c.habalokia /c.reaper germinação ok crescimento muito lento

Discussões sobre germinação de sementes e tudo o que é relacionado com a primeira etapa de crescimento das plantas

c.habalokia /c.reaper germinação ok crescimento muito lento

Mensagempor Aplownor em 28 Jan 2018, 11:48

Plantei em 14-nov-2017 Chocolate habalokia ; no dia 28-nov-2017 foi a vez de Carolina reaper e Trinidad Moruga Scorpion.
Após quase 3 meses as mesmas exibem apenas 4 ou 5 cm de altura o que me faz pensar que algo não está correto e que a esta altura já deveriam estar mais amadurecidas.
Foram plantadas em terra de jardim escura - e me parece bem fértil pois nela nascem manjericão , alecrim , arruda , rosas , enfim qualquer coisa que for plantada.

Nesta mesma terra já tive excelentes experiências no cultivo da espécie Capsicum bacatum com uma produção elavada de frutos.
Estive a ler textos na internet e resolvi tentar transplantar mudas para vasos individuais - explico que a germinação está a ser feita coletivamente em floreiras , o que vejo agora que cometi um êrro neste ponto.

Os textos também mencionam o plantio em substrato , logo sai em busca no mercado local de algum substrato e o que encontrei tem a seguinte composição :
- VERMICULITA - SUPER FOSTATO SIMPLES ( 08% P2O5 16% Ca 8% S ) - KNO3 - CARVÃO VEGETAL - CASCA DE PINUS
A título de experiência transplantei mudas para vasos individuais contendo este tipo de substrato contudo ainda é cedo para dizer o resultado.

Além disto transplantei também para pequenos vasos individuais , os quais contém a mesma terra em que foram germinadas e adicionei um pouco do substrato para cobrir a maior parte das hastes (pois segundo o que li isto faz criar mais raízes e auxilia no crescimento). Assisti vídeos postados por produtores brasileiros e em nenhum dos mesmos foi feito uso de substrato , apenas terra preparada com os mais inusitados tipos de fertilizante.

Outro ponto em que fui aconselhado é a baixa irrigação : segundo o que me disseram é para colocar muito pouca água. Está certo que eu estava a colocar água em excesso , então reduzi bem com um resultado péssimo. As plantas começaram a murchar . Tenho regado com um borrifador contendo água mineral (pois segundo li estas pimentas não aturam água de rua clorada). Não sei se realmente este luxo é necessário (?).

Mesmo bem irrigadas , quando expostas ao sol se ressentem e começam a murchar o que me faz pensar "mas não são estas as pimentas que precisam de muito sol "?
Minha experiência com a Capsicum bacatum - que tem folhas , flôres e formação dos frutos muito semelhantes a estas outras - é que nada do que escrevi aqui é necessário ,inclusive foram germinadas e cresceram no próprio solo do jardim , com água de rua , água de chuva. Muito obrigado pela atenção.

DSC06026.JPG
Chocolate habalokia transplantada , hastes praticamente enterradas no substrato
Aplownor
Usuário Cambuci

Data de registro: 05 Jan 2018, 16:01

Re: c.habalokia /c.reaper germinação ok crescimento muito le

Mensagempor ZeliaCaires em 28 Jan 2018, 22:25

Aplownor escreveu:Foram plantadas em terra de jardim escura - e me parece bem fértil pois nela nascem manjericão , alecrim , arruda , rosas , enfim qualquer coisa que for plantada
.
Qdo vou germinar em terra , eu prefiro usar o substrato , pois acho que a terra fica muito compactada qdo molhada . Uso o substrato puro só nas germinações.

Estive a ler textos na internet e resolvi tentar transplantar mudas para vasos individuais -

Sempre que faço germinações em copinhos de café , e vejo que as mudinhas estão bonitinhas eu faço o primeiro transplantio para copos plásticos de 200 ou 300 ml. E qdo a muda já estiver com 5 a 6 folhas definitivas e +ou- 10 a 15 cm eu passo para o local definitivo : vasos ou solo .
explico que a germinação está a ser feita coletivamente em floreiras , o que vejo agora que cometi um êrro neste ponto.

Nunca tentei cultivar pimentas em floreiras .

Os textos também mencionam o plantio em substrato , logo sai em busca no mercado local de algum substrato e o que encontrei tem a seguinte composição :
- VERMICULITA - SUPER FOSTATO SIMPLES ( 08% P2O5 16% Ca 8% S ) - KNO3 - CARVÃO VEGETAL - CASCA DE PINUS
A título de experiência transplantei mudas para vasos individuais contendo este tipo de substrato contudo ainda é cedo para dizer o resultado.

Só uso o substrato nas germinações . Para o transplantio eu uso terra ( que trago do sítio ) + esterco curtido bovino , passei a usar tb um pouco de esterco de frango ( varreção do galinheiro).

Além disto transplantei também para pequenos vasos individuais , os quais contém a mesma terra em que foram germinadas e adicionei um pouco do substrato para cobrir a maior parte das hastes (pois segundo o que li isto faz criar mais raízes e auxilia no crescimento).

Se fosse vc nessa hora trocaria o substrato por húmus de minhocas . E só cobriria as raízes . Talvez alguém aqui do fórum te dê uma melhor orientação , sobre cobrir metade da haste da planta . Eu nunca fiz isso.

Assisti vídeos postados por produtores brasileiros e em nenhum dos mesmos foi feito uso de substrato , apenas terra preparada com os mais inusitados tipos de fertilizante.

Qdo for usar fertilizante ,use com cuidado . Nunca coloque próximo às raízes das plantas e use sempre metade do que pede na cx , para não correr o risco de queimar as plantas e matá-las. Fertilizantes mais usados : 10-10-10 no transplantio e depois o 04-14-08 para floração. Peço que vc leia mais sobre o assunto , para obter um melhor resultado.
Leia o diário do [b]Rafael Paulo Guedes[/b] , ele tem ótimas dicas .

Outro ponto em que fui aconselhado é a baixa irrigação : segundo o que me disseram é para colocar muito pouca água.

Manter a terra úmida , nunca encharcada .

Tenho regado com um borrifador contendo água mineral (pois segundo li estas pimentas não aturam água de rua clorada). Não sei se realmente este luxo é necessário (?).

Às vezes uso água do filtro. Mas qdo for usar a água da torneira (clorada ) , ponha a água em um balde e deixe de um dia para o outro . Eu faço isso para molhar as mudas pequenas. Qdo já adultas ,eu uso a mangueira mesmo com aquele bico na parte de duchinha , molhando só a terra.

Mesmo bem irrigadas , quando expostas ao sol se ressentem e começam a murchar o que me faz pensar "mas não são estas as

Dependendo do sol !!! Aqui em casa o pé de laranja Kinkan , as frutinhas estão ficando amarelas por cima , queimadas pelo sol.

Espero ter ajudado um pouquinho. Com certeza alguém mais experiente irá dar melhores sugestões .
Um abraço e boa sorte !!!
ZeliaCaires
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:54

Re: c.habalokia /c.reaper germinação ok crescimento muito le

Mensagempor Aplownor em 29 Jan 2018, 11:43

Espero ter ajudado um pouquinho.

Ajudou sim , muito obrigado.
Estou a tentar processos diferentes , com o tempo vou obter resultados.
Um abraço.
Aplownor
Usuário Cambuci

Data de registro: 05 Jan 2018, 16:01

Retornar para Germinação e mudas