Molhos Renan's

Poste aqui a receita do seu molho de pimenta secreto! :)

Molhos Renan's

Mensagempor Renan Brunelli em 19 Jan 2013, 17:36

Este é o melhor molho que já fiz ate hoje fui testando algumas misturas ate chegar nesta.

Molho Temperado
Ingredientes:
10 Pimentas Dedo-de-Moça médias e sem semente;
1/2 cebola média picada bem fininho;
3 dentes de alho grandes fatiados;
2 dentes de alho pequenos amassados;
1 colher (de chá) de tomilho;
1 colher (de chá) rasa de alecrim;
1 colher (de café) de sal;
1 limão de preferencia o Taiti;
2 colheres de azeite de oliva ( eu uso o reserva pois realça o sabor ainda mais);
azeitonas fatiadas;
4 colheres (de sopa) de Vinagre Balsâmico (esse é o segredo de um molho totalmente diferente);
vinagre branco;
açúcar, orégano e manjericão a gosto

Modo de Fazer:
As pimentas já cortadas ao meio (do cabo ao bico) e sem sementes devem ser colocadas em uma panela (de preferencia de vidro ou de barro) com água até cobri-las, deixar ferver e desligar o fogo em seguida, mas deixar as pimentas na aguá por no minimo 10 minutos.
Colocar em um vidro já esterilizado, a cebola, o sal, o alecrim, o tomilho, os alhos picados e amassados, as pimentas, o limão e o vinagre balsâmico.
Deixa em infusão fora da geladeira por 8 a 12 horas depois completa com com o resto dos ingredientes que falta e em seguida coloca em banho maria por 5 minutos, tampa hermeticamente, e coloca na geladeira, pode ser usado 1 dia depois, dura 1 ano.

Espero que gostem pois eu e minha família usamos e gostamos muito desse molho, ele tem um aroma e sabor bem marcante.

molho temperado.png
viewtopic.php?f=7&t=19302 Diário 2015 e 2016

viewtopic.php?f=7&t=17598 Meu Diário antigo
Renan Brunelli
Usuário Cumari

Data de registro: 13 Jan 2013, 00:55

Re: Molhos Renan's

Mensagempor xxmottaxx em 01 Fev 2013, 09:39

Parece ficar bom mesmo...

Pra comer com arrozinho.... hummm...

Só colocaria umas pimentas um pouco mais forte para aumentar a pungencia :@ ...mais vai do gosto de cada um!
.
Meu Diário: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=17551
* Procuro sementes de Poblano, Rocoto e TS Yellow!
xxmottaxx
Usuário Cumari

Data de registro: 10 Dez 2012, 18:38

Mensagempor Renan Brunelli em 02 Fev 2013, 00:31

xxmottaxx escreveu:Parece ficar bom mesmo...

Pra comer com arrozinho.... hummm...

Só colocaria umas pimentas um pouco mais forte para aumentar a pungencia :@ ...mais vai do gosto de cada um!

eu faço isso, Como ele com arroz.
so nao fiz com a bodinho vermelha pq nao tenho essa especie mas quando começar a cultiva-la farei com certeza.

Renan Brunelli
Usuário Cumari

Mensagempor GAUCHO PIMENTAS em 14 Fev 2013, 19:28

Boa noite Renan muinto boa sua receita, farei em breve obrigado.

Emerson (Gaúcho Pimentas).
GAUCHO PIMENTAS
Usuário Rocotó

Data de registro: 05 Fev 2013, 22:13

Mensagempor Adolfo Garcia em 31 Jul 2014, 02:24

É uma receita no minimo mto aromática....mas podia aumentar o poder de fogo do molho neh ???? kkkkkkkk
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Data de registro: 14 Mai 2014, 10:41

Mensagempor Francisco Alexandre em 06 Ago 2014, 06:32

Parece muito delicioso este molho,mais com pimentas com mais ardência ficará excelente! :) :) :) :)
Sou iniciante e gostaria muito de dicas , criticas e sugestões .. Visitem meu diário
Francisco Alexandre
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Mai 2014, 08:03

Mensagempor Renan Brunelli em 25 Nov 2015, 20:45

Francisco Alexandre escreveu:Parece muito delicioso este molho,mais com pimentas com mais ardência ficará excelente! :) :) :) :)

Concordo contigo, mas em casa tenho q fazer fraquinho pois se nao o fizer assim ninguem come, so eu kkkkkk.

