Molhos do Max Obelix

Poste aqui a receita do seu molho de pimenta secreto! :)

Re: Molhos do Max Obelix

Mensagempor Max o Obelix em 26 Nov 2014, 15:44

Saverio escreveu:O caldo de cana acelerou a fermentação de um jeito que nem eu imaginava: fiz o molho pela manhã e à tarde ele já estava dando sinais de vida e, no dia seguinte, já tive que abrir para sair o excesso de CO². Quase que serviu como um "catalisador" do molho!

Maravilha!
Mas, como eu mesmo não me suporto, pois eu sou perguntador demais ... :^)
Em que proporção você usou o caldo de cana?
Saverio escreveu:"Motos, pescarias, churrascos, vinhos, charutos, cervejas, mulheres, pimentas, tudo o que for bom!"

Do seu perfil ... :lol: :lol: :lol:
Não descarto nada disso tudo aí. :D
Acrescento cá: moto sim, mas da scuderie harley davidson; vodca russa, scotch whiskey, Jack Daniel's, conhaque francês e, para mim, fica melhor ainda. :lol:
Saverio escreveu:"Seja realista, busque o impossível". Albert Camus

Da sua assinatura ... :?:
Acrescento cá: "O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam." Epicuro
Max .'. o Obelix, filosofando com os pensamentos alheios depois da 3ª tequila :lol:
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Molho Pimenta Fermentado tipo Tabasco do Jeffao

Mensagempor Max o Obelix em 26 Nov 2014, 20:18

Aqui estou prestando uma homenagem a Jeffao que é o autor daquele tópico e do respectivo molho, Molho Pimenta Fermentado tipo Tabasco do Jeffao e também a tantos outros que compartilharam e contribuíram para aquele excelente tópico, dentre os quais ouso citar - somente porque participaram mais diretamente do meu treinamento -, Alan Mesquita, Custódio e Savério, mas absolutamente sem demérito algum para todos os outros.

Embora eu tenha me esforçado bastante para digerir as 77 páginas daquele tópico com a objetividade que eu pretendia para aprender fazer com segurança o método mais simples, não logrei nisto completo êxito, tanto assim que tive de fazer várias perguntas lá, aqui, em outros tópicos, e até através de algumas MPs.

Por isso, compilei das postagens daquele tópico o resumo abaixo publicado, com o “básico do básico” do método mais simples que é a fermentação do mosto utilizando a garrafa PET amassada. Deixo bem claro que o procedimento abaixo descrito não contempla várias contribuições havidas com detalhes técnicos alternativos que objetivavam o aperfeiçoamento do método ou do produto final, ao sabor das preferências de cada um, para evitar que este resumo se tornasse um livro com sofisticada “árvore de alternativas”.

Peço a contribuição de todos para corrigir ou complementar este resumo básico e simples, mediante as suas contribuições lá em Molho Pimenta Fermentado tipo Tabasco do Jeffao, quando então, após “ouvir” os “feras” lá sempre presentes “de plantão”, editarei este resumo acrescentando a melhoria.

FERMENTAÇÃO DE MOSTO DE PIMENTAS PARA A ELABORAÇÃO DE MOLHOS

MÉTODO DA GARRAFA PET AMASSADA

PREPARARO DA GARRAFA PET QUE SERÁ AMASSADA

• Escolha garrafas PET em excelente estado.
• Lave-as externa e internamente com uma solução feita na proporção de 1 colher do sopa de água sanitária para um 1 litro de água potável .
• Enxague-as bem com água potável.
• Deixe-as enxugando em local seco e limpo, preferencialmente “de cabeça para baixo” para poder escorrer a água interna.
• Reserve-as.

