DÚVIDA - Proporção azeite/vinagre no molho

Poste aqui a receita do seu molho de pimenta secreto! :)

DÚVIDA - Proporção azeite/vinagre no molho

Mensagempor Plisken em 19 Jan 2016, 12:45

Olá meus caros,

Essa é minha primeira postagem, e gostaria de ver as opiniões dos participantes sobre três questões que podem ser também dúvida de outras pessoas:

1 - Qual consideram a proporção ideal de Vinagre e Azeite para um molho de pimenta? Ou até mesmo se usam apenas vinagre ou apenas azeite. Ex: 1 xícara de vinagre e 1 xícara de azeite (Prefiro a consistência igual a um molho pomarolla desses prontos)

2 - Qual tipo de vinagre mais gostam de usar? (Ex: de ácool, de vinho branco, de vinho tinto, ou até mesmo cachaça ou vinho)

E uma terceira dúvida, derivada da escolha da proporção de azeite/vinagre:

3 - Quando vocês deixam o molho parado por alguns dias, o líquido se separa da massa? O que fazer para que a mistura não se separe?

Muito obrigado!
Plisken
Usuário Cambuci

Data de registro: 06 Jan 2016, 21:20

Re: DÚVIDA - Proporção azeite/vinagre no molho

Mensagempor Benedito Caturelli em 19 Jan 2016, 20:10

Plisken, boa noite!

A suas dúvidas, só serão esclarecidas por você mesmo, através de ensaios e erros e acertos. Você usará diferentes proporções a seu gosto, para cada tipo de pimenta., até chegar no seu ideal. Quanto ao vinagre eu uso o vinagre de álcool, para sofisticar use vinagres de vinho de procedência, mais a diferença para um simples molho dependerá também dos outros ingredientes. Não gosto de cachaça na conserva, ela amarga a pimenta e é mais cara, beba-a enquanto prepara as conservas, e se quiseres cachaça forte adicione uma pimenta e curta a ardência. No seu item 3 líquidos de diferentes densidades são imiscíveis, portanto chacoalhe antes de usar. Um molho com grande quantidade de pimenta e pouco líquido poderá ser denso e manter-se como massa.

P.S. visite meu diário, lá tem bastante informações que você poderá aplicar.
Benedito Caturelli
Usuário Murupi

Data de registro: 23 Jul 2008, 18:13

Mensagempor Max o Obelix em 20 Jan 2016, 04:47

.
Concordo integralmente com a opinião e orientação do Dito Caturelli.

Acrescento apenas que eu prefiro o vinagre de arroz ao vinagre de álcool, mas este último sempre será a minha segunda opção. Em certas composições mais "gourmet" eu uso vinagre balsâmico, eventualmente nacional; em certos casos, italianos, de Modena.

Abraços,
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Plisken em 21 Jan 2016, 13:07

Obrigado pela participação, Max e Benedito!

Eu entendo que assim como muitas coisas na vida eu preciso experimentar diferentes combinações e avaliar qual a melhor forma de atender às minhas expectativas.

No entanto, minha intenção com esse post é conhecer a proporção que vocês mais gostam em seus preparos.
Talvez por erro meu mesmo, de usar "dúvida" enquanto seria mais adequada a palavra "curiosidade".

Se puderem falar a quantidade de azeite/vinagre que costumam usar, eu ficarei ainda mais grato.

Abraços!
Plisken
Usuário Cambuci

Data de registro: 06 Jan 2016, 21:20

Mensagempor André Fiamengui em 26 Jan 2016, 07:13

Plisken, a proporção depende de cada pessoa, gosto próprio.

Conheço pessoas que fazem apenas com vinagre de álcool, assim o molho fica mais acido, há quem faça utilizando 1/3 de azeite e o restante de vinagre e temos quem prefira o vinagre balsâmico além de acido possui um adocicado próprio.

Faz pequenas quantidades para degustação, faça com vinagre, com azeite ou com balsâmico o "pulo do gato" é encontrar o segredo que possa agradar.

Molho de pimenta sempre é bom deixar fermentar, mas para isso há uma técnica especial em garrafas pet, procure no campo de busca localizado no topo do fórum você encontrará muitos relatos.

boa sorte.

abraços
André
Aprender, crescer e espalhar conhecimentos.
Meu diário viewtopic.php?f=7&t=19420
André Fiamengui
Usuário Rocotó

Data de registro: 28 Mai 2015, 08:44

Mensagempor Max o Obelix em 26 Jan 2016, 07:55

.
Concordo integralmente com as colocações de André Fiamengui.

Eu, por exemplo, atendendo ao meu gosto pessoal, raramente ultrapasso os 10% de vinagre sobre o volume total do molho e prefiro os vinagres balsâmico ou de arroz, nessa ordem, a depender do tipo de molho. Mas quando eu faço molhos para outros, ou mesmo quando se trata de algumas formulações especiais, é claro que não raro tenho de abdicar dessas minhas preferências pessoais e aumentar a participação do vinagre e/ou fazer outra escolha de tipo de vinagre.

Abraços,
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Retornar para Molhos de pimenta