Molhos do Max Obelix

Poste aqui a receita do seu molho de pimenta secreto! :)

Re: Molhos do Max Obelix

Mensagempor Denis Silva em 17 Dez 2014, 11:22

Buth Obelix escreveu:
Denis Silva escreveu:Desculpe tanta ignorância em relação a este assunto, mas sou totalmente leigo no caso.
Posso ir colocando no mesmo recipiente com vodka os frutos conforme irão madurando, somente depois, quando tiver uma boa quantidade montar minha conserva??

Sim, pode. Inclusive não precisa que você coloque grande quantidade de vodca. Eu costumo colocar de vodcka apenas 20% do conteúdo frasco. Assim, numa vidro de 500 ml você coloca apenas 100 ml de vodca. Apenas tenha o cuidado de diariamente, pelo menos duas vezes por dia, sacudir o frasco pra que todas as pimentas sejam banhadas pela vodca. Isso é suficiente para conservá-las quase sem fermentação.
Contudo, lembre-se de que boa parte da pungência das pimentas vão ser transferidas para a vodca. Assim como pequena parte do sabor e do aroma das pimentas também o vão. Daí que, no futuro, descartar essa vodca será desperdício. Ou você a aproveitará no desdobramento e aperfeiçoamento dessa própria conserva ou como ingrediente para outros molhos e/ou receitas.
Max .'. o Obelix

Ok, grato pela ajuda,
mais uma vez foi de grande valia para mim, com certeza vou fazer desta forma.

Abraços
Denis Silva
Usuário Rocotó

Data de registro: 03 Ago 2014, 17:59

Receitas estrangeiras de molho, traduzidas

Mensagempor Max o Obelix em 19 Dez 2014, 21:13

Informo que hoje eu criei um novo tópico denominado Receitas estrangeiras de molho, traduzidas no fórum Receitas ‹ Molhos de pimenta

Por sugestão do amigo Bruxo Mestre Pimenteiro, o Leandro Ferraz, estou criando aquele tópico que se destina à publicação e à discussão de textos e receitas sobre molhos com pimentas, originalmente publicadas em outros idiomas e lá traduzidas para o português brasileiro. Portanto, obviamente aquele tópico está aberto a todos que queiram publicar as suas traduções de textos e receitas, bem como questionar ou discutir sobre as traduções lá publicadas.

Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Molho para Sanduíche

Mensagempor Max o Obelix em 29 Dez 2014, 12:07

Trata-se de um molho leve, nutritivo e delicioso que pode acompanhar e complementar sanduíches, canapés, crepes, panquecas, similares e até mesmo saladas.

INGREDIENTES

• 1 copo de maionese
  • 4 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá páprica picante
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 1 colher de chá de vinagre de vinho branco
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 pitada de tomilho
  • 1 pitada de cominho
  • 4 ramos de coentro fresco
  • 4 ramos de salsa fresca
  • 3 colheres de chá de molho de pimenta malagueta
  • 3 colheres de sopa de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

PREPARO:

Misture bem a maionese com o suco de limão. Acrescente o açúcar e continue misturando até dissolvê-lo completamente.

Acrescente a água, a páprica, o sal, o alho, o vinagre e o orégano e misture tudo completamente.

Inclua o tomilho, o cominho, o coentro, a salsinha, a pimenta malagueta, o creme de leite e o azeite de oliva. Bata no liquidificador até homogeneizar.

Está pronto para servir.

Aqueles que prefiram mais "quente" (apimentado) aumente a quantidade de páprica picante e do molho de pimenta malagueta, ao seu gosto. Pode ser usado o molho Tabasco.
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Denis Silva em 29 Dez 2014, 13:05

Boa tarde Max,
estou com uma quantidade de pimentas curtindo na Vodca, gostaria de saber se posso coloca-las para curtir no direto azeite, se posso colocar ou devo colocar vinagre, se posso apos coloca-las no azeite e depois abrir o recipiente e acrescentar mais pimentas, apos fechado de quanto em quanto tempo devo abrir para retirar o CO2????

Abraços
Denis Silva
Usuário Rocotó

Data de registro: 03 Ago 2014, 17:59

Mensagempor Leandro Ferraz em 29 Dez 2014, 13:44

faço uma receita parecida com essa ultima sua.
so que mais simples.

um pote de maioneses, 1 limão, cebolinha salsinha e pimenta verde . bate tudo e pronto só saborear com churrasco rsrs...
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor Max o Obelix em 29 Dez 2014, 14:21

Leandro Ferraz escreveu:faço uma receita parecida com essa ultima sua.
so que mais simples.
um pote de maioneses, 1 limão, cebolinha salsinha e pimenta verde . bate tudo e pronto só saborear com churrasco rsrs...