PREPARO DA PASTA DE PIMENTA TRITURADA

• Junte pimentas suficientes para fazer a quantidade de mosto desejada. Só utilize pimentas de boa procedência e em excelente estado. Descarte qualquer pimenta defeituosa ou estragada. Destale e lave bem as pimentas.
• Caso a sua produção seja pequena pode congelar as pimentas sem adição de qualquer outra coisa. Destale-as e lave-as antes de congelá-las. Eu costumo congelar em sacos plásticos daqueles apropriados para o congelamento de alimentos. Quando for utilizar, espere descongelar naturalmente, não utilize nenhum método para acelerar o descongelamento pois podem afetar a fermentação.
• Você pode fazer o mosto com apenas um tipo de pimenta ou com um mix de dois ou mais tipos diferentes de pimentas, conforme suas preferências de texturas, cores, aromas, sabores e pungência.
• Quando se tratar de pimentas grandes, corte-as antes de iniciar o processo seguinte. Esta receita objetiva a formação de 500 ml de mosto triturado para fermentar. Cuidado, não se trata de 500 gramas e sim de 500 ml, pois 500 ml geralmente pesa mais do que 500 gramas. As dosagens dos demais ingredientes estão aqui determinados para esses 500 ml de pimentas trituradas. Caso você prepare quantidade de pimenta triturada diferente desses 500 ml calcule a dosagem dos ingredientes proporcionalmente.
• Triture bem as pimentas, procurando se possível liquefaze-las, mas evitando adicionar água, utilizando um liquidificador e/ou um processador. Meça o volume pela gradação de volume existente no “copo” do liquidificador ou do processador. Se para conseguir triturar inevitavelmente tiver de usar água, que o faça na menor quantidade possível, usando somente água mineral ou água da bica, nunca use água da torneira, pois água com cloro tem o infeliz poder de destruir qualquer tipo de conserva.
• Acrescente duas colheres de sopa (sem excesso) de açúcar e uma colher de sopa (sem excesso) de sal e bata novamente a pimenta triturada.
• Segundo o Savério, pode ser colocado também iogurte natural, 1 potinho por cada 1.000 ml, junto com o sal e o açúcar, pois isto fará a adição de bactérias lácticas, que irão melhorar o sabor final do molho.
• A quantidade de pasta de pimenta assim preparada deverá ser suficiente para encher, pelo menos, dois terços, (67%), da garrafa PET a ser utilizada ou, no máximo, 80% dela.

ENCHIMENTO DAS GARRAFAS PET

• Coloque dentro da garrafa PET a pasta de pimenta pronta conforme anteriormente descrito, de maneira a que a preencha pelo menos, dois terços, (67%), da garrafa PET a ser utilizada ou, no máximo, 80% dela.
• Para engarrafar o mosto use um funil grande com boca larga, vai batendo cuidadosamente com o funil na boca da garrafa, assim a pasta de pimentas desce.
• Com as duas mãos amasse radicalmente a parte não preenchida da garrafa, tentando retirar o máximo possível de ar, fazendo com que a pasta chegue até o gargalo da garrafa, tentando fazer assim com que a pasta ocupe totalmente o interior da garrafa então já amassada. Tampe-a bem tampada.

EDIÇÃO EM 16/09/2015:

• Sugiro que contenham mosto na faixa mínima de 65% e máxima de 80% da capacidade da garrafa. Isso permite que a garrafa possa conter um volume maior e mais adequado de CO2.
  • Se o espaço vazio for muito grande, mesmo quando bem amassada pode restar uma quantidade indesejável de ar atmosférico dentro da garrafa, com todos os seus contaminantes naturais, e isso resultar em contaminação do mosto.
  • Se o espaço vazio for muito pequeno, além do pequeno mas real risco de explosão provocado pela demasiada compressão resultante da geração do CO2, principalmente se não for purgado uma ou mais vezes diariamente, isso pode retardar a fermentação.
  • Além de tudo isso, o comportamento da fermentação vai influir na qualidade e no sabor do mosto final fermentado.
  • Secundariamente, a menor ou maior quantidade de mosto contido na garrafa, e consequentemente de ar atmosférico e/ou de CO2, ainda poderá facilitar ou alternativamente dificultar o manejo, ou seja, o processo de purgação (afrouxar muito cuidosamente a tampa da garrafa por breves segundos para extrair o CO2).
FERMENTAÇÃO DO MOSTO

