PROBLEMA COM CONSERVA EM AZEITE

Discussões sobre métodos de conservação de pimentas

Re: PROBLEMA COM CONSERVA EM AZEITE

Mensagempor sergiozal em 02 Mar 2016, 19:27

Eu deixo uns 3 meses no vinagre, depois escorro e completo com azeite.... simples assim.
Ok, todos os procedimentos de lavagem dos frutos e dos utensílios é importante
sergiozal
Usuário Jalapeño

Data de registro: 12 Fev 2010, 19:22

Mensagempor Giancarlo em 02 Mar 2016, 23:55

Eu acho que também funciona. Minha única ressalva é que, ao escorrer o vinagre, você perde um pouco da ardência das pimentas...

O melhor jeito que eu acho (na minha opinião, vejam bem) é desidratar as pimentas e depois colocar em azeite... mais nada! O azeite extrai o princípio que provoca a ardência da melhor maneira possível.... Esse princípio é lipo-solúvel (solúvel em óleo) e, por isso, se dá muito bem com azeite.

Abraços
Gianca
Giancarlo
Sempre gostei de pimentas. Agora resolvi entender um pouco mais...
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Mar 2015, 22:59

Mensagempor Max o Obelix em 03 Mar 2016, 08:16

Giancarlo escreveu:Eu acho que também funciona. Minha única ressalva é que, ao escorrer o vinagre, você perde um pouco da ardência das pimentas...
O melhor jeito que eu acho (na minha opinião, vejam bem) é desidratar as pimentas e depois colocar em azeite... mais nada! O azeite extrai o princípio que provoca a ardência da melhor maneira possível.... Esse princípio é lipo-solúvel (solúvel em óleo) e, por isso, se dá muito bem com azeite.
Abraços
Gianca

Tem outra forma de fazer a conserva no azeite de oliva, claro que muito mais trabalhosa, porém também com resultado muito mais eficiente no que se refere à qualidade (sabor, aroma, ardência e conservação).

Veja a descrição desse meu processo em Conservas com ervas aromáticas e especiarias.

Ressalto que atualmente eu evolui para colocar somente 10% do volume de conteúdo do frasco com vinagre e/ou vodca e o resultado em termos de fermentação e conservação é o mesmo do obtido com os meus antigos 20%. E o resultado quanto ao sabor, aroma e ardência tem sido ainda melhor.

Ou seja, atualmente ou coloco apenas 5% de vodca + 5% de vinagre, ou somente 10% de vodca, ou somente 10% de vinagre. Quase sempre eu tenho usado somente os 10% de vodca.

Assim, eu obtenho uma conserva realmente deliciosa, aromática e muito ardida, sem usar nenhum conservante químico, e eu tenho delas aqui prontas há mais de um ano completamente saudáveis. Quando eu abro alguma delas, uso-as durante um ou dois meses, mantendo-a fora do refrigerador e, ainda assim, não degenera.

Abraçoss,

Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor sergiozal em 03 Mar 2016, 18:11

Giancarlo escreveu:Eu acho que também funciona. Minha única ressalva é que, ao escorrer o vinagre, você perde um pouco da ardência das pimentas...

Abraços
Gianca

Por ser 100% vinagre, teoricamente não deveria perder ardência, pois sendo lipo solúvel, a capsaicina vai migrar somente para o azeite, não para o vinagre. O álcool também dilui a capsaicina.
Não tenho assim tanta experiência, mas eu diria que se você quer conservar a pimenta como tal, use só vinagre. Se quer o líquido apimentado, então use azeite ou álcool.
sergiozal
Usuário Jalapeño

Data de registro: 12 Fev 2010, 19:22

Mensagempor Max o Obelix em 03 Mar 2016, 18:26

Com o uso do vinagre sempre ocorre perda da ardência, mesmo sem descartar o vinagre quando for usar a conserva. Ou seja, basta usar o vinagre para haver considerável perda da ardência, sim.

Pior ainda se depois da conserva pronta, quando for consumir se descartar o vinagre para substituir pelo azeite. Boa parte da ardência vai-se com o vinagre.

Faço molhos de pimenta há décadas e sempre constatei esse comportamento.

Depois de tanta experiência, atualmente faço conservas apenas de duas formas com excelente resultado em sabor, aroma e ardência:
  • Pimentas imersas em 10% de vodca e 90% de azeite de oliva, e
  • Pimentas esmagadas, com diminutas doses de sal e açúcar, postas a fermentar para obtenção do mosto fermentado;

Após essas conservas estejam completamente maturadas é que as transformo em diversos tipos de molho com perda zero.

Abraçõs,
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor heliohf53 em 20 Out 2019, 12:07

Sou membro recente do grupo, gosto muito de pimenta, todas. Uso os procedimentos de assepsia e esterilização conforme recomendados. Mas gostaria de fazer uma conserva de pimenta cumari ou malagueta, mas que tenha gosto de Ácido Butanoico (lembra o paladar da manteiga de garrafa com pequeno gosto rançoso). Se alguém souber, gostaria de saber como fazer.

Antecipadamente agradeço.

Usuário Héliohf53 membro do grupo.

Emails heliohf53@terra.com.br ou heliohf53@gmail.com

Celular (011) 994951111.
heliohf53
Usuário Cambuci

Data de registro: 08 Out 2019, 09:42

Anterior

Retornar para Conservas de pimenta