GOMA XANTANA

Poste aqui a receita do seu molho de pimenta secreto! :)

Re: GOMA XANTANA

Mensagempor neyde hidalgo em 17 Out 2011, 22:42

Como eu disse, esse Mix tem q ir ao fogo. Eu queria um q não precisasse ir, para fazer meu molho especial de cumari. Daí que só a goma xantana mesmo... Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Mancusi em 18 Out 2011, 15:52

Neyde não precisa ir no fogo, tanto a goma xantana como a goma guar são facilmentes solúveis em agua fria,
o que acontece é que quando se tenta emulsificar direto pelo vinagre que tem ph baixo fica mais difícil,
eu já estou em teste de medidas usando o mix.
Na verdade os dois tipos de gomas são quase idênticos mudando somente a materia prima delas, mas que servem ao mesmo propósito,
emulsificar molhos e etc...
Observe esses links:
http://www.estudostecnologicos.unisinos.br/pdfs/105.pdf
http://www.conservantesliquidos.com.br/ ... mentos.htm
http://www.conservantesliquidos.com.br/ ... mentos.htm
Em 2 dias terei meus molhos já emulsificados e testados em 2 ambientes, geladeira e a temperatura ambiente
aí sim teremos uma boa noção.
De cara já posso afirmar que funciona, pois encorpou na hora o molho de dedos de moça que a meu ver
é o que decantava mais rápido.
Abraços...
Mancusi
Usuário Cumari

Data de registro: 28 Jul 2011, 10:26

Mensagempor Lucas Molina em 18 Out 2011, 18:32

alguem ja ouviu falar em emustab??? é usado na fabricação de sorvete, é oque dá a cremosidade na massa, sei que é feito de algas e não tem sabor algum
Lucas Molina
Usuário Cumari

Data de registro: 08 Ago 2011, 23:59

Mensagempor Mancusi em 18 Out 2011, 18:58

Lucas esse eu não conheço voce ja usou?
Mancusi
Usuário Cumari

Mensagempor Lucas Molina em 18 Out 2011, 19:07

então eu tenho uma sorveteria, na produção agente usa o emustab, me veio a idéia que poderia dar certo por não ter sabor algum e a finalidade ser a mesma, agente usa para fazer marchimelo tbm.
Lucas Molina
Usuário Cumari

Mensagempor neyde hidalgo em 24 Out 2011, 14:42

Vamos aguardar as experiências do amigo. Eu fico esperando que deem certo.
Encontrei a goma xantana na minha cidade. Acreditam? Procurei tanto em SP e até em outros Estados, através da net. Enviei uma pergunta a um site de S.C. querendo saber se eles enviavam uma pequema quantidade de goma aqui para minha cidade. Eles enviam, numa boa. Só que o preço do envio é o dobro do preço do produto. Mas eles me informaram que em Marília, têm distribuidor. Fui até lá e só achei, por enqto, 1 pacote de 100 g., que deu para o molhos q eu queria fazer e sobrou mais da metade... Mas para outras compras preciso esperar 15 dias q é qto demoram a chegar, já q acabaram aqui.
Já viram q ótimo? E q interessante? Procurei por todos os lugares, fora de minha cidade e acabei encontrando aqui. Não é de morrer??????? Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor Lucas Molina em 24 Out 2011, 18:23

Olá neyde, isso acontece frequentemente comigo, como minha cidade é pequena é comum quando eu preciso de algo diferente, as vezes nem procuro por aqui, ja vou logo a cidade vizinha, depois fico sabendo que aqui tinha o produto,até mais barato! Ô réiva :envy:
Lucas Molina
Usuário Cumari

Mensagempor Mancusi em 24 Out 2011, 18:51

Boa noite turma!!!
venho informar que graças a Deus o Mix de gomas funcionou
muito bem, meus molhos pararam de decantar e se mantiveram estáveis
mesmo em geladeira, sem alterações no sabor e na cor.
até o fim de semana irei postar as fotos no meu diário,
agora estou satisfeito...
abraços a todos!!!
Mancusi
Usuário Cumari

Mensagempor Mancusi em 02 Nov 2011, 10:25

Como prometido, postei as fotos dos molhos no meu diário.
viewtopic.php?f=7&p=317484#p317484
e confirmo que o mix de xantana-guar funciona muito bem.
se quiserem dar uma olhada, só ir no link acima.
Abraços!!!
Mancusi
Usuário Cumari