• A partir desse momento dar-se-á a fermentação do mosto. O ideal é deixar fermentar pelo menos 60 dias, mas o mosto só estará completamente fermentado quando deixar de produzir o gás CO2.
• Quanto mais tempo deixar fermentar melhor será o produto final. Depois de completamente fermentado (quando o mosto não gera mais CO2) se a garrafa PET não for destampada o mosto poderá ser assim conservado durante anos para utilização futura.
• A partir do enchimento da garrafa PET ela jamais deverá ser destampada totalmente para que não haja contaminação com bactérias e/ou fungos que inviabilizam o aproveitamento do mosto.
• O surgimento de pontos brancos e/ou “nata” branca no mosto significa infecção e o mosto deverá ser sumariamente descartado.
• Periodicamente, sempre que necessária, deverá ser feita a purgação (sangramento) do gás gerado pela fermentação ( CO2 ). Isto consistirá em desatarraxar muito parcialmente, bem lenta e cuidadosamente, a tampa da PET para permitir a saída do CO2 e o alívio parcial da pressão interna. Durante esse procedimento será normal que o mosto “suba” tentando sair, quando então deve-se ir regulando o sangramento com a manipulação da tampa para evitar expulsão de mosto. Nunca se deve purgar-se totalmente o CO2, deve-se apenas reduzir a pressão interna.
• As garrafas PET são muito resistentes, não é comum a explosão delas desde que haja cuidados praticando a periódica purgação do CO2.
• Essa periodicidade dependerá da temperatura do ambiente onde se dá a fermentação do mosto. Em regiões quentes purgar-se-á no mínimo uma vez por dia e no máximo 3 vezes por dia. Não há “formula mágica” para definir essa periodicidade. Custódio uma vez me deu a seguinte fórmula: “vai curtindo esta fermentação, é como se cuida um filho”.
• É inviável deixar a PET exposta ao sol com mosto em fermentação.

PREPARO DO MOLHO “TIPO TABASCO, DO JEFFAO”

• Após terminar a fermentação bater no liquidificador com a mesma quantidade de vinagre branco. Contudo, essa dosagem de vinagre não é inflexível, vai depender também das preferências, Custódio, por exemplo, coloca algo em torno de 30%, para que o gosto da Pimenta não seja mascarado pelo vinagre, mas usa muito mais sal.
• Coar, acertar o sal, guardar por mais uns 6 a 7 dias bem fechado.
• Envasar e consumir.
• O mosto pode ser utilizado alternativamente para formular outros tipos de molhos.
• A sobra do mosto coado (restolho), composto principalmente por sementes e vestígios das cascas das pimentas, pode ser aproveitado para a formulação de outros tipos de condimentos. Por exemplo, quando seco, similar à “pimenta calabresa”. “Turbinado” ou não com outras especiarias.
Editado pela última vez por Max o Obelix em 27 Nov 2014, 21:02, num total de 1 vezes
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Saverio em 27 Nov 2014, 09:55

Coloquei uma quantidade de aproximadamente 400 ml por copo de liquidificador.
Quanto a motos, por enquanto faço trilhas e tenho uma Suzuki RMX 250 2T. Pretendo comprar uma estilo custom quando ficar um pouco mais experiente (para não dizer velho). Pretendo fazer minha última trilha de moto com o numeral 72 nas laterais e no plate dianteiro (minha moto hoje é numeral 48 (minha idade). Quanto a scotch, conhaque, etc., prefiro uma boa "purinha" e quanto a vodka, uma Stolichnaya super gelada, um bom Jagermeister após uma boa refeição. As boas coisas da vida chamam! Sempre que vou pescar levo algumas (18) latas de Heineken e umas tônicas Schweppes para fazer uma "água de valeta", pepinos azedos e ovos de galinha caipira em conserva. Isto tudo no barco, e azar de quem enjoa.
"Seja realista, busque o impossível". Albert Camus

