Molho Sriracha

Poste aqui a receita do seu molho de pimenta secreto! :)

Molho Sriracha

Mensagempor JeanCanestri em 18 Mai 2015, 10:05

Esse é meu primeiro post e eu sou novato nesse mundo de fazer molhos de pimenta. Tem um molho que comprei outro dia que é muito muito bom ele se chama Sriracha. Ele tem alho e consistência de ketchup. Eu fiquei meio que viciado nele. A marca mais famosa desse tipo de molho tem um galo na garrafa mas eu prefiro esse (diz na garrafa que é feito na Tailândia, então ele deve usar aquela pimentinha vermelha que ele cultivam lá):

Imagem

Os ingredientes que estão na garrafa são: pimentas(não especifica qual), açúcar, sal, água, ácido acético, ácido citrico, "blablablabla" e goma xantana (deve ser isso que dá a consistência de ketchup).

Só tem um problema: esse molho é muito caro e nem sempre eu acho ele pra vender aqui. Então eu pesquisei um pouco e achei esses dois vídeos de como fazer o molho:

vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=vgK3EpXROks
vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=k7TsUKAvqSs

Eu comecei a fazer o meu molho ontem. Eu fiz ele misturando pimentas dedo de moça e malagueta. Ele está fermentando agora. Eu sou neófito nessa arte e como eu sei que nesse fórum tem muitos mestres bruxos dos molhos e das pimentas, eu queria postar isso pra ver se vocês têm qualquer observação pra fazer, que será muito útil. Eu tirei umas fotos do processo e posto elas logo. Também vou mostrar o produto final aqui. Obrigado :)
JeanCanestri
Usuário Cambuci

Data de registro: 17 Mai 2015, 13:44

Re: Molho Sriracha

Mensagempor Leandro Ferraz em 18 Mai 2015, 10:13

quando chegar em casa vejo os vídeos.
já tentei fazer ele uma vez e não ficou muito bom...
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor neyde hidalgo em 18 Mai 2015, 10:38

Estou aguardando ansiosa seus post(s) para seguir a "fabricação" de seus molhos... Isto muito nos interessa. Um abraço. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Custódio em 18 Mai 2015, 19:53

Li a receita e vi os videos, este molho é praticamente o mesmo Molho Fermentado do Jeffão. Menos fermentado ( 3 dias ) e com o acréscimo de alguns elementos como alho, açúcar mascavo e goma xantana.
Dá para pegar o Molho fermentado e usar como base, acrescentando o que for do seu gosto.
Faça uma fermentação com uma boa quantidade de Pimentas e depois vá realizando os molhos até acertar a sua preferencia.
Custódio
Usuário Cumari

Data de registro: 19 Nov 2011, 12:39

Mensagempor Adolfo Garcia em 26 Mai 2015, 16:45

Para mim o Sri racha é um dos meus molhos preferidos, não experimentei ainda o tipo Tailandês, mas o original Vietnamita-americano é mto bom.

Já conhecia esses videos e coloquei umas garrafas para fermentar, com 3 dias não achei que ficou nem de longe parecido com o original, por isso vou deixar fermentar mto mais, vi um vídeo da fabrica que industrializa o Sri racha, nele a filha do dono que servia de cicerone dizia que o molho ficava em fermentação de 3 a 6 meses, por isso 3 dias é mto pouco, acredito tb que eles não revelam todos os ingredientes pois pode se sentir o gosto de molho de tomate no molho industrializado, mas ele não aparece na lista de ingredientes sinto tb sabor de especiarias mas ainda não identifiquei com precisão qual ou mais possivelmente; quais, pois o sabor é bem mais complexo que com um mero ingrediente, se fosse assim seria mais fácil de definir qual.
Mas tb fico aqui no aguardo de suas conclusões ai com seus molhos, quem sabe juntando nossas experiencia não conseguimos nos aproximar do original; Faço votos que vc consiga bons resultados ai.
Abraços

Adolfo
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Data de registro: 14 Mai 2014, 10:41

Mensagempor Leandro Ferraz em 26 Mai 2015, 17:45

Eu fiz o teste também so com Pimentas Serranos que são muito parecidas com as Jalapenhos e não ficou muito saboroso pelo menos eu nao gostei...
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor soldat em 31 Mar 2016, 11:57

Adolfo Garcia escreveu:Para mim o Sri racha é um dos meus molhos preferidos, não experimentei ainda o tipo Tailandês, mas o original Vietnamita-americano é mto bom.

Já conhecia esses videos e coloquei umas garrafas para fermentar, com 3 dias não achei que ficou nem de longe parecido com o original, por isso vou deixar fermentar mto mais, vi um vídeo da fabrica que industrializa o Sri racha, nele a filha do dono que servia de cicerone dizia que o molho ficava em fermentação de 3 a 6 meses, por isso 3 dias é mto pouco, acredito tb que eles não revelam todos os ingredientes pois pode se sentir o gosto de molho de tomate no molho industrializado, mas ele não aparece na lista de ingredientes sinto tb sabor de especiarias mas ainda não identifiquei com precisão qual ou mais possivelmente; quais, pois o sabor é bem mais complexo que com um mero ingrediente, se fosse assim seria mais fácil de definir qual.
Mas tb fico aqui no aguardo de suas conclusões ai com seus molhos, quem sabe juntando nossas experiencia não conseguimos nos aproximar do original; Faço votos que vc consiga bons resultados ai.
Abraços

Adolfo

Olá Adolfo

Minha experiencia de paladar é parecida com a sua e também estou buscando me aproximar do molho.

Conseguiu descobrir ou perceber mais algum ingrediente ou chegar mais perto do molho original?

Será que vai tomate mesmo? Ao mesmo tempo que parece sim, parece que não...

Abraço!
""Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha"
soldat
Usuário Jalapeño

Data de registro: 28 Dez 2009, 03:48

Mensagempor joaocoro em 29 Set 2016, 14:32

eu vi algo que o segredo do molho sriracha.
é essa pimenta.

Imagem

não sei o nome mas estou procurando a um tempão já.
Diário de João Carlos Coró
Perfil de João Carlos Coró

"Sou mau e isso é bom, nunca serei bom e isso não é mau. Não quero ser ninguém além de mim!"
joaocoro
Usuário Jalapeño

Data de registro: 15 Jul 2016, 10:15

Retornar para Molhos de pimenta