Deve ficar boa também, claro, caro amigo bruxo pimenteiro. Vou fazer e experimentar.
Como você disse, a sua é mais simples e parecida. É isso que faz a diferença em gastronomia.
Não porque a mais simples ou a mais complexa sejam melhores, mas porque são diferentes. Ainda que sutilmente diferentes.
E nós dois somos bruxos que sabemos usar os nossos caldeirões! :D :D :D
Abração,
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Leandro Ferraz em 29 Dez 2014, 16:54

vi uma outra so nao me recordo a receita completa .
sei que usa leite bem gelado e oleo vai batendo ate virar uma maionese dai coloca o cheiro verde e a pimenta.
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor Max o Obelix em 29 Dez 2014, 17:24

Leandro Ferraz escreveu:vi uma outra so nao me recordo a receita completa .
sei que usa leite bem gelado e oleo vai batendo ate virar uma maionese dai coloca o cheiro verde e a pimenta.

Vixe! Beleza! Procure essa preciosidade!
Mas se eu tiver um tempinho nesse próximo fim-de-semana vou tentar aqui, testando as proporções dos ingredientes. Depois relatarei o resultado.
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 29 Dez 2014, 17:38

Denis Silva escreveu:Boa tarde Max,
estou com uma quantidade de pimentas curtindo na Vodca, gostaria de saber se posso coloca-las para curtir no direto azeite, se posso colocar ou devo colocar vinagre, se posso apos coloca-las no azeite e depois abrir o recipiente e acrescentar mais pimentas, apos fechado de quanto em quanto tempo devo abrir para retirar o CO2????
Abraços

Denis, sobre conservas com vodca, vinagre e azeite de oliva eu já expliquei tudo, com detalhamento, nos seguintes tópicos:
CONSERVA "Hellboy's delicacy"
Conservas com ervas aromáticas e especiarias
Detalhamento dos procedimentos
Depois que você "estudar" direitinho tudo isso, se ainda existir dúvida então por favor me consulte, ok?
Por favor não me entenda mal, não estou me negando a lhe responder a meia dúzia de perguntas que você formulou, mas é que se você não ler tudo direitinho, seu conhecimento ficará incompleto e você sempre terá muitas dúvidas, entende?
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Colheita e Mosto

Mensagempor Max o Obelix em 11 Jan 2015, 11:01

Na foto abaixo, nas duas bandejas estão as pimentas da minha colheita desta semana, congeladas. Do lado direito, sobre o vidro da mesa, a minha colheita de hoje.

DSC08570.JPG
Colheita desta semana

As congeladas juntamente com as maduras da colheita de hoje resultou nas 3 garrafas PET abaixo, 2 de 2 litros e 1 de 1,5 litro, portanto mais 4.000 ml de mosto posto em fermentação.

DSC08571.JPG
Resultou em mais 4.000 ml de mosto

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Adrina em 11 Jan 2015, 19:26

Max, obrigada por compartilhar conosco. Espero estar, em 4 meses, produzindo molhos com suas receitas.
Adrina
Belo Horizonte/MG

Diário: viewtopic.php?f=7&t=19162
Nada como um dia após o outro!
Adrina
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Dez 2014, 18:34

Mensagempor Max o Obelix em 12 Jan 2015, 07:22

Adrina escreveu:Max, obrigada por compartilhar conosco. Espero estar, em 4 meses, produzindo molhos com suas receitas.

Torço por isso. Fico aqui à sua disposição no que eu possa lhe ser útil.
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mosto fermentando

Mensagempor Max o Obelix em 10 Mar 2015, 08:34

Meu atual estoque de mosto de pimentas fermentando:

17 garrafas PET amassadas, sendo:
  • 12 delas de 2,0 litros cada;
  • 2 delas de 1,50 litros cada;
  • 3 delas de 1,0 litro cada,
totalizando o volume capaz de 30,0 litros.

As 17 garrafas PET contêm um total de 21,00 litros líquidos de mosto com as seguintes composições:

• Somente Bhut Jolokas
  • Somente Trinidad Scorpions
  • Mix somente de Nucleares
  • Mix somente de Habañeros
  • Mix de Nucleares + Habañeros
  • Somente de Dedo-de-Moça
  • Mix de Nucleares + Habañeros + Dedo-de-Moça

Destes 21,00 litros líquidos de mosto, 11,0 litros já estão completamente fermentados e já vou iniciar com eles o processamento para a composição de diversos tipos diferentes de molhos, pretendendo diversos sabores, aromas, texturas e grau de pungência.

20150309_101918.jpg
17 garrafas com mosto em fermentação

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor neyde hidalgo em 11 Mar 2015, 09:09

Max. é mto bom vê-lo de volta ao fórum! Vc faz muuuuita falta por aqui. Estou muito contente por ver q melhorou um pouco seu pulso. Está fazendo fisioterapia?
Se cuide, amigo porque mesmo acessando pouco o fórum, tenho sentido muito sua falta. Vc é uma luz que irradia simpatia, amizade, solidadriedade e muito amor! Bem-revindo! Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Max o Obelix em 11 Mar 2015, 10:11

neyde hidalgo escreveu:Max. é mto bom vê-lo de volta ao fórum! Vc faz muuuuita falta por aqui. Estou muito contente por ver q melhorou um pouco seu pulso. Está fazendo fisioterapia?
Se cuide, amigo porque mesmo acessando pouco o fórum, tenho sentido muito sua falta. Vc é uma luz que irradia simpatia, amizade, solidadriedade e muito amor! Bem-revindo! Neyde

Grato pelos benevolentes elogios e pelos votos de recuperação. :*
Ainda não estou fazendo fisioterapia, pois ainda estou com o braço e o pé imobilizados, engessados.
Além disso, hoje a partir das 14:00 hs até as 21: hs estarei fazendo uma bateria enorme de exames altamente especializados para avaliação das implicações da fibromialgia.
Mas vai dar tudo certo, sem dúvida.