Diário https://pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=12431
Saverio
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Jan 2011, 10:46

Mensagempor Max o Obelix em 27 Nov 2014, 21:06

Saverio escreveu:Coloquei uma quantidade de aproximadamente 400 ml por copo de liquidificador.
Quanto a motos, por enquanto faço trilhas e tenho uma Suzuki RMX 250 2T. Pretendo comprar uma estilo custom quando ficar um pouco mais experiente (para não dizer velho). Pretendo fazer minha última trilha de moto com o numeral 72 nas laterais e no plate dianteiro (minha moto hoje é numeral 48 (minha idade). Quanto a scotch, conhaque, etc., prefiro uma boa "purinha" e quanto a vodka, uma Stolichnaya super gelada, um bom Jagermeister após uma boa refeição. As boas coisas da vida chamam! Sempre que vou pescar levo algumas (18) latas de Heineken e umas tônicas Schweppes para fazer uma "água de valeta", pepinos azedos e ovos de galinha caipira em conserva. Isto tudo no barco, e azar de quem enjoa.

Perdoe-me pelo "off topic" mas:
  • também amo uma "branquinha". Quando eu tinha 22 a 23 anos, por força de trabalho eu ia ao norte de Minas com muita frequência, por isso fiquei conhecendo muitos daqueles alambiques originais e aquelas maravilhosas cachaças, numa época quando elas ainda eram mais artesanais e únicas. Ah! as Havana, Claudionor, Asa Branca, as Caribés especiais. Não faz muito tempo um dos meus genros me presentou com uma Ypioca (Ceará) envelhecida 50 anos, uma preciosidade. Tentei me controlar, reservá-la para aqueles momentos pessoais especiais, mas não me contive. Mas já vi aqui neste fórum um tópico somente sobre elas, não é?
  • fico torcendo que quando você vier a Salvador possamos nos encontrar e compartilharmos um pouco dessas coisas que ambos amamos e, havendo tempo da sua parte, quem sabe até fazermos uma pescaria de linha nos dourados, ôlhos-de-boi (arabaianas), alvacoras, beijupirás e afins. Estou lhe enviando uma MP com os meus contatos completos.
Abraços,
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Saverio em 28 Nov 2014, 07:28

Max, recebi tua MP.
Falando em pescarias, estive agora dia 22 pescando no litoral de Santa Catarina com o guia Ricardo da Fragata Pesca e Lazer, e o resultado foi muito bom: peguei 2 dourados, um de 6 quilos e outro de 10. Sábado agora vou fazer uma posta no forno do fogão a lenha. O resto (é muita carne) vou fazer umas moquecas com tudo o que tem de direito. Tem um dos componentes do meu grupo de pesca que está louco para ir pescar aí na Bahia, só que ele quer ir de caminhonete, viajem bem longa. Este é o único japonês baiano que conheço, pois ele nasceu aí no estado, na região de Paulo Afonso. Dando certo, pode ter certeza que te aviso (você vai junto), para que possamos ir a alto mar pegar estas "pequenas" feras (nem que tenha que sair do barco e ir direto para o pronto socorro) no braço, tomado umas Heineken "beeeeeeeeeem" geladas! Grande abraço!
"Seja realista, busque o impossível". Albert Camus

Diário https://pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=12431
Saverio
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Jan 2011, 10:46

Mensagempor Max o Obelix em 28 Nov 2014, 08:27

Saverio escreveu:Max, recebi tua MP.
Falando em pescarias, estive agora dia 22 pescando no litoral de Santa Catarina com o guia Ricardo da Fragata Pesca e Lazer, e o resultado foi muito bom: peguei 2 dourados, um de 6 quilos e outro de 10. Sábado agora vou fazer uma posta no forno do fogão a lenha. O resto (é muita carne) vou fazer umas moquecas com tudo o que tem de direito. Tem um dos componentes do meu grupo de pesca que está louco para ir pescar aí na Bahia, só que ele quer ir de caminhonete, viajem bem longa. Este é o único japonês baiano que conheço, pois ele nasceu aí no estado, na região de Paulo Afonso. Dando certo, pode ter certeza que te aviso (você vai junto), para que possamos ir a alto mar pegar estas "pequenas" feras (nem que tenha que sair do barco e ir direto para o pronto socorro) no braço, tomado umas Heineken "beeeeeeeeeem" geladas! Grande abraço!