Mensagempor Kibaumm em 02 Nov 2011, 20:03

neyde hidalgo escreveu:Vamos aguardar as experiências do amigo. Eu fico esperando que deem certo.
Encontrei a goma xantana na minha cidade. Acreditam? Procurei tanto em SP e até em outros Estados, através da net. Enviei uma pergunta a um site de S.C. querendo saber se eles enviavam uma pequema quantidade de goma aqui para minha cidade. Eles enviam, numa boa. Só que o preço do envio é o dobro do preço do produto. Mas eles me informaram que em Marília, têm distribuidor. Fui até lá e só achei, por enqto, 1 pacote de 100 g., que deu para o molhos q eu queria fazer e sobrou mais da metade... Mas para outras compras preciso esperar 15 dias q é qto demoram a chegar, já q acabaram aqui.
Já viram q ótimo? E q interessante? Procurei por todos os lugares, fora de minha cidade e acabei encontrando aqui. Não é de morrer??????? Neyde

Ola Neyde!!!
amiga quanto vc usa de goma xantana no molho????
desculpa perguntar, é pq eu uso tão pouquinho nos meus molhos... 1 ou 2g por litro de molho!!!!
eu tb achei na minha cidade!! no sertão da Bahia!!! c acredita nisso? numa lojinha de produtos de confeitaria e panificação... fiquei de queixo caido quando perguntei a vendedora e ela disse q tinha rsrsrsrs tb tinha procurado na net, e sem sucesso!
braços
Kibaumm
Usuário 7 Pot

Data de registro: 05 Jan 2010, 09:49

Mensagempor neyde hidalgo em 02 Nov 2011, 23:45

Não sei em peso, porque nunca me ocorreu de pesá-la, mas uso 1 colher de sobremesa rasa em cada copo de liquidificador... Acho q acaba dando a mesma proporção aproximada q a sua. Só sei q bato primeiro com menos pó e experimento. Se ainda não ficou na consistência q quero, aumento e bato novamente. Acho q depende um pouco de como queremos nosso molho.
Você viu como serviu de alerta para nós? Procuramos tanto nas capitais e nos grandes centros e fomos encontrar perto de casa. Mas um aviso: aqui eu encontrei em casa que vende produtos diet e light já prontos e em seus ingredientes. Por isso não os encontrava, qdo procurava-o em outras casas. Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor Kibaumm em 03 Nov 2011, 08:43

neyde hidalgo escreveu:Não sei em peso, porque nunca me ocorreu de pesá-la, mas uso 1 colher de sobremesa rasa em cada copo de liquidificador... Acho q acaba dando a mesma proporção aproximada q a sua. Só sei q bato primeiro com menos pó e experimento. Se ainda não ficou na consistência q quero, aumento e bato novamente. Acho q depende um pouco de como queremos nosso molho.
Você viu como serviu de alerta para nós? Procuramos tanto nas capitais e nos grandes centros e fomos encontrar perto de casa. Mas um aviso: aqui eu encontrei em casa que vende produtos diet e light já prontos e em seus ingredientes. Por isso não os encontrava, qdo procurava-o em outras casas. Neyde

Obrigado Neyde!!!
deve ser a mesma quantidade!! é q vc faz em quantidade muito maior de molhos ehheheheh
eu uso principalmente nos molhos fermentados, apenas para evitar que acontece a separação no liquido!!
pois é, qse n acreditei q tinha achado na minha cidadezinha...
abraços
Kibaumm
Usuário 7 Pot

Data de registro: 05 Jan 2010, 09:49

Mensagempor Mancusi em 03 Nov 2011, 13:23

Kibaumm escreveu:
neyde hidalgo escreveu:Não sei em peso, porque nunca me ocorreu de pesá-la, mas uso 1 colher de sobremesa rasa em cada copo de liquidificador... Acho q acaba dando a mesma proporção aproximada q a sua. Só sei q bato primeiro com menos pó e experimento. Se ainda não ficou na consistência q quero, aumento e bato novamente. Acho q depende um pouco de como queremos nosso molho.

