em 23 Jul 2010, 10:02

Até pouco tempo atrás, minha muié não gostava de pimenta. Até que um dia eu disse pra ela que o trem é bão pra enxaqueca (ela SOFRE com a mardita). Temos o hábito de comer baurú de manhã, e hoje em dia a muié passa nos baurús um molho de Bhut Jolokia que eu preparei. Isso de manhã cedo. Ou seja, pimenta é bão toda hora!

Abraço!
"A knife only becomes yours when it decides to taste your blood."
beer2beer
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Jan 2010, 16:03

Mensagempor pollux em 23 Jul 2010, 11:34

Descharth escreveu:Lamentável uma Nutricionista dizer isso. A não ser que ela tenha se referido a essas conservas de bares e restaurantes, que não raramente nos dão piriri.

Eu particularmente evito essas conservas, ainda mais quando elas possuem aspectos feios e foram batidas no liquidificador. Quanto aos molhos industrializados creio que o problema possa estar em seus ingredientes:

Uma colher de sopa de molho de pimenta (Kitano, Chinezinho, Knorr e etc) tem entre 11% e 22% das necessidades de sódio de um adulto em uma refeição.

Pois é bro..
É triste ver um profissional de saúde falar uma besteira destas.. mas olha q ja vi coisa pior por aqui...
rs
O maior problema dos molhos, e isso sempre falo, não é a pimenta em si e sim o que vai no e com o molho...
rs

beer2beer escreveu:Até pouco tempo atrás, minha muié não gostava de pimenta. Até que um dia eu disse pra ela que o trem é bão pra enxaqueca (ela SOFRE com a mardita). Temos o hábito de comer baurú de manhã, e hoje em dia a muié passa nos baurús um molho de Bhut Jolokia que eu preparei. Isso de manhã cedo. Ou seja, pimenta é bão toda hora!

Abraço!

Aqui em casa era parecido beer...
A dona freio-de-mão não sabia como eu comia tanta pimenta, at´[e provar um molhinho fraco de cumari..
resultado, viciou...
he he he...
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor David R Gouveia Nt em 22 Ago 2010, 18:18

A minha patroa é diferente, se chamar de pimenta ela bate no liquidificador e "bebe", consome muito molho caseiro em todas comidas salgadas e eu em salgados e doces :rofl:

Pipoca estourada com algumas gotas de óleo de pimenta no óleo normal e depois com caramelo!!! Hummmmmmmm!!!
"Ai de mim se por mim uma semente morrer semente"
David R Gouveia Nt
Usuário Jalapeño

Data de registro: 25 Jul 2010, 09:56

Mensagempor mcbrito1 em 23 Ago 2010, 11:03

Gostei da sugestão, David! Vou provar e depois conto aqui!

Abraço!
mcbrito1
Usuário Cumari

Mensagempor wagnerbaretta em 15 Fev 2011, 22:14

Não existe nada melhor que pão de sal com molho de pimenta bem forte. Pode ser consumido em qualquer hora do dia.
Se quiser melhorar a ardência, é só colocar umas 20 malaguetinhas "in natura" dentro de um pãozinho de 50g. Show de bola!!!!!!! :rock:
wagnerbaretta
Usuário Jalapeño

Data de registro: 16 Dez 2010, 21:33

Mensagempor mcbrito1 em 16 Fev 2011, 07:01

Cruuuuuuuzes!

Vai gostar de pimenta assim lá longe!!! Ainda não cheguei a esse nivel jedi! kkkkkkkk! :@
mcbrito1
Usuário Cumari

Mensagempor ViniciusFabiano em 12 Mai 2011, 21:03

o que nos deixa triste é a falta de informaçao de uma profissional da area
ViniciusFabiano
Usuário Murupi

Data de registro: 10 Mai 2011, 17:23

Mensagempor roque em 13 Mai 2011, 05:49

Existe muita ignorância sobre as pimentas, essa de que a longo prazo irá fazer mal é uma crença infundada de muitas pessoas, o que a longo prazo fará mal mesmo é o consumo de salgadinhos no café da manhã, com ou sem pimentas, ainda mais se forem dos clássicos a base de massas, frituras, carne vermelha e muit sal....... :(