Trato feito. Com direito a japa baiano (ou baiano nipo descendente? Ora! tanto faz!), desde que ele não invente pescar no "tio Chico" pois lá quase não tem mais peixe... ;(
Um dos últimos que eu levei lá para fora, depois de algumas horas na poita, barco balançando que nem bago de boi correndo, um "amigo" escornou de barriga p´ra cima e começou a vomitar. Botei um "pilidi" nele, "chafariz", pegou, desde então é o codinome dele. :rofl:
Max .'. o impiedoso!
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor bigglia em 01 Dez 2014, 17:10

eu ainda irei experimentar esse molho lindo ai max
parabens amigo...deve ficar uma delicia ele no churrasco com um feijao e arroz e uma saladinha
bigglia
Usuário Murupi

Data de registro: 21 Out 2013, 07:15

Mensagempor Max o Obelix em 01 Dez 2014, 18:36

bigglia escreveu:eu ainda irei experimentar esse molho lindo ai max
parabens amigo...deve ficar uma delicia ele no churrasco com um feijao e arroz e uma saladinha

Esta semana vou fazer uma variedade de "Mango Pepper Chutney" que fica delicioso acompanhando as carnes vermelhas assadas. Vou publicar a receita aqui para os destemidos experimentarem. :lol:
Eu, o temerário :lol: , coloco generosas camadas desse Chutney sobre o bacon frito nos meus "pequenos almoços". :lol:
Vamos nessa? :D
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Molho Super Hot

Mensagempor Max o Obelix em 02 Dez 2014, 15:09

Amigo Itabunense, esse seu post se me havia passado desapercebido. Só vi agora. Corro a responder.
pablo70 escreveu:Max, isso aqui são só pérola. É o único diário onde zelo pelos acentos. :)

Falando em assentos, cuide do seu, do meu cuido eu! :rofl: :rofl: :rofl:
pablo70 escreveu:Olha as conservas estão ganhando fans a cada dia, mas acabaram as pimentas.

Soluções alternativas:
  • plante mais pimenta aí no além mar, ou
  • ensine para algum parente itabunense plantar e importe ... :rofl: :rofl: :rofl:
pablo70 escreveu:Deixa eu fazer um ultima pergunta..

Deixo não! Deixo não!
Tem que perguntar é mais! Muito mais!
Vamos conversar muito mais será quando eu for aí no Algarve, eu e a minha patroa, a gente ouvindo fado, regado vinho verde.
Antes, como aperitivo, uma bagaceira, das boas, é claro!
pablo70 escreveu:se eu quiser fazer uma conserva, super, hiper, mega picante... tem alguma recomendação?