Max .'. o Obelix preocupado se o tubo da máquina de ressonância magnética vai me caber. :lol: :lol: :lol:
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor neyde hidalgo em 11 Mar 2015, 22:25

O braço e o pé??? Achei q era só o braço... Só....
Max, vai caber, sim... Vc cabe até no nosso coração q é bem menor (se fizermos a proporção com o tubo da máquina de ressonãncia...)
Max. boa sorte, amigão! Que tudo dê certo! Beijos, muitos... Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor bigglia em 15 Mar 2015, 20:16

esses molhos Max deu agua na boca....
aproveitando final de domingo desejo uma otima recuperação amigo e tudo de bom a ti e toda familia
bigglia
Usuário Murupi

Data de registro: 21 Out 2013, 07:15

Mensagempor Max o Obelix em 12 Abr 2015, 14:06

Krakatoa's Lava

Várias pessoas sempre me perguntam o que fazer com as pimentas da conserva "Hellboy's delicacy" depois que já consumimos toda a parte líquida daquela esplêndida conserva / molho ...

Então vamos explicitar isso aqui de uma vez por todas!

Eu transformo o que sobra da conserva "Hellboy's delicacy", cuja sobra é um robutalho das pimentas conservadas misturadas com as ervas e especiarias utilizadas no preparo da "Hellboy's delicacy" num"novo" e simplesmente maravilhoso e delicioso molho, o Krakatoa's Lava.

Antes que alguém me pergunte, o "meu" molho "Sangue do Vesúvio" também tem como base a "minha" conserva viewtopic.php?f=16&t=18801#p419719]"Hellboy's delicacy"[/url][/b], a diferença é que o "Sangue do Vesúvio" é preparado com a conserva "Hellboy's delicacy" íntegra, ainda intocada, conquanto o "meu" molho "Krakatoa's Lava" é preparado com o robutalho da conserva "Hellboy's delicacy".

Então, vamos logo apresentar a receita do molho "Krakatoa's Lava":

Vamos partir de uma quantidade referencial do robutalho de 1.000 ml (um litro). Se você vai reprocessar mais ou menos robutalho, utilize quantidaes proporcionais dos ingrediantes:

1.000 ml de robutalho do "Hellboy's delicacy"
1 xícara de camarão salgado seco ou defumado (se não tiver, use camarão fresco ou 1/4 de xícara de aliche)
1/2 xícara de amendoim torrado
1/2 xícara de castanha de caju
1/2 colher de sopa de sal de cozinha
1 cabeça de alho graúda
1/2 xícara de azeite de dendê
100 ml de leite de coco

Inicialmente, pique o camarão salgado, o amendoim torrado, a castanha de caju e o alho (pode picar num processador, ou manualmente, ou num pilão, por ordem de preferência)
Junte essa mistura picada com todos os demais ingredientes e processe num liquidificador. Quanto mais fino, melhor)
Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver por 5 minutos.
Retire, esfrie e envase. Está pronto.
Convide os amigos e orgulhe-se com os elogios que receberá. :lol: :lol: :lol:
Ah! Sim! A intensidade da pungência vai depender principalmente da espécie de pimentas que tenha sido anteriormente utilizada no preparo do "Hellboy's delicacy".
Algumas fotos abaixo:

DSC09242.JPG
Minha produção de hoje do "Krakatoa's Lava"

DSC09241.JPG
Mais de perto

DSC09240.JPG
Um close!

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 26 Abr 2015, 17:41

Hoje foi dia de processamento das pimentas da minha produção, congeladas, em mosto, para a fermentação, maturação e posterior formulação de diversos tipos de molhos.

Eis as pimentinhas que foram processadas hoje:

DSC09395.JPG
Somente Bhut Jolokias Red

DSC09394.JPG
Somente habañeros e nucleares chocolate

DSC09400.JPG
Habañeros e Nucleares vermelhas e amarelas

DSC09399.JPG
Diversas pimentas menos picantes

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 26 Abr 2015, 17:48

Depois de processadas, meu estoque de mosto em fermentação e envelhecimento e também de conservas no azeite de oliva em maturação e envelhecimento, ficou assim:

27 litros líquidos de mostos em garrafas pet amassadas com capacidade para 36 litros

8 litros de conservas de pimentas no azeite de oliva com diversos tipos de condimentação.

Eis o estoque:

DSC09408.JPG
Mosto em fermentação

DSC09409.JPG
Na frente, mosto em fermentação, atrás, conservas maturando

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

AnteriorPróximo

Retornar para Molhos de pimenta