Renan Brunelli
Usuário Cumari

Mensagempor Renan Brunelli em 27 Dez 2015, 21:50

Boa noite amigos pimenteiros, venho mostrar uma receita que fiz, deu certo e estou fazendo mais, com outras variedades.
VINAGRES, ano passado fiz de jabuticaba, demorou 3 meses pra fazer pois eu não tinha nenhum natural pra iniciar o cultivo, então tive de tirar o fermento do ar. Fiz um extrato de jabuticaba na cachaça e dilui um copo em metade dele de agua (1 copo de concentrado + meio copo de agua), o resultado fui um vinagre beeeeeeem forte, com o teste de eletricidade (uma lâmpada vc coloca um polo na tomada e outro dentro do vinagre, pega outro fio e liga na tomada com a outra extremidade no vinagre, assim a concentração de H+ do ácido acético passa a corrente), a lâmpada ascendeu forte, ai dilui um pouco e acrescentei vários toquinhos de madeira assada para neutralizar o sabor de outros compostos que se formam naturalmente (Aldeídos).
teste da lampada.png
Teste da lâmpada: se acender forte deixe envelhecer, fraco pode usar.
teste da lampada.png (37.68 KIB) Visualizado 6452 vezes

Bem, vamos como eu fiz o vinagre:
1- Vinagre de Suco de Laranja:
*Esprema o suco da laranja, coe em peneira e acrescente uma colher de sopa de açúcar a cada 1/2 litro de suco e fermento biológico seco, bem pouco, cerca de uma colher de café por litro.
*coloque em uma garrafa de vidro ou plástico com tampa feito um sifão (borbulhador: basta furar a tampa ou rolha e ligar uma mangueirinha bem colada depois mergulhar a outra ponta da mangueira em um potinho de agua, para não entrar agua).
*deixe fermentar por no mínimo uma semana no calor ou 2 semanas no frio.
*coe o fermentado, que é vinho de laranja, pode consumir assim como vinho, ou fazer o vinagre.
******O modo de fazer essa parte é padrão: coloque o vinho dentro de um frasco com boca larga, cubra com pano ou telinha de mosquito (dei preferência por pano, pois tem muitas Drosofilas em meu bairro). Deixe por cerca de 3 a 4 meses dando uma agitada sempre que possível e que lembrar. Decorridos os dias o vinagre estará praticamente pronto, basta passa-lo por coador de café e acrescentar toquinhos de madeira, ou coloca-lo em barril de madeira. quanto mais velho melhor, mas depois de2 semanas já estara bom para consumir.
SAM_0214.JPG
vinagre de laranja sendo usado ainda com os toquinhos dentro.

2- Vinagre de Casca de Laranja:
*corte as cascas de laranja que terão sobrado do vinagre acima e acrescente Álcool de cereais ou cachaça até cobrir as cascas, pode colocar umas 2 colheres de conhaque comum (da um aroma mais amadeirado). Deixe envelhecendo bem fechado em uma garrafa por no mínimo 1 semana, retire do frasco e faça o passo 2 do vinagre 1 ( o passo creio de **).
SAM_0210.JPG
vinagre de casca de laranja, coloquei só o conhaque pois to sem pinga, compro amanhã.

Frutas que possuem polpa pode fazer das duas formas acima mencionadas.
Frutas secas, cascas ou Flores (Rosa branca, hibisco, etc) somente o modo do segundo vinagre.

3- Vinagre de limão:
Esse é a exceção das frutas, pra fazer "vinagre" dele deve-se espremer todo o suco, peneirar, ferver (surgiu bolhas pode desligar), e colocar para envelhecer com uma colher de sopa de sal a cada litro de mosto, sem fermentar sem nada. Apenas um cuidado, ele é mais fácil de estragar se não for bem fechado e a madeira não for bem assada.
SAM_0215.JPG
vinagre de limão, com ervas aromáticas e pimentas. Já retirei os toquinhos.

Amigos, façam, vcs não vão se arrepender, o sabor é 1000 vezes melhor que o comprado. Parece muito trabalhoso mas não é, Além de ser usado em saladas, temperar carnes, pode compor o molho de pimenta de vocês, estou envelhecendo um de limão rosa para essa finalidade, assim que ficar pronto e eu lembrar posto à vcs.

DICAS: Madeiras para colocar no vinagre, basta ir a uma madeireira e pedir se não possuem toquinhos para lenha, ficarão felizes de vcs levarem algo que é lixo para eles.
Podem usar uma bombinha de ar de aquário para acelerar o processo, basta colocar um filtro na ponta da aspiração e a outra ponta no vinagre.
Depois de fazer a primeira vez o processo fica rápido pois pode pegar uma colher desse pronto e colocar no mosto do novo e ele ira fermentar mais rápido, pode também pegar a mãe do vinagre q irá se formar, parece uma gelatininha que fica na superfície do vinagre, aquilo é só bactéria boa do vinagre, nas fotos tem como vê-las.
SAM_0209.JPG
mosto de jabuticaba com mãe do vinagre em baixo.

SAM_0213.JPG
Vinagre de jabuticaba pronto, sendo envelhecido com os toquinhos de jatobá.

Renan Brunelli
Usuário Cumari

Mensagempor hifaria em 28 Mar 2016, 17:27

Renan,

Parabéns pela sua dedicação e receitas, estou no processo do vinagre de amora mas a receita que estou usando é para aromatizar e saborizar um vinagre pronto estou também tentando obter do ar a mãe do vinagre para produzir o de maça espero que de certo valeu o incentivo para a produção de vinagre boa sorte com os próximos.
Abraços ....
hifaria
Usuário Malagueta

Data de registro: 08 Mar 2016, 08:10

Retornar para Molhos de pimenta