Tenho, sugestão.
Receita para uma vidro de 1.000 ml
Pimentas nucleares, das mais ardidas, picadas, miudinho, num processador. Tire somente os "talos", portanto com pele, sementes e placenta, integrais.
Colocadas no vidro até encher, mas sem socar.
Complete o equivalente a 150 ml somente com vodca. Melhor, das boas. A função da vodca será preparar o mosto de pimentas para receber futuramente o azeite de oliva fermentando bem menos ou quase nada. O azeite de oliva vai absorver a capsaicina. Não coloque nem 1 ml de vinagre de qualquer tipo! e não retire a vodca!
Durante uma semana, todos os dias, vire esse vidro de cabeça para baixo, sacuda, vire e revire o vidro ainda fechado. Abra o vidro para escapar o CO2.
No 7° dia complete o conteúdo do vidro com azeite de oliva extra-virgem (melhor dos bons).
Até completar 60 dias contados do início, sacuda o frasco todos dias, para misturar o conteúdo, pois sempre haverá separação do mosto, dos vestígios da vodca e do azeite. Sacode-se para misturar. Após sacudir bastante, abra e feche rapidamente o frasco para escapar o CO2. Rapídamente, para não perder muito o "bouquet".
No 61° dia liquidifique o conteúdo, processando no liquidificador.
Seu molho super hiper hot está pronto.
Aviso: queima tanto que dói quando é consumido.
Se você quiser, pode ainda incrementar com ervas e especiarias, a partir do 7° dia do preparo, pouquinho antes de colocar o azeite de oliva, mas aviso que puro ele queima mais.
Durabilidade? Tenho desses há meses assim já prontos, curtindo, em garrafas fechadas, fora do refrigerador. Por precaução, somente por precaução, quando me lembro, algo como uma vez por mês, abro rapidamente, mas geralmente não há mais fermentação.
pablo70 escreveu:Grande abraço.

Outro abraço, conterrâneo.
Mas eu preferiria estar aí no Algarve, mesmo neste começo de inverno. Somente 17° ... sem chuvas ... ainda daria para uma partida de golf.
Max .'. sentindo o apelo das origens ...
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Resa1 em 03 Dez 2014, 22:50

Essa receita que você passou ao Pablo eu pretendo segui-la (risos) :rofl: , permite-me?
Pena que terei de esperar um pouco, pois minhas pimenteiras ainda não deram frutos, pois estão pequenas.
Resa1
Usuário Cumari

Data de registro: 26 Out 2014, 23:16

Mango Pepper Chutney do Max Obelix

Mensagempor Max o Obelix em 05 Dez 2014, 21:11

INGREDIENTES:

• 3 mangas grandes e maduras (ou 5 médias, ou 6 menores), mas não demasiadamente maduras (Haden, ou Coração de Boi, ou Rosa, etc., portanto mangas de polpa farta).
  • Pimentas picantes todas bem graúdas (nesta receita eu usei uma híbrida “TSBT + Hab Choco”, outra híbrida “B J I Strain II”, uma Habañero Pointed Red, duas Dedo-de-Moça amarela, para mim ficou somente um pouco picante, já degustei o chutney resultante até como sobremesa, mas a minha esposa que também consome pimentas diariamente achou muito picante)
  • 500 g de açúcar mascavo (eu prefiro dos mais escuros, se você quiser um chutney menos escurecido, opte por açúcar mascavo mais claro, ou demerara ou até mesmo açúcar refinado, mas este último eu não aconselho).
  • 200 g de gengibre fresco, ralado ou picado bem miudinho num processador.
  • 250 g de uva passa preta
  • 1 cebola grande, picada grosseiramente
  • 1 cabeça de alho, picada grosseiramente
  • 250 ml de vinagre de maçã ou de vinho
  • 50 ml de vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 10 cravos da índia
  • 1 colher de sopa de pimenta do reino preta

MODO DE PREPARO

• Descasque as mangas e corte em cubinhos de mais ou menos 1 a 2 cm³
  • Pique grosseiramente as pimentas
  • Bata bastante no liquidificador, até se transformar numa pasta homogênea, todos os ingredientes de uma só vez, exceto apenas as mangas, as uvas passas e o açucar.
  • Coloque as mangas já picadas numa panela de bom tamanho, de preferência alta.
  • Derrame sobre as mangas picadas todo o conteúdo do liquidificador.
  • Coloque as uvas passas sobre todo esse conteúdo.
  • Derrame sobre tudo as 500 g de açúcar, de uma só vez
  • Misture tudo mexendo com uma colher de pau.
  • Leve a fogo alto até começar a borbulhar.
  • Mexa o conteúdo e reduza o fogo ao mínimo.
  • Deixe cozinhando até engrossar, mexendo mais ou menos de 10 em 10 minutos. Pode levar talvez até 2 horas de cozimento, talvez menos, talvez mais.
  • Quando engrossar retire do fogo e envasilhe ainda fervendo em frascos de vidro previamente higienizados. Tampe os frascos e lave-os por fora com água naturalmente fria.
  • Mantem-se conservado até um ano.