Obrigado Neyde!!!
deve ser a mesma quantidade!! é q vc faz em quantidade muito maior de molhos ehheheheh
eu uso principalmente nos molhos fermentados, apenas para evitar que acontece a separação no liquido!!
pois é, qse n acreditei q tinha achado na minha cidadezinha...
abraços

Desculpe me entrometer já entrometendo kkkkk.
Eu uso 1 colher de chá do mix xantana-guar
para um litro de molho, é o suficiente para não decantar
meus molhos. Abraço a todos!
Mancusi
Usuário Cumari

Mensagempor neyde hidalgo em 03 Nov 2011, 15:57

Acho que nós, à nossa maneira, usamos a mesma quantidade aproximada de goma ou da mistura. Muito bom saber q a mistura tb dá certo, já q há mais facilidade de comprar esta q a goma xantana.Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor Mancusi em 03 Nov 2011, 19:06

neyde hidalgo escreveu:Acho que nós, à nossa maneira, usamos a mesma quantidade aproximada de goma ou da mistura. Muito bom saber q a mistura tb dá certo, já q há mais facilidade de comprar esta q a goma xantana.Neyde

Pois é Neyde, bom saber que todo mundo ao seu modo
esta bombando nos molhos, no final o que importa
são produtos de alta qualidade na mesa da moçada.
abraços!!!
Mancusi
Usuário Cumari

Mensagempor vladimir em 29 Fev 2012, 06:16

tem xantana?
vladimir
Usuário Jalapeño

Data de registro: 03 Nov 2011, 17:39

Mensagempor Moacarlos em 11 Jul 2012, 21:36

Boa noite Gipione, você ainda consegue a goma xantana? Estava precisando... UM abraço!
Meu Diário - Moacarlos - viewtopic.php?f=7&t=16998
Moacarlos
Usuário Jalapeño

Data de registro: 02 Jul 2012, 21:01

Mensagempor Moacarlos em 15 Jul 2012, 20:15

Moacarlos escreveu:Boa noite Gipione, você ainda consegue a goma xantana? Estava precisando... UM abraço!

Eu Moro no Rio de Janeiro e foi muito difícil encontrar goma xantana, na verdade só encontrei um mix de goma guar e goma xantana, e foi difícil também. Fiz um molho ontem divino com pimenta BAIANA e usei a goma, ficou excelente!
Meu Diário - Moacarlos - viewtopic.php?f=7&t=16998
Moacarlos
Usuário Jalapeño

Data de registro: 02 Jul 2012, 21:01

Mensagempor Custódio em 25 Jul 2012, 21:13

Gosto de molho de pimenta fermentado e quando acrescento o vinagre fica muito liquido e há separação, apesar de colocar pouco ( aprox. 1/4 )

Lendo o forum procurei a goma Xantana e não achei só a goma Guar, pesquisei e vi que era quase o mesmo, fiz o uso e o resultado foi muito bom, tanto em consistencia como na não separação dos liquidos.

Estou com um molho com a adição de Azeite e Vinagre para verificar se há a separação, dentro de breve relato o resultado.

Descrição da Goma:
Goma obtida das sementes da planta nativa da Índia Cyamopsis Tetragonolobus ou Cyamopsis Psoraloides.

É utilizado como espessante, estabilizante, emulsificante e agente de corpo. Atualmente é frequente a adição desta substancia pelos fabricantes em certas marcas de iogurtes.
Custódio
Usuário Cumari

Data de registro: 19 Nov 2011, 12:39

Mensagempor Saverio em 07 Ago 2012, 08:43

Para quem não consegue achar goma xantana, acabei de comprar na loja Mundo Verde http://www.mundoverde.com.br/ em Curitiba por R$-7,30 o pacote com 100 g. Esta loja tem várias franquias pelo Brasil e é só procurar a loja mais próxima ou solicitar via email. No meu próximo Molho Fermentado tipo Tabasco do Jeffão vou usar com certeza, e adeus separação das partes. Vou fazer também umas geleias com frutas e pimentas, além de experimentar nas minhas "artes culinárias" de finais de semana.
"Seja realista, busque o impossível". Albert Camus

Diário https://pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=12431
Saverio
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Jan 2011, 10:46

AnteriorPróximo

Retornar para Molhos de pimenta