Folhas pequenas

Este fórum é o lugar certo para discutir sobre pragas e doenças que atacam as nossas plantas! Espero que ninguém tenha muito desses problemas, mas em todo caso, aqui é o lugar certo para postar suas perguntas e dicas relacionadas a este assunto!

Folhas pequenas

Mensagempor Giancarlo em 03 Mai 2018, 10:24

Bom dia, pessoal. Estou com um problema há algum tempo e não consigo resolver. A semente germina, eu transfiro para um vaso maior, a muda cresce e, depois de algum tempo, as folhas novas não crescem mais. O tronco fica cheio dessas folhas pequenas (imagino que pela pequena área para absorver a luz do sol a planta começa a produzir mais folhas). Depois disso, os frutos começam a nascer, mas não se desenvolvem. Logo "amadurecem", mas ficam pequenos.

Visualmente não encontrei nenhum "ser" estranho. Já apliquei calda de fumo e Neem. Também troquei a terra (na verdade descartei as plantas e refiz novas mudas e vasos), mas o problema persiste.

Imaginei que pudesse ser algum problema genético (uma vez que, a princípio, as sementes eram do mesmo fruto) mas também descartei essa hipótese pois o problema aconteceu em outras variedades também...

Esta foto é de uma muda de Carolina Reaper que apresenta o problema descrito:
Carolina Folhas pequenas.jpg
Carolina Reaper - Folhas pequenas

Esta é de uma outra muda também de Carolina Reaper (vaso ao lado do vaso acima com problema e muda com semente do mesmo fruto da muda com problema), mas que ainda não apresenta esse problema
Carolina Folhas normais.jpg
Carolina Reaper - Folhas normais

Este outro é uma muda de uma pimenta que veio da Itália da região da Calábria (não sei o nome)
Italiana Folhas pequenas.jpg
Pimenta italiana - Folhas pequenas

Estes s"ao os frutos da muda acima (Italiana) que originaram as sementes e essa muda. Note que eles estão desidratados, mas o tamanho é aproximadamente o original:
Frutos pimenta italiana.jpg
Frutos da pimenta italiana
(36.38 KIB) Não foi feito download ainda

Outro problema é que os frutos nascem (e vejam que não são poucos), mas não se desenvolvem. Logo "amadurecem" mas sem crescer...

Se alguém tiver alguma dica, eu agradeço!

Abraços!!!
Giancarlo
Sempre gostei de pimentas. Agora resolvi entender um pouco mais...
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Mar 2015, 22:59

Retornar para Pragas, doenças e curas