É agridoce, com forte aroma das especiarias e realmente muito delicioso.

Acompanha muito bem as carnes de churrasco ou assadas. Eu consumo com quase tudo: sobre o bacon frito, nos sanduiches e canapés, etc., e até puro como sobremesa!

Clicando na foto ela será ampliada. Clicando novamente, mais ampliada ainda.

DSC08401.JPG
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor neyde hidalgo em 05 Dez 2014, 22:43

My God... Só agora ví seu tópico. Amanhã vou lê-lo inteiro... Hj já está tarde estou ainda meio zonza. Mas de amanhã não passa. obrigada, querido Max e bom final de semana para todos aí! Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor claudiotxr em 05 Dez 2014, 22:51

Testarei também Max, parece muito apetitoso, só não terei o cuidado para duração de um ano porque sei que durará dias.... :lol: :lol: :lol:
Claudio Teixeira - Desterro - SC - Brazil

Regras para Pedido de sementes
viewtopic.php?f=6&t=7052
http://twitter.com/claudiotxr
claudiotxr
Usuário 7 Pot

Data de registro: 09 Dez 2006, 11:48

Mensagempor Max o Obelix em 08 Dez 2014, 08:11

Cláudio, embora eu seja suspeito para formar opinião sobre esse molho porque da minha autoria, dou-lhe completa razão! :lol: :lol: :lol:

Há somente 3 dias eu fiz uma porção completa com aquelas exatas quantidades da minha receita e pude encher 2 potes de 500 ml e 2 potes de 250 ml. Hoje já não temos mais um dos potes de 500 ml !!! :o :lol: :lol: :lol:

Todos os que gostam de pimentas e experimentaram gostaram muito. Anteontem, sábado, eu sozinho devo ter consumido uns 200 ml.Consumi simplesmente colocando colheradas sobre pedaços de pão integral preto, acompanhados com vinho Cabernet Souvignon novo mas muito honesto, foi uma combinação perfeita, o tanino do vinho com o agridoce apimentado do chutney.

Recomendo, sem hesitação! :!:
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Denis Silva em 17 Dez 2014, 08:22

Bom dia amigo Max!!!

tenho uma duvida, minha pimenteira esta produzindo, alguns frutos ja estão bem vermelhos. Como saber o momento certo de colhe-los, posso congelar ate que tenha uma quantidade boa para preparar um molho ou conserva???

Abraços
Denis Silva
Usuário Rocotó

Data de registro: 03 Ago 2014, 17:59

Mensagempor Max o Obelix em 17 Dez 2014, 08:46

Denis Silva escreveu:Bom dia amigo Max!!!
tenho uma duvida, minha pimenteira esta produzindo, alguns frutos ja estão bem vermelhos. Como saber o momento certo de colhe-los, posso congelar ate que tenha uma quantidade boa para preparar um molho ou conserva???
Abraços

Se já estão bem vermelhos, estão ótimos para colher.
Devido ao ataque de pássaros eu sou obrigado a colher os meus quando apresentam os primeiros sinais de amadurecimento e depois deixo-os amadurecer já colhidos. Por isso, infelizmente, eu só deixo amadurecer totalmente nos pés quando o fruto se destina a coleta das sementes, por isso quase sempre já os colho bicados pelos pássaros.,
Quando eu quero fazer mosto para molhos fermentados eu vou juntando os frutos maduros congelando-os até formar a quantidade desejada.
Porém se você quiser fazer conservas (não molhos) você não deve congelá-los.

Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Denis Silva em 17 Dez 2014, 08:53

Buth Obelix escreveu:
Denis Silva escreveu:Bom dia amigo Max!!!
Abraços

Se já estão bem vermelhos, estão ótimos para colher.
Devido ao ataque de pássaros eu sou obrigado a colher os meus quando apresentam os primeiros sinais de amadurecimento e depois deixo-os amadurecer já colhidos. Por isso, infelizmente, eu só deixo amadurecer totalmente nos pés quando o fruto se destina a coleta das sementes, por isso quase sempre já os colho bicados pelos pássaros.,
Quando eu quero fazer mosto para molhos fermentados eu vou juntando os frutos maduros congelando-os até formar a quantidade desejada.
Porém se você quiser fazer conservas (não molhos) você não deve congelá-los.

Max .'. o Obelix

Na verdade, eu gostaria de fazer primeiramente conserva, mas acredito que devo ter apenas uns 4 ou 5 frutos maduros ou quase maduros. Se eu retira-los do pé, e manter apenas em ambiente natural, qual seria o tempo médio em que eu ainda posso utiliza-los?
Denis Silva
Usuário Rocotó

Mensagempor Max o Obelix em 17 Dez 2014, 09:00

Denis Silva escreveu:Na verdade, eu gostaria de fazer primeiramente conserva, mas acredito que devo ter apenas uns 4 ou 5 frutos maduros ou quase maduros. Se eu retira-los do pé, e manter apenas em ambiente natural, qual seria o tempo médio em que eu ainda posso utiliza-los?

Pouquíssimos dias, menos de uma semana. Consuma-os logo ou os congele. Ou os conserve imersos no vinagre ou em bebida alcoólica (melhor vodcka), sabendo que vai perder bastante da ardência dos frutos.
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Denis Silva em 17 Dez 2014, 09:23

Buth Obelix escreveu:
Denis Silva escreveu:Na verdade, eu gostaria de fazer primeiramente conserva, mas acredito que devo ter apenas uns 4 ou 5 frutos maduros ou quase maduros. Se eu retira-los do pé, e manter apenas em ambiente natural, qual seria o tempo médio em que eu ainda posso utiliza-los?

Pouquíssimos dias, menos de uma semana. Consuma-os logo ou os congele. Ou os conserve imersos no vinagre ou em bebida alcoólica (melhor vodcka), sabendo que vai perder bastante da ardência dos frutos.
Max .'. o Obelix

Desculpe tanta ignorância em relação a este assunto, mas sou totalmente leigo no caso.
Posso ir colocando no mesmo recipiente com vodka os frutos conforme irão madurando, somente depois, quando tiver uma boa quantidade montar minha conserva??
Denis Silva
Usuário Rocotó

Mensagempor Max o Obelix em 17 Dez 2014, 10:35

Denis Silva escreveu:Desculpe tanta ignorância em relação a este assunto, mas sou totalmente leigo no caso.
Posso ir colocando no mesmo recipiente com vodka os frutos conforme irão madurando, somente depois, quando tiver uma boa quantidade montar minha conserva??

Sim, pode. Inclusive não precisa que você coloque grande quantidade de vodca. Eu costumo colocar de vodcka apenas 20% do conteúdo frasco. Assim, numa vidro de 500 ml você coloca apenas 100 ml de vodca. Apenas tenha o cuidado de diariamente, pelo menos duas vezes por dia, sacudir o frasco pra que todas as pimentas sejam banhadas pela vodca. Isso é suficiente para conservá-las quase sem fermentação.
Contudo, lembre-se de que boa parte da pungência das pimentas vão ser transferidas para a vodca. Assim como pequena parte do sabor e do aroma das pimentas também o vão. Daí que, no futuro, descartar essa vodca será desperdício. Ou você a aproveitará no desdobramento e aperfeiçoamento dessa própria conserva ou como ingrediente para outros molhos e/ou receitas.
Max .'. o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

AnteriorPróximo

Retornar para Molhos de pimenta