Como todos sabem existem duas "pimentas" a pimenta do gênero Capsicum e a pimenta do gênero Piper, a primeira a nossa pimenta, uma solanácea, logo parente do tomate, pimentão, jiló e berinjela, a segunda a famosa e consumidíssima pimenta do reino. Bom a pimenta do reino é tóxica, tem princípios ativos totalmente diferentes da pimenta Capsicum e comprovadamente faz mesmo mal, irrita a mucosa do início ao final do aparelho digestivo, inclusive essas histórias sobre as hemorróidas deve-se a essa pimenta, o pó de pimenta do reino não é bem digerido e uma parte do material sai nas fezes, com isso a irritação nos intestinos e no ânus tende a ser maior em alto consumo. Na pimenta capsicum o maior problema são as sementes, pois podem entrar e sair quase inalteradas, vamos nos lembrar que a cumari verdadeira é conhecida como pimenta de passarinho, sabiás e outras aves frugivoras as comem e as sementes same nas fezes dessas aves e germinam onde elas as colocam, dispersando a planta em vários locais. Eu não tenho estudos que pesquisaram isso, mas sei que muitas crendices sobre as pimentas deve-se a essa "confusão" sobre pimentas. Eu tenho problemas com a pimenta do reino, me faz mal, causa azia e mal estar, se comer um prato condimentado com pimenta do reino não me sinto bem, já pimenta vermelha, mesmo não sendo um grande consumidor, não me faz mal nenhum, então isso é um exemplo de que esses dois tipos de pimentas tem ações muito diferentes ao serem consumidos. existe uma natural tendencia de quem não tolera pimenta do reino como eu ficar longe de qualquer "pimenta", mas depois de conhecer bem o assunto, comecei a consumir pimentas Capsicum, que eu na minha antiga ignorância também achava que fazia mal. Hoje melhorando minha alimentação, diminuindo frituras, excesso de comidas gordurosas, aumento de produtos integrais e fibras, frutas e hortaliças, quase não tenho mais azia, para ser sincero faz tempo que não tenho mais, então o que faz mal de verdade são alimentos como frituras e produtos industrializados, excesso de frituras de má qualidade, como alguns salgadinhos, me fazem sentir azia, então não é um pouco de molho de pimentas ue vai fazer mal, mas como foi falado aí, o sal de um molho pode fazer diferença, o sal usado em quase todos os preparos de molhos é literalmente um veneno para a maioria das pessoas, em alguns casos, tem molhos indutrializados, e isso eu posso falar com propriedade porque sou farmacêutico industrial e tive formação em industri de alimentos, medicamentos e cosméticos, conservante, corantes, edulcorantes, sal, flavorizantes, acidulantes, esses "antes" todos, denominados de aditivos, são alguns dos responsáveis por grande parte dos males que o consumo de alguns alimentos pode trazer ao nosso organismo, coca cola usa ácido fosfórico como acidulante, sal misturado com açúcar ou xarope de glucose, um mascara o sabor do outro, ou seja, o alimento fica, aparentemente, sem sal e sem açúcar, na indústria se usa sal e açúcar em quase tudo, coisas salgadas tem açúcar e coisas doces tem sal, alguns corante já foram banidos do Brasil, mas em alguns países latinos ainda são usados, conservantes tem regras de uso bem controladas, mas no nosso Brasil quem fiscaliza isso, se nem agrotóxicos se fiscaliza, que dirá conservantes em excesso. Tudo tem conservantes, pão, refrigerantes, molho de pimenta industrializado, etc......

Pimentas Capsicum tem substãncias benéficas, a capsaicina, as vermelhas licopeno, as amarelas carotenóides, vitaminas e minerais, então é uma hortaliça comparável, por exemplo ao tomate, um icone em unanimidade pelos pesquisadores de hortaliça benéfica! ;)
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Retornar